FAZENDO FUROS NO 3Dsmax

Por: Harry  

Em: 14/08/2007 09:18

Oi Byboca, tudo bem? É verdade, eu sempre falei aqui que era muito mais fácil modelar no AutoCAD do que no 3ds max, isso sem falar na precisão que tem no AutoCAD e não tem no 3ds max. Pelo jeito você se registrou faz pouco tempo mas acompanha o fórum há muitos anos, porque eu falava muito isso antigamente, hoje eu não falo mais. Antigamente era verdade isso, porque para modelar uma parede no Max teria que extrudir em Poly, abrir os vãos editando a malha da parede em Poly, era a maior trabalheira, enquanto que no AutoCAD você faz isso super rápido. Mas as coisas mudaram desde o Max 6, pois desde o Max 6 a Autodesk vem direcionando o 3ds max para a área de arquitetura, antigamente tinha o 3D Studio Viz para arquitetura, eles praticamente desistiram disso e devolveram as ferramentas de arquitetura do Max, que tinham sido retiradas na versão 4 e 5. Então, a partir do Max 6 não é mais verdade que é mais fácil modelar no AutoCAD, hoje é muito mais fácil e mais rápido modelar no 3ds max do que no AutoCAD, pois tem muitas ferramentas para facilitar este tipo de modelagem. Hoje vale mais a pena abrir no Max a planta baixa desenhada no AutoCAD e modelar tudo no 3ds max se guiando pela planta baixa. O problema do AutoCAD é que ele é muito burocrático na modelagem e o 3ds max é mais livre, é mais artístico, menos burocrático, então, acaba deixando a modelagem mais rápida e mais fácil, apesar da precisão não ser a mesma que teria no AutoCAD. Mas peças como esta que precisa usar Boolean com medidas precisas e tudo mais, ai são outros quinhentos, porque é um projeto mecânico e o Max não tem ferramentas para este fim, no caso de maquete é melhor modelar no Max, mas peças de máquinas é melhor continuar fazendo no AutoCAD. Na verdade, hoje em dia é melhor usar programas de CAD mais modernos para fazer isso, como o Rhinoceros, por exemplo. Abraços
Aí André Na verdade eu tenho intimidade com o autocad. E te falo, só começei a usar o max 8 a pouco tempo para estudar Mental Ray (meu sonho de consumo é o seu curso, que comprarei assim que pagar minha máquina nova), pois antes eu usava o Viz 3, embora antiguinho consegui acompanhar muitos tutos daqui por ele, aprendi faze fake satisfatórios, não obras de arte, mas satisfatórios. Acompanho o site a um ano, e fui apresentado a 3d a pouco mais que isso e estou bastante empolgado, tá longe de chegar onde quero (animação de personagens) mas estou rastejando sem queimar etapas. As dicas e o apoio seu e dessa galera que colabora é muito importante. Ainda não postei nada porque a maioria do meu trabalho não requer perfeição e não me dão tempo para testar muito, mas quando eu achar que tem coisa aceitável eu mando. Se tiver ruim a culpa é toda de vocês, eh, eh. Valeu By
Oi Byboca, tudo bem? Pela descrição que fez já dá para perceber que você é um cara com boa noção das coisas, então, tudo será mais fácil. Tem gente que não percebe o nível de dificuldade das coisas e começa pelo fim, ou seja, por animação de personagens. O caminho que você seguiu até agora foi perfeito para ter uma linha de estudo adequada. Estudou luzes e Fake antes de se aventurar com o Mental Ray, estuda o 3D há um ano antes de partir para um render profissional. Você não imagina a diferença que isso faz, porque você vai pegar o Mental Ray com facilidade. Muita gente pega o Max, ouve falar que com o V-Ray faz cena realista fácil, então, baixa o V-Ray no mesmo dia que baixou o Max e começa querendo fazer cena realista. Até consegue colocar um GI na cena e ficar legal, só que como não entende nada do programa, vai apanhar por anos com bobeiras que não precisava. Se fosse demorar 2 anos para a pessoa pegar as manhas legal, vai demorar 4 anos porque começou pelo fim. Eu tenho certeza que em pouco tempo vou ver imagens lindas feitas por você e vou ficar muito orgulhoso, como fico sempre que vejo um leitor que começou aqui e aprendeu a fazer ótimas imagens. No que precisar da minha ajuda, estou à disposição. Sobre modelagem, se você manja de modelagem no AutoCAD, nem vale a pena migrar para modelar no Max, você vai sentir muita dificuldade se é viciado no AutoCAD 2D, porque o Max não oferece as facilidades com medidas que programas de CAD oferecem. Neste caso eu sugiro que migre para um programa de CAD mais moderno como o Revit, por exemplo. Se for modelar no Max você vai ficar bravo com ele. :) Abraços
Obrigado pela atenção, Mestre. Eu uso o AutoCAD para o bruto, bruto mesmo, coisas retinhas que é só extrudir. Ele é bastante limitado para 3d sim, não morro de amores. Aproveito só o que me é mais prático. Esses dias tava olhando como iluminar e colocar material, para ajudar um amigo, mas nem vou perder mais tempo. :P Valeu Boca
Oi Byboca, tudo bem? Eu gosto muito do AutoCAD, tenho um carinho especial por ele, pois foi o primeiro programa de computação gráfica que usei na vida, foi também o soft onde criei meu primeiro modelo 3D. Mas já não uso mais desde a versão 2000, só que não uso profissionalmente como fazia antes quando trabalhava com maquete, mas acompanho as versões recentes e ainda brinco com ele quando preciso. A evolução nas últimas versões privilegiaram muito a parte 3D, que melhorou pacas desde 2000, hoje tem até o Mental Ray para renderizar com GI no próprio AutoCAD. Mas especificamente para modelagem 3D arquitetônica, ou precisa de instalar um plug-in, como o Active3D, ou precisa partir para um soft mais apropriado, como o Architectural Desktop, que hoje é um soft separado mas já foi plug-in do AutoCAD, o ADT é um AutoCAD para modelagem arquitetônica, ajuda muito quem é viciado no AutoCAD e não quer trocar. Agora, se for para trocar, ainda modelando em sistema de CAD o Revit é a melhor opção, vai continuar com todo o poder de um sistema técnico como o AutoCAD, mas muito mais moderno. Se for apenas para fazer visualização, o AutoCAD é muito bom para o desenho 2D e quase todo mundo faz nele, então, é só importar a planta DWG no Max e modelar tudo nele, que será super rápido e super simples, só que não terá a mesma precisão de um programa de CAD. Faça alguns testes para você ver, acho que vai gostar. Por exemplo, na planta baixa 2D do AutoCAD, cria um novo Layer e contorne uma parede com Polyline, tanto faz o lado interno ou externo, escolha um lado e faça só por ele. Depois, importa a planta toda no Max ou só este Layer com as linhas contornando as paredes. Acessa o menu Creat>AEC Extended>Wall, clica no botão Pick Shape dele e clica na linha. A parede será criada automaticamente. Depois, faça uma porta do menu Creat>Doors, coloque na posição e no tamanho certo na parede, ajustando os parâmetros dela no menu Modify, depois, use o Select And Link para selecionar a porta, em seguida, continue com o mouse apertado e arraste até sobre a parede, quando soltar o mouse os dois ficam brancos por alguns segundos e o buraco é aberto automaticamente. Quando mover a parede, a porta se moverá também, quando mover a porta, o buraco na parede acompanha. São facilidades muito úteis e que acaba tornando o trabalho mais rápido do que fazer as paredes no AutoCAD e abrir o vão com Boolean ou mesmo extrudindo as bandeiras e parapeitos separados para unir depois. Uma coisa que eu acho importante fazer no AutoCAD, apesar de ser possível fazer no Max, são os Planes de referência do telhado. É muito importante a precisão nessa parte, para evitar pequenos desencontros, e no Max acaba ficando mais difícil de fazer isso. Estando com os Planes prontos no AutoCAD, você também pode importar separado no Max que vai cair exatamente no mesmo lugar, isso é legal também. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 783

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.