Eixos trocados nos bones

Por: Nankim  

Em: 20/08/2007 19:31

Oi pessoal, eu procurei pelo fórum e não consegui sanar uma dúvida. Estou tentando fazer uma simples sequencia de bones (pra dedo, perna, etc.). Faço toda a sequencia em uma única viewport, seto os parâmetros e vou para o reaction manager. Até aqui td bem, mas quando eu começo a criar os controles os eixos ficam trocados! Por exemplo: dummy controla rotação do primeiro bone em Z (o eixo local mostra que é o Z) aí o bone gira em Y...!!!???!! Depois eu dou sequencia, programo esse primeiro bone (agora em Y) pra influenciar também em Y o próximo bone....e ele gira em Z!!!!!! Não entendi mesmo. No meu computador não acontece isso, mas no meu trabalho fica absolutamente desgastante tentar fazer os controles. Por favor me ajudem. Obrigado.
Blz cara? Geralmente quando se linka os dummys pode ocorrer estes erros de rotação mesmo... Faz o seguinte: Seleciona o chain que ta dando problema... Va ao painel motion e no menu ik solver properties... Mude os valores de swivel angle! Os valores vão ser 0, 90 180 ou -90!!! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi Nankim, tudo bem? Isso acontece mesmo, é normal, porque depende da Viewport que você criou o Bone, pois o eixo do ponto Pivot é criado de acordo com a Viewport. Você pode realinhar todos os eixos pela ficha Hierarchy, mas não vale a pena, é melhor você ligar a opção Local nos transformadores, para ver o eixo real do objeto, assim, sempre vai saber o eixo correto. A opção Local fica dentro da lista com o item View na barra superior de ícones do Max, troca para View com o Rotate habilitado e veja os eixos verdadeiros. Abraços
Vlw pessoal.. Mas não adianta usar local. Eu já tinha tentado. Mesmo quando o eixo local mostra Z a rotação tem a ser em Y...é um saco isso.
Oi Nankim, tudo bem? Não se preocupe com isso, vai chegar o dia que você vai fazer sem ter este problema com os eixos. Mas não é incômodo nenhum isso, porque você pode trocar de eixo rapidamente. Se viu que não é o corredo depois que fez o link, basta desfazer o link na mesma janela clicando em Desconnect e selecionar outro eixo no quadro do Wire. Se estava marcado com X e não deu certo, desconecte e seleciona o eixo Y, se não der certo novamente, só tem mais uma possibilidade, vai dar certo com certeza em Z. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 765

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.