Oi gente, tudo bem?
Eu acho que é como o Zeki disse, o importante é o artista, se o cara sabe o que está fazendo, basta dominar as ferramentas do soft para fazer o que deseja.
Se o artista for ruim, pode trabalhar com o melhor soft do mundo que vai ficar uma porcaria.
Agora, se for para comparar apenas os softs, não tem grandes diferenças entre os softs 3D hoje em dia, não tem nada em um que seja espetacular e no outro não dê nem para fazer.
O que faz num destes softs 3D, também faz no outro, pode precisar de um plug-in ou de um recurso externo, mas faz.
Não acho que o Maya seja mais complexo que o Max, é mais ou menos do mesmo nível, o que muda é a interface, pois os recursos são parecidos.
Agora, essa mudança na interface dá uma diferença enorme, porque uma interface ruim complica mesmo e a interface do Max é uma das melhores do mundo, ganhou muito prêmios já e foi copiada por muitos programas, inclusive pelo Maya em alguns pontos, pois o Maya é mais novo que o Max, o Maya 1 saiu quando o Max estava na versão 2.5.
O antigo World Builder, que hoje é o Vue, tinha a interface do 3ds max nas primeiras versões, o Real Flow tinha a interface do 3ds max nas primeiras versões.
Então, o que facilita muito no Max é a interface maravilhosa que ele oferece.
Uma coisa importante que precisam perceber é que o Maya está no limbo, ele não é nem o melhor soft 3D do mundo e nem o mais popular, então, é como um Cinema 4D ou um Houdini.
Não em qualidade ou em nível de software, mas em abrangência.
Depois que foi comprado pela Autodesk, acabou, porque não tem mais a mesma competência da Alias, já que na Autodesk as coisas são mais lentas e burocráticas.
Então, quem quer usar o melhor programa 3D do mundo vai para o SoftImage XSI e quem deseja usar o programa 3D mais popular do mundo vai para o 3ds max.
Quem vai para o Maya está no meio disso, não é nem um e nem outro.
Abraços