Parray

Por: maiconsl  

Em: 24/08/2007 17:38

Ei alquem sabe como fazer um vidro se quebrando bem realista, eu tentei fazer com parray mas não deu muito certo, as particulas saem muito guadradas. E é possivel fazer um efeito como esse http://br.youtube.com/watch?v=FuB0OiznPr8 no max sem usar plug-ins? E como fazer um objeto se qubrar começando com as rachaduras de cima para baixo no parray?
Oi Maicon, tudo bem? Você pode fazer estes efeitos com partículas, mas depende de uma boa experiência com animação de partículas, conhecendo bem de partículas fica fácil de fazer, não é um efeito complexo. Pode ser com o PArray e pode ser com o Particle Flow, depende do que quer fazer com os pedaços, porque com os dois você pode quebrar em pedaços formando os cacos de vidro e pode disolver com uma nuvem de partículas, só depende da configuração do sistema de partículas. Se os pedaços não ficaram bons com o PArray, ou o objeto está com pouca resolução, ou a configuração dos cacos está errada, eu explico isso no tutorial de PArray aqui no site. Mas se for disolver como poeira, então, não vai usar os pedaços, vai usar faces minúsculas e vai precisar de trocentas partículas para o efeito ficar bom. Sobre a rachadura e ponto de quebra do objeto, também não é complicado, é da mesma forma que tudo é feito com partículas, usando forças. Se for para ver bem de perto e em slow motion a rachadura se formando, então, vai animar de outra forma essa cena, vai fazer com Boolean animado ou com mapas de textura. Agora, para fazer o objeto se quebrar a partir de um determinado ponto, você pode usar um objeto como Deflector no ponto desejado, poderia fazer como uma talhadeira, por exemplo, entrando com este objeto e animando a ampliação dele rapidamente para as partículas se moverem a partir daquele ponto. Também pode usar um PBomp, mesmo em conjunto com o Deflector, para influenciar a direção e o ponto de dispersão das partículas. Com partículas é sempre assim que se faz, você interfere no comportamento delas com forças. Olha este exemplo antigo que fiz nas primeiras versões do Real Flow, acho que foi na época do Max 4, animei a quebra do copo com PArray. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/copo.avi,320,280] Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 754

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.