Vray + matte shadows + HDRI

Por: Fabrizio Mei  

Em: 22/08/2007 12:37

Opa, e ai pessoal! Estou com um probleminha, como faço pra utilizar o matte shadows com HDRI no Vray, a questão é a seguinte, a cena está sendo iluminada só pelo HDRI e como chão eu estou usando um plane com matte shadows, porém as sombras não aparecem projetadas, se eu usar só o plane com qualquer textura ou material, blz, aparece tudo certinho, mas se eu usar o matte shadows as sombras não aparecem. Se eu colocar uma luz qualquer na cena (além do HDR) ai as sombras aparecem, mas o chão parece ficar sem o GI o que deixa a cena irreal. Alguém conhece alguma coisa que possa resolver isso? Valeu ai ;)
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
Matte não recebe esse tipo de sombra do GI, só sombra da luz direta. Renderiza em Element que ai vai, depois é só compor no After Effects.
Múcio
Oi Odyssey, tudo bem? Realmente o Múcio está certo, sombras geradas pela iluminação indireta não são guardadas no Matte, apenas as sombras geradas pelo iluminação direta que ficam impressas no Matte. Basta renderizar em Elements para ter todas as sombras da cena, você escolhe o Element Shadow e renderiza normalmente, vai ter uma imagem normal e uma imagem que parece toda preta, mas não é toda preta, você percebe ligando a opção de Alpha no Frame Buffer do Max, vai ter as sombras em branco nessa imagem Alpha. Depois é só abrir essa imagem no Combustion ou no After e colocar em cima da imagem colorida, as sombras vão se encaixar perfeitamente. Abraços
Opa Valeu pessoal! precisei dar uma paradinha nesse estudo pra fazer um job..rs mas logo logo to retomando e vou seguir os passos de vcs ;) Valeu Mucio e valeu André!
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
[quote:e518835a5d]Realmente o Múcio está certo, sombras geradas pela iluminação indireta não são guardadas no Matte[/quote:e518835a5d] Olá ... André sei q vc manda muito de Mental mas no caso do vray pelo menos parece q ele gera Gi no Matte dele (detalhe não é o meterial Matte/shadows do MAX) esse Matte q eu falo é habilitado dentro no menu do Vray ...f10> Render> System > Object Settings... > Matte propriets da pra ver na figura q é evidente o GI sobre o teclado (quase um oclor Bleed hhehaheh) [quote:e518835a5d]Basta renderizar em Elements para ter todas as sombras da cena, você escolhe o Element Shadow e renderiza normalmente, vai ter uma imagem normal e uma imagem que parece toda preta, mas não é toda preta[/quote:e518835a5d] Ja na aba render Elements setado com o vray como render não tem shadows e sim Vray Shadows q se habilitado fica dakela forma ali como a outra imagem .... queria descobrir como fazer o shadow tb pq pelo q vi a vray light não gera sobre no plane com matte... se puder me ajudar ficaria grato! Me corrija se eu estiver errado em lagum ponto por favor!!!![/quote]
\" What Happened Happened and could not Have Happened In Another Way \"
Ai cara, o Mental Ray não gera GI no matte do Max igual o V-Ray também não gera, a limitação é do Matte do Max. Mas se usar algum shader de Matte para o Mental Ray, ele guarda GI, reflexo, ambient occlusion, caustics e mais o que for
Vcs estão equivocados, o vray aceita GI de luz indireta no matte, sim! Mas o material matte shadow do max é incompatível com o Vray, ele tem o próprio dele, pode fazer como o malleus disse e também pode ser usado o material VrayMtlWrapper.
malleus, eu estava lendo no help do vray, no link abaixo e a descrição pro canal "vray shadow" diz que é a luz difusa bloqueada por outros objetos. Depois vou fazer um teste pra ver como funciona, mas acho que é uma mascara invertida. ;) http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/render_elements.htm EDIT: Opa! Descobri o canal que gera as sombras, é o VrayMatteShadow, mas não tem nada sobre ele no help, desconfio que este canal só tenha na ultima versão. EDIT2: Esse assunto me deixou mais interessado em composição, pois hoje em dia é o que há de melhor nos renders tanto que é muito usado em cinema, então encontrei um tópico na Chaos que tem uma pequena aulinha do Richard Rosenman (www.richardrosenman.com): ************ I never use render elements. I do each layer seperately and I have never run into problems. If I need to render a character, I usually make the ground a matte object (-1 in the VRay object settings), and it renders the character without the shadow in the alpha and with the correct GI solution affecting it's feet. I then render the BG without the char in the scene. And finally, I make the character "not visible to camera", turn the ground back to a non-matte object, add a white VRay material and render it out for the shadow. Since the char is not visible to camera, it will cast it's shadow on the ground but not render. You then comp the three layers together, using multiply for the shadow RGB layer. Sometimes you need a shadow on something more complex than a simple ground plane. If this is the case then you need to derive the shadow from the BG. You render the same pass as above, and then remove the character and re-render the floor plane. In the comp, you do a difference comp with the two shadow layers and you are left with just the shadow. (Since one layer has the bg and shadow, and the other has just the bg, a difference of the two will result in just the shadow). There are simpler ways than this to derive a shadow pass but this is guaranteed to work in every single scenario. Difference passes are extremely powerful and I often use them for a lot more than just shadows - ie. deriving a radiance pass, ambient occ pass, etc. Hope this helps. Oh, we always use TGA with premultiplied alphas and comp in either Combustion or AE. -Richard ************
Hawf .... é um bom modo de fazer como o richard disse ..... mas eu esperava q pudesse ter apenas as sombras em alpha pra compor ... tb vi no help q tem no spot3d sobre a luz difusa bloqueada, será q conseguimos extrair o canal da sombra? tentei de todas as formas desde com o wrapperMtl do vray q tive até melhores resultado q ajustando no Object proprieties como na foto... *obs: tirei essa foto do meu album do orkut pq estou no trabalho e em alta resolução só tenho em casa, mas ja ta pra ver! Nesse caso tive q renderizar em tudo na max, renderizar um olcusion pra sombra e assim levar pro photoshop.... espero ainda conseguir semparar essa sombra mais facilmente! qualquer coisa mete um Up aí no tópico! ou de tutorial mesmo! abraço
\" What Happened Happened and could not Have Happened In Another Way \"

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 552

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.