FAZENDO FUROS NO 3Dsmax

Por: Harry  

Em: 14/08/2007 09:18

Olá pessoal, Estou com uma dúvida que todo iniciante tem, e muitas vezes eu procuro outra maneira de resolver essa dúvida, só que agora estou precisando muito. Na figura que estou colocando, preciso fazer alguns furos de parafusos na chapa, e se eu fizer boolean fica ruim. Alguém sabe outra maneira de fazer furos no max? Até mais!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Oi Harry, tudo bem? No Max a modelagem é feita editando vértices, de forma bem artística, porque ele é um programa artístico, num programa de CAD você faria isso facinho, no Max são outros quinhentos, mas num programa de CAD você não faz um rosto com a facilidade que faz no Max, entende a diferença? Para fazer este furo você precisa estar com essa chapa com poucos polígonos, da forma que está na serve, depois vai criar um buraco quadrado na malha e estrudir. Quando aplicar o Mesh Smooth, ele vai suavizar a malha e o buraco quadrado vai virar um buraco redondo, entende? Abraços
Pois é, eu imaginava que havia alguma farramenta, sem ser dessa maneira. Eu modelo muito no max é mais rápido que cad Entretanto quando já estou com um modelo totalmente pronto e é nescessário fazer alguns ajustes desse tipo, fica complicado!! Mas muito obrigado pela reposta, acho que vou exportar pro autocad fazer os furos e voltar para o max! Valeu!!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Harry Neste seu caso realmente seria o mais fácil, exportar e abrir no CAD para fazer o buraco. Só que ao importar para o AutoCAD ele não irá reconhecer o seu objeto com um Sólido, e sim como um Polyface Mesh, ou seja, você não conseguirá fazer o buraco nele como se faz tão facilmente com as Operações Booleanas do AutoCAD quando se trabalha com Sólidos. A um tempo atrás lembro de um tópico sobre converter dentro do AutoCAD Polyface para Sólido, mas como só dei uma lida por cima e não acompanhei de perto o tópico, não lembro se existe alguma maneira de fazer esta conversão, pois realmente nunca precisei. Mas vou ver se acho o post sobre o assunto e posto aqui depois para você ok?? Abraços e boa sorte com seu model.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Harry O tópico não achei, mas dei uma busca rápida na net e encontrei alguns pluings pro AutoCAD que convertem Mesh to Solid. Não testei nenhum... mas estão aí alguns links. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=autocad+convert+meshes+to+solid&meta= http://www.redsofts.com/soft/802/6961/Mesh_To_Solid.html http://www.sycode.com/products/mesh_to_solid/index.htm
"Harry" disse: Entretanto quando já estou com um modelo totalmente pronto e é nescessário fazer alguns ajustes desse tipo, fica complicado!!
Salva sempre uma versão do modelo ainda em poly, e sempre que precisar mudar algo não tem problema.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Estrazulas Não entendi bem o seu coment. Você fala em salvar o model ainda em Poly... quer dizer em Editable Poly? Ou seja, manter um backup do model original antes de aplicar um smooth? Se for isso, este é um procedimento que sempre faço... hehehe! A gente só aprende depois de fazer algumas burradas... hahaha! Mas o problema ainda é o furo que o Harry precisa fazer no model... isso vai dar dor de cabeça... :?
E ae pessoal, tudo bom? Valeu pelas dicas Entrei nas indicações que o Juliano Azeredo propôs vou ver o que posso fazer mas parece que esse plugin é muito bom mesmo, esntretanto de qualquer forma vai me dar uma dor de cabeça..Fazer o quê, né? Estrazulas, valeu pela dica, às vezes eu faço isso, para cada conjunto de peças, cada uma tem um modelo bak. Bom pessoal vou dar uma boa procurada e estudar um pouco mais vou analizar e depois eu posto aqui o melhor método que eu encontrar, ok! Até mais!
Harry Ficamos no aguardo para ver qual a melhor solução. Pena eu não poder ajudar mais, pois em modelagem no Max ainda peno muito... o meu 3D "funciona" bem mesmo é no CAD... rsss. Abraços
Poxa gente, o André ja matou a questão a muito tempo, é só mecher na face onde se deseja furar, dar um Inset, sei lá.. e depois um extrude negativo.. vai fz um buraco quadrado, mais qd for suavizar a malha o buraco vai arredondar sozinho, não precisa voltar nd pra CAD não... hehe Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713032.

Total de membros registrados: 140250

Últimos membros registrados: Moodicbdcapsules, nowslimkapslen, nixolbuy, Duchezs, nella, Thomascamore, jessicap, studioalma.

Usuário(s) on-line na última hora: 884

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.