Existe diferença entre 3DS do Maya?

Por: turcedor  

Em: 10/09/2007 17:02

uso o max porq vejo uma simplicidade no manuseio, mas ja dei uma catucada no maya, ele é um pouco complexo comparado ao max, mas os dois são otimos softwares.
Eu apesar de não ter a mesma bagagem de vc em 3d vou falar minhas impressoes. Muitos falam que um é melhor que o outro e etc. Em certos aspectos pois vi o maya rodando no meu amigo e as ferramentas de modelagem são muito parecidas com dos outros programas. Tanto que eu falei isso quando vi os tutoriais lá de maya. Tem suas particuliaridades mas enfim a modelagem sai sempre a mesma não? rs abracos
Oi gente, tudo bem? Eu acho que é como o Zeki disse, o importante é o artista, se o cara sabe o que está fazendo, basta dominar as ferramentas do soft para fazer o que deseja. Se o artista for ruim, pode trabalhar com o melhor soft do mundo que vai ficar uma porcaria. Agora, se for para comparar apenas os softs, não tem grandes diferenças entre os softs 3D hoje em dia, não tem nada em um que seja espetacular e no outro não dê nem para fazer. O que faz num destes softs 3D, também faz no outro, pode precisar de um plug-in ou de um recurso externo, mas faz. Não acho que o Maya seja mais complexo que o Max, é mais ou menos do mesmo nível, o que muda é a interface, pois os recursos são parecidos. Agora, essa mudança na interface dá uma diferença enorme, porque uma interface ruim complica mesmo e a interface do Max é uma das melhores do mundo, ganhou muito prêmios já e foi copiada por muitos programas, inclusive pelo Maya em alguns pontos, pois o Maya é mais novo que o Max, o Maya 1 saiu quando o Max estava na versão 2.5. O antigo World Builder, que hoje é o Vue, tinha a interface do 3ds max nas primeiras versões, o Real Flow tinha a interface do 3ds max nas primeiras versões. Então, o que facilita muito no Max é a interface maravilhosa que ele oferece. Uma coisa importante que precisam perceber é que o Maya está no limbo, ele não é nem o melhor soft 3D do mundo e nem o mais popular, então, é como um Cinema 4D ou um Houdini. Não em qualidade ou em nível de software, mas em abrangência. Depois que foi comprado pela Autodesk, acabou, porque não tem mais a mesma competência da Alias, já que na Autodesk as coisas são mais lentas e burocráticas. Então, quem quer usar o melhor programa 3D do mundo vai para o SoftImage XSI e quem deseja usar o programa 3D mais popular do mundo vai para o 3ds max. Quem vai para o Maya está no meio disso, não é nem um e nem outro. Abraços
Oi pessoal, uso o max principalmente pelo o site da 3d1, mas tem uma coisa que nunca achei das melhores no Max e no Maya que é a forma buracrática para modelar, cheios de cliques e botoes, nessa busca de encontrar um programa que tivesse pelo menos a modelagem melhor eu achei o Modo 3D, quem tiver um tempinho vale a pena dar uma olhada. Muito simples a modelagem e a interface, encontrei uma grande variedade de tutoriais na net. http://www.vertexmonkey.com/ http://www.modo3d.com.br/ Eu uso o que tem de melhor em cada programa. lembrando que só a modelagem do max que deixa a desejar para mim, no resto está tudo beleza.
Oi webqueiroz, tudo bem? Eu fico feliz que escolheu o Max por causa da 3D1. Mas sobre a forma burocrática de modelar, é assim em todos os grandes softs 3D, alguns tem algumas facilidades a mais, mas no geral, é sempre a mesma forma de modelar. Neste ponto o LightWave tem um dos melhores sistemas, ele é muito bom com modelagem. Só que as coisas evoluem a a modelagem está passando por uma evolução neste exato momento, com o lançamento de softs de Sculpt, que é um conceito novo e torna a modelagem mais artística. Alguns softs 3D convencionais já têm um módulo para isso, o Max ainda não tem, mas a Autodesk comprou o MudBox, que é um dos principais softs de Sculpt do mercado, vamos ver o que vão fazer com ele. Já o Modo e o Silo, por exemplo, são novos programas de Sculpt e modelagem poligonal que usam novas tecnologias, então, não dá para comparar com o sistema do Max e do Maya, que são sistemas convencionais. Creio que as próximas evoluções destes programas serão neste sentido. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1196

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.