Bom, indo por partes... Acho que pra vc não complicar demais em uma coisa que vai ser tão rápida, afinal vc não vai fazer uma transição com 2s por ex. Fica demorado demais, na verdade eu nunca fiz uma transição com mais de 1s ou 30 frames.
Então minha sujestão seria vc fazer no after e simplesmente fazer a transição com um estouro de luz... ou nada mais que animar um ajuste de levels. Quando estiver aproximando do fogo vc vai estouruando a luz e depois volta ao normal só que ai já vai estar voltando para a cena da lâmpada.
Quanto ao codec... Vc não renderiza no max em formato de vídeo. Vc renderiza uma sequência de imagens (tif, tga... qualquer uma que salve com canal alpha menos png pq tem muita compressão).
Não esquece que o material tem que ser feito em 720x486 ou seja Ntsc d1. Ai vc tem 3 opção, renderizar com field e motion blur, renderizar só com filed ou renderizar só com motion blur.
Eu não uso field (mas não vou entrar em detalhes sobre esse assunto de filed pq é algo um pouco extenço), mas trabalho com motion blur e frame blend (FB no after). A estética do material fica bem melhor. Mas se vc não tiver prática com isso faz com field que é mais seguro. Só tome cuidado para ver se vc esta renderizando com o fild em lower ou uper para poder interpretar corretamente no after.
O video final do after vc pode fazer um avi sem compressão, ou converter o seu material para NTSC DV (720x480) e renderizar um microsoft DV. Para converter não tem esquema, basta converter a sua composição no after para esse formato.
Feito isso, ai é só dar saida na beta ou mini dv, não sei se vc vai tercerizar isso ou não, mas se for é legal vc conversar com que vai fazer isso pra vc, apenas para se certificar do formato correto que ele vai querer o material.