telhado retratil

Por: RAPH  

Em: 02/09/2007 06:05

ola... bom dia... estou com um problema. tenho a seguinte condição: um telhado retrátil com 3 modulos, sendo que o último deslizara por um trilho até um módulo fixo, e trará consigo os outros 2 rolantes. a questão... fui animar isso com key frames e houve um atraso, não bateu, tentei reactor, lancei-os lá longe, também não rolou? seria o caso de usar dynamics com deflector? sei lá... qual a maneira correta de fazer um arrastar os outros dois sem passar por eles? desde já agradeço.
Olá RAPH, tudo bem? Você pode animar apenas o primeiro que irá puxar e linkar so outros módulos no primeiro (ou o segundo no primeiro e o terceiro no segundo). Dessa forma, os outros módulos irão se movimentar apenas quando o primeiro entrar em movimento e irão parar no mesmo instante, além dos movimentos serem os mesmos (no casso de puxar). Para linkar um objento no outro, basta clicar na ferramenta Select and Link (barra de ferrramentas superior do MAX que se encontra do lado esquerdo - dois quadrados ligados por uma corrente). Depois você irá clicar no módulo 2, irá segurar o clique e arrastar sobre o módulo 1 e soltará o clique. Depois faça o mesmo processo para o módulo 3.
Sergio Feitosa
mito obrigado feitosa.. mas esqueci de falar... o telhado que vai puxar entra pos cima dos demais, então existe um tempo até ele ficar por cima... eu teria que deixa-lo rígidos.. ou coisa assim, não sei se é possível.
RAPH3D
Oi Raph, tudo bem? O Delay aconteceu por causa da curva de animação, o Max por padrão anima as coisas de forma a ter uma aceleração e uma desaceleração, então, enquanto o primeiro módulo já estava com uma velocidade constante, o segundo e o terceiro vão acelerar até chegar na velocidade constante. Basta selecionar os Kays do segundo e terceiro módulo e definir como Linear nas curvas do Curve Editor. Animação de verdade se faz no Curve Editor, é lá que você controla tudo. Agora, existem outras formas de fazer, principalmente se deseja interagir mais facilmente com a animação, por exemplo, se tiver que abrir e fechar este teto várias vezes na animação. Neste caso você pode criar um Reaction Manager, para quando abrir o primeiro módulo, os outros seguirem ele, eu explico como fazer este tipo de coisa neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385 Mas se apenas vai abrir uma vez na animação, é mais fácil e mais rápido animar com Keys mesmo e ajustar a curva corretamente no Curve Editor. Abraços
ola feitosa e andré.... consegui fazer o que eu queria... um amigo me disse exatamente o que vc falou andré, sou novo no max, cerca de um ano e meio, e até hoje so me dediquei em em render, e iluminação. ai peguei um trabalho onde o ideal era animar. obrigado pela dica....
RAPH3D
Oi Raph, tudo bem? No começo é assim mesmo, mas agora que você já sabe do lance da aceleração e do Curve Editor, não vai ter mais erro nestes lances. Animação é difícil, mas é a parte mais divertida do programa, pega para ler os tutoriais de animação aqui do site, você vai se divertir pacas e vai aprender um monte de coisas legais. Este de Reaction Manager que eu te indiquei na mensagem anterior é muito útil mesmo em arquitetura, para personalizar janelas e portas, por exemplo, pode fazer uma maçaneta girar junto com a porta primitiva do Max quando aumenta o valor do Open, por exemplo, é bem legal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 767

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.