Existe diferença entre 3DS do Maya?

Por: turcedor  

Em: 10/09/2007 17:02

Bom estou com duvidas pois venho trabalhando com o 3dsmax e procurando novas tecnologias dai olhei outro software o MAYA, dai queria saber se o MAYA faz a mesma coisa que o 3DS , ou se cada um tem seus talentos individuais e unicos?
Bom na minha opnião os dois são otimos e fazem o mesmo tipo de trabalho, tanto para animação ou outros tipos de trabalho, no meu caso eu ficaria com o 3D Max pois já me indentifiquei nele, mas se esta começando agora tu é quem sabe. Eu nunca mexi no Maya mas acho que o jeito de criar trabalhos entre ambos os softwers é diferente, mas os resultados são parecidos.
http:/maiconleffa.blogspot.com http://www.flickr.com/photos/98521608@N03/
A tah legal saber...tipo valews pela ajuda, mas aproveitando a deixa queria saber o nome do plugin de movimentação, tipo axei algo parecido creio que seja errado, mas o nome é Character Studio, messiah animate... Esses ai sao os mais praticos para movimentação de humano? grato
Bom eu não coneço muito plug-ins para animação mas entre na aba de noticias aqui na tresd1 e procura por animação, lá tem varios plung-ins mencionados para animação.
http:/maiconleffa.blogspot.com http://www.flickr.com/photos/98521608@N03/
Oi Turcedor, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. O Maya e o Max fazem a mesma coisa, são programas para 3D, ainda tem muitos outros, como LightWave, Cinema 4D, SoftImage XSI e Houdini, para citar os mais famosos. O melhor programa 3D do mundo é o SoftImage XSI, mas quase ninguém usa, muito menos aqui no Brasil. O programa 3D mais popular e mais usado do mundo é o 3ds max, é o que você encontra mais informações e literatura. Se vai trabalhar no Brasil, a melhor opção é escolher o 3ds max. Sobre plug-ins para animação de personagens, você não precisa de nenhum, o 3ds max oferece todas as ferramentas para fazer isso, mas precisa estudar muito, porque é a parte mais complexa do programa. O Character Stuio é um recurso que acompanha o 3ds max para facilitar animações de personagens que não precisam de customização, mas também aceita customização, só que neste caso tem que conhecer toda a parte que disse anteriormente e neste caso é melhor fazer toda a estrutura customizada, usando Bones e Rig convencionais. Existem plug-ins de terceiros para animação de personagens, como o PupetShop e o CAT. E existem programas próprios para animação de personagens, como o Motion Builder, mas a pessoa tem que saber animar primeiro no 3ds max para depois partir para estas outras opções, e quando isso acontecer, verá que não precisa, porque com o que tem no max você faz tudo que quiser sem problemas e sem ter que ficar intercambiando animação entre softs. Abraços
Registro aqui mais um ponto, eu nao sou artista nem profissional da área como o pessoal do forum, apenas gosto de 3D e de vez em quando faço uns renders para alguns colegas arquitetos e profissionais da web. Jah baixei tudo que voce pode imaginar de blender a softimage, todos tem suas caracteristicas peculiares. Óbvio ... Mas o que tem me fez optar pelo max foi o site da tresd1. Se voce se der bem com ingles, voce tambem acha toneladas de coisas na web. Jah para os outros softwares eu achei muito mais dificil de achar na web. Isto se voce for como eu: UM CURIOSO PLUS ... Caso voce queria ir além, ou seja, quer ingressar no mercado e tem possibilidade faca alguns cursos, como os que estao anunciados na propria tresd1, acho que vai te ajudar pra caramba. Para maya eu tive a oportunidade de ver alguns videos do pessoal da gnomon que são show de bola, mas sao ultra especializados. Se voce tiver umas 2000 dolares para adquirir "trocentos" dvds deles voce nao vai se arrepender... Mas com bem menos voce adquire material do proprio André, que abrange o suficiente para voce decolar ... Só para saber nao estou "babando ovo ou puxando o saco", não ganho nada com isto. É apenas reconhecimento à ajuda que o site tem me dado. Realmente a quantidade de tutoriais e artigos que voce acha para Max aqui no forum é incrivel !
Desculpem a imagem anexada foi de um post anterior ...
dizem q o maya eh muito bom para cenas grandes pois gerencia bem a memoria do pc...e tb o maya eh multi plataforma mas eu sinceramente não o conheço pessoalmente pois sempre usei o max..... abraço
Sabe turcedor, eu estou começando, e fiquei muito em duvida entre os soft´s, ouvia muito dos dois, e além, como o André msm citou, acabei pegando um demo de cada um... não sei se era pq já tinha uma noção do 3D max que foi a minha escolha, os tutoriais, livros, etc... são bem mais faceis de se achar, e como tb jah foi dito, sem limites, vc pode criar, modelar, animar praticamente tudo.... Mas como me disseram, as vezes não é o software que tem suas qualidades, e sim voce, depende de como vc se empenha, então o software passa ser apenas uma ferramenta... Se a duvida é somente entre qualidades, trabalhe nos dois por um tempo e veja o que acha... Não sei se tem muita coisa sobre o maya aki no site, mas não duvido nada, aqui tem tudo. Mas se preferir o MAX, pode ter certeza, aki é sua segunda casa... hauhauhaua flw
"Não nos cabe reclamar do tempo que nos é dado, e sim pensar o que fazer com ele"
Tudo bom? Uso 3dmax fazem 2 anos e meio, e usei o maya também. Mesmo assim, posso estar falando besteira, mas o maya é muito complexo, são tantos parâmetros que você fica perdidinho. Por sorte uma vez consegui animar a água do mar. foi relativamente fácil neste caso, e ficou PERFEITO. Mas, dificilmente troco o 3dmax pelo maya. O max é mais simples e pode dar resultados satisfatórios para o que pretendo. Inté mais!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 898

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.