Ajuda com animação para tv

Por: DiMiTr1  

Em: 11/09/2007 22:38

Galera, tenho que fazer uma cena que acontece o seguinte, no começo o fundo eh preto aparece uma luz bem pequena no fundo, depois a camera se aproxima e revela que aquela luz era uma fogueira, depois da camera mostrar essa fogueira um pouco a camera da um zoom na fogueira e ela se transforma em uma lampada e clareia todo o lugar.... agora qual é a melhor maneira de fazer essa cena no max? eu uso o fire effect do max e vou aproximando até a fogueira? e a transiçao da fogueira para a lampada? bom me deem dicas ai do melhor geito de fazer ou sugestoes pra animação ficar mais intertessante, vlw!
Ixe, com o fire effect vai ser dificil faze ra fogueira ficar convincente... esse é um assunto que ja foi tratado várias vezes aqui. Para fazer um fogo decente, ou vai ter que usar o Particle Flow e criar o movimento fluido do fogo com eventos dele.... ou então terá de recorrer ao FumeFX. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19556&postdays=0&postorder=asc&start=15 Segue link falando sobre o assunto. A respeito do lance de a fogueira virar lampada, creio que será uma junção de vários efeitos, e talvez vá precisar renderizar separado e compor depois. Você pode fazer as chamas tomarem o formato da lampada com o Parray por exemplo, é só fazer o movimento contrário de voltar a animação no composer e juntar na animação original da fogueira. Abraço!
eh eu vou fazer separado a cena da chama e a cena da lampada dai fazer a transicao no after effects, outra coisa que eu nao sei pq nao esta dando certo eu to querendo colocar um brilho dentro da lampada pra dizer que ela ta acesa... e qdo eu uso o efeito de lens flare dentro da lampada nao da certo......alguem sabe pq? estou usando vray... ou sera que eh melhor fazer esse efeito no after effects? mais uma coisa, qual codec eu uso pra renderizar o video? e qual o formato que eu renderizo pra tv? vlw
Já fiz alguns trabalhos com fire Effects, se for configurado direitinho fica até legal; quanto a pergunda sobre o formato tem um artigo completo aqui http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584
João Márcio www.joaomarciocg.blogspot.com
hmm vlw mesmo marcio, bom resolvi o problema do fogo, peguei o pluguin da blur aqui no site da 3d1 que eh gratuito e tem um fogo muito bom, funciona igual ao fire effect
Bom, indo por partes... Acho que pra vc não complicar demais em uma coisa que vai ser tão rápida, afinal vc não vai fazer uma transição com 2s por ex. Fica demorado demais, na verdade eu nunca fiz uma transição com mais de 1s ou 30 frames. Então minha sujestão seria vc fazer no after e simplesmente fazer a transição com um estouro de luz... ou nada mais que animar um ajuste de levels. Quando estiver aproximando do fogo vc vai estouruando a luz e depois volta ao normal só que ai já vai estar voltando para a cena da lâmpada. Quanto ao codec... Vc não renderiza no max em formato de vídeo. Vc renderiza uma sequência de imagens (tif, tga... qualquer uma que salve com canal alpha menos png pq tem muita compressão). Não esquece que o material tem que ser feito em 720x486 ou seja Ntsc d1. Ai vc tem 3 opção, renderizar com field e motion blur, renderizar só com filed ou renderizar só com motion blur. Eu não uso field (mas não vou entrar em detalhes sobre esse assunto de filed pq é algo um pouco extenço), mas trabalho com motion blur e frame blend (FB no after). A estética do material fica bem melhor. Mas se vc não tiver prática com isso faz com field que é mais seguro. Só tome cuidado para ver se vc esta renderizando com o fild em lower ou uper para poder interpretar corretamente no after. O video final do after vc pode fazer um avi sem compressão, ou converter o seu material para NTSC DV (720x480) e renderizar um microsoft DV. Para converter não tem esquema, basta converter a sua composição no after para esse formato. Feito isso, ai é só dar saida na beta ou mini dv, não sei se vc vai tercerizar isso ou não, mas se for é legal vc conversar com que vai fazer isso pra vc, apenas para se certificar do formato correto que ele vai querer o material.
dae tiago hmm na verdade a animação tem 30 seg, essa transicao eu tinha pensado em fazer assim mesmo como vc falou. bom esse video eu mesmo que vou fazer inteiro e depois passar para o locutor fazer as falas.... mais essas dicas de como renderizar eu nem sabia, bom vou fazer desse geito que vocês falaram entao...vou deixar renderizando em tga, nesse formato 720x486 e vou estudar sobre esse field. so to com um pouco de dificuldade ainda de fazer o brilho na lampada.... =/
Eu colocaria um material emissor de luz no filamento, renderizaria tb um mascara pb da lâmpada e depois no after usaria tb um glow com modo de mistura pra poder dar um efeito legal de luz volumétrica. Se vc quiser um efeito de lens usa o do after mesmo. Uma dica... na composição que vc for dar o render final no after, coloca uma adjustman layer sobre todas as layers e coloca um gaussian blur com 0,5 de blur e coloca tb um noise com 4%. Vai dar uma ar mais de película, fica bem bacana.
Oi DiMiTr1, tudo bem? Sobre essa questão de como renderizar, leia o artigo que o Márcio te passou, lá está tudo explicado. São vários problemas envolvidos, então, é bom ler o artigo para evitar todos eles. Além dessa questão de renderiazar em imagens e o lance sobre Fields, ainda tem o problema das cores, nem todas as cores que aparecem no PC são possíveis na TV. Se não tiver cuidado com isso, pode acontecer das cores baterem no vídeo quando exibido na TV, porque é uma cor incompatível com a TV. Você fica sabendo se está certo renderizando alguns frames com o Color Check ligado. Sobre o filamento da lâmpada, se estiver renderizando com o Mental Ray é só colocar o Shader Beam nessa luz que vai ficar real. Porque a incandescência do filamento depende de efeito volumétrico para ficar realista e o Beam faz justamente isso. Em outros renders você tem que fazer um Glow e colocar em cima na composição. O Glow não funciona dentro de vidros, precisa renderizar separado e compor depois, eu explico este problema no tutorial sobre Lens Effect Glow aqui na 3D1, dá uma lida nele também. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 844

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.