Oi gente, tudo bem?
Epora,
A 3D1 é um site de 3D, não tratamos muito sobre sistemas operacionais aqui, mas qualquer leitor que quiser fazer um texto explicativo sobre isso, pode postar na seção Colaborações e Grupos de Estudo que será muito bem vindo.
O problema é que quem está atrás deste tipo de coisa, normalmente vai procurar no Baboo, porque tem tudo lá, é um ótimo site sobre hardware e sistemas operacionais.
Tanto que este link que você postou é maravilhoso e explica tudo que precisa para configurar o Windows 2003 legal para trabalhar com 3D, então, pode ser mais fácil indicar este link para o pessoal que perguntar, porque vai ser difícil fazer um guia melhor do que o deles.
Pops23,
Você está enganado, de todos os sistemas operacionais Windows que existem no mundo, o Windows 2003 Server é disparadamente o melhor e o mais robusto para trabalhar com aplicações pesadas como 3D.
Ele não tem restrições, muito pelo contrário, é o sistema que dá mais liberdade entre todos os Windows, só precisa ter equipamentos com drivers mais recentes do que 2003.
Eu uso desde 2005 e nunca tive nenhum periférico ou placa que não aceitou, que não tinha driver ou coisa parecida, tudo roda nele, tudo é aceito.
Eu uso ele em casa e tenho games instalados, jogo GTA San Andreas, TOCA 3, SimCity 4.
Rodo nele programas do Windows 3.11, como o Lotus Organizer que eu gosto muito e uso desde quando tinha um Pentium 100.
Agora, sobre a questão do acelerador gráfico, tem que saber configurar um Windows profissional se quiser usar ele, se não sabe configurar, não tem como usar mesmo, porque é cheio de 9 horas, bem por isso que é mais profissional e mais robusto.
Muitas coisas precisam ser habilitadas manualmente e configuradas para transformar o Server em Workstation.
Antigamente existiam dois tipos de Windows profissionais, os Servers e os Workstations, este último era para estações gráficas robustas.
Mas como é um mercado pequeno, passaram a distribuir apenas a versão Server, que precisa ser configurada para Workstation se for usar dessa forma.
Então, basta configurar que vai ter aceleração gráfica e tudo mais, não é verdade que ele foi feito apenas para ser um servidor.
O pior windows NT de todos até hoje é o XP, então, nem tem como comparar com o Windows 2003 Server, que é um sistema profissional.
XP não é sistema profissional, é sistema caseiro, foi feito para os usuários caseiros terem um sistema operacional rodando na plataforma NT, porque a FAT do Windows 98 era uma porcaria, tanto que o Millenium foi um fracasso, ai que resolveram colocar NT nos sistemas caseiros.
XP Profissional e XP Home é a mesma coisa, na verdade XP é tudo Home, tanto que nenhuma empresa robusta se apoia no XP como se apoiavam no Windows 2000, esperaram sair o 2003 Server.
Só para você ter uma idéia, o sistema operacional que controla o Master da TV que eu trabalhava é Windows 2000, porque o XP não serve, a TV iria sair do ar sem mais nem menos com os problemas caseiros dele.
A estação gráfica que eu usava lá na TV ficava louca quando instalava o XP, porque ele não dava conta de gerenciar os recursos da máquina, tinha que instalar o Windows 2000 ou o Windows 2003.
E sobre memória RAM, 512 é o mínimo aceitável para instalar e estudar o Max, para trabalhar precisa no mínimo de 1 GB e para trabalhar sério precisa de 2 GB.
512 MB de RAM é memória para máquina caseira, não é memória para máquina profissional de quem trabalha com 3D.
Abraços