como usar o shader ocean do MR?

Por: cesarfg  

Em: 14/09/2007 10:53

andei buscando aqui pelo forum uma forma melhor de criar grandes porções de agua do que da forma q eu estou acostumado a fazer, geralmente aplico um noise, um smoke ou um clouds do photoshop a um plane bem segmentado porem ainda não cheguei a um resultado satisfatorio... ai ouvi falar de um shader do mr chamado ocean e busquei informações por aqui mas nao vi nada de muito concreto vi uns posts falando sobre aplica-lo no bump do objeto e vi algumas possibilidades de criar ateh ondas com ele mas na real como eu o utilizo? ele cria a textura e o indice de refração da agua tb ou soh simula o movimento? onde eu o aplico? em outras palavras como eu o utilizo? abraço a todos
Os parametros do ocean sao mt sensiveis e é bom tomar cuidado, no help do max tem muita coisa sobre ele! Vo pegar umas imagens q fiz com ele e posto aki pra vc ver e as setagens ta? Abraço!
For every action, there is a reaction.
opa blz cara fico muito agradecido....to esperando valew
Olá cesarfg, tudo bem? Além do shader Ocean ser muito sensível, é melhor utilizá-lo nos canais Displacement e Bump de um material Mental Ray, compondo um material com shaders do Mental Ray. Para a água, você utilizaria o shader Water Surface no canal Surface que lhe permitirá configurar IOR e outros parâmetros para simular água. Também é possível utilizar o shader Ocean no canal Displacement da seção Mental Ray Connection do material. Quando este shader estiver aplicado no canal Bump, o parâmetro Bump deve ficar habilitado e quando ele for aplicado no canal Displacement, o parâmetro Bump tem que ficar desabilitado. Faz pouco tempo que um leitor postou um tópico na seção Colaborações e Grupos de Estudos que explica todos os parâmetros do Shader Ocean.
Sergio Feitosa
Abaixo segue o tópico a que me referi sobre o shader Ocean: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21207
Sergio Feitosa
então feitosa na verdade eu ja tinha lido esse artigo porem naum adianta saber as configurações dele se eu não sei onde aplicá-lo... então deixe me ver se eu entendi. 1º Eu devo criar um material do tipo mental ray 2º no mapa de bump eu devo colocar o shader ocean 3º para criar a parte da textura e o ior da agua eu devo colocar outro shader to tipo water dentro do campo "Surface" (que alias nunca vi em outros tipos de materiais, acredito q soh exista no material do tipo mental ray) e pronto? preciso testar de qualquer jeito obrigado
Você irá colocar o shader Ocean, tanto no canal Displacement (irá criar as ondas) como no canal Bump (irá criar pequenas saliências e brilho aumentando o realismo). Só configure o parâmetro Bump: - Canal Bump: parâmetro Bump habilitado - Canal Displacement: parâmetro Bump desabilitado
Sergio Feitosa
Oi Cesar, tudo bem? O Shader Ocean é um componente Scalar, ele define uma escala em tons de cinza, usado para controlar canais como o Bump e o Displacement. Ele não serve para criar o aspecto difuso da superfície, ele serve para criar as saliências características da superfície da água, mas não a coloração dela, entende? Com o Shader Ocean no Bump ou no Displacement, você pode animar as ondas e tudo mais, mas para fazer a cor e a transparência do material, você vai usar os recursos padrões para criar água ou Shaders próprios para isso. Por exemplo, você pode simplesmente configurar um material de água de mar com o material Raytrace padrão do Max, depois, aplica o Shader Ocean no canal Displacement para criar as ondas do mar. Aplicando num Plane e criando um ambiente para refletir no mar, como o céu físico do Mental Ray, por exemplo fica um mar perfeito. Abraços
Olá cesarfg, tudo bem? Eu fiz um teste aqui para você conferir:
Sergio Feitosa
André: Muito obrigado cara como sempre suas explicações são otimas e nunca nos deixam com duvida. Eu quando lia Ocean jah imaginava que era um shader pronto q fazia tudo, agora entendi perfeitamente. Sérgio: Valeu sérgio por postar a setagem do shader eu sei q tem q ter muita paciencia pra ficar postando screens de setagem, mas eu sei tb q vc tem muita paciencia pra aguentar aquela mulekada chata do castelo hehehe valew mesmo sergião.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 671

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.