como criar vários cubos animados.

Por: criacaoi7  

Em: 19/09/2007 09:25

Oi pessoal, tudo bem. Gostaria de criar uma anime aonde muitos cubos formem uma palavra... Como eu consigo chegar nesse resultado ou próximo dele? Obrigado. Jr.
Júnior
Blz cara? Voce pode fazer na mão, o que daria um trabalho enorme! Mas eu tentaria com particulas, voce pode anima-las saindo dele, mas grava a animação ao contrario.. Entende? Mas vai ser meio complicado de fazer algo interessante se não tiver um bom conhecimento das mesmas! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Cursi, pode dar uma idéia melhor de como fazer com partículas? Jr.
Júnior
Voce pode tentar fazer uns testes com o PF e mandar ele espelir os cubos no lugar da particula, mas creio que mesmo assim vai ser meio dificil conceguir algo satisfatorio! Voce que que o interior fique com cubos tambem? Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi criacaoi7, tudo bem? Realmente isso deve ser feito com partículas, mas precisa ter um bom domínio com partículas antes, porque de primeira vai ser difícil. Partículas são um sistema de animação que não geram Keys, são controladas por forças e eventos, então, tem todo um esquema para aprender antes de usar pra valer numa animação. Com o Particle Flow não é difícil de fazer, mas os cubos não vão se encaixar perfeitamente na palavra todos alinhadinhos, para isso você vai ter que escrever um Script no Particle Flow e começa a complicar muito. Se a câmera se aproxima muito para ver os cubos bem encaixados na palavra, então, essa parte deve ser feita manualmente. Agora, o todo pode ser feito com o Particle Flow usando o operador Find Target, dessa forma você consegue fazer as partículas se aglutinarem num objeto, que no caso será a palavra. Tem vários tutoriais de Particle Flow aqui no site, estude eles para pegar o jeito do sistema, ai que você consegue fazer numa boa. Essa é uma animação super antiga, da época do Max 5 se não me engano, eu fiz com a primeira versão do Particle Flow, quando ele era plug-in ainda. Creio que é isso que você deseja fazer, eu usei o Find Target. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/torcida_next_net.avi,320,280] Abraços
André muito bom o seu vídeo... é isso mesmo... Vou ler os tutos do Particle Flow. Vlw... Parabéns pelo vídeo...
Júnior
Pessoal comecei a fuçar no tuto aqui da 3D1 de partcículas, PARTICLE FLOW que ensina a criar fogos de artifício. Eu segui o tuto na tentativa de conseguir duplicar várias vezes o meu cube, permitindo que esses cubes se juntem todo dando a idéia de uma palavra. Não consegui ainda resultados com o particle flow... veja a imagem... em anexo... Não consegui duplicar o meu cube. Que parte possível do tuto fiz errado. Veja imagem e arquivo max anexado. http://www.liftings.com.br/cube.zip Muito obrigado.
Júnior
Olá criacaoi7, tudo bem? Para fazer com que o Particle Flow gere várias partículas com o formato de um objeto, você deverá substituir o operador Shape pelo "Shape Instance", adicionando o seu objeto no Shape Instance. Para fazer os cubos irem na direção das letras, você irá usar o operador Find Target como o André citou no post dele. Você ainda pode associar ao operador Find Target o operador Speed em outro evento com velocidade zero, de forma que as partículas fiquem paradas ao encontrar o objeto ligado no Find Target.
Sergio Feitosa
Olá criacaoi7, tudo bem? Eu fiz um teste rápido e simples para você começar esta animação. Repare nos operadores que utilizei para montar este exemplo. Abaixo segue detalhes: - Birth: aumentei o número de partículas; - Shape Instance (no lugar do Shape): permite que as partículas tenham o formato de um objeto qualquer. No meu exemplo coloquei um cilindro, para o seu seria o Boxe. Também diminui o tamanho das instâncias; - Find Target: permite indicar ao Particle Flow que as partículas irão se movimentar até encontrar os seus alvos. Indiquei três objetos (letras a, b e c). Também associe um outro evento ao Find Target; - Speed 02: controla a velocidade do segundo evento, ou seja, quando as partículas colidirem com o alvo. Coloquei o valor 0 (Zero) para que as partículas fiquem paradas ao colidir; - Position Object: permite controlar o comportamento das partículas sobre os alvos. Os alvos (letras a, b e c) e o objeto utilizado como referência foram retirados da renderização. Abaixo segue um vídeo de exemplo mais simples que o do André. Agora é aprimorar o comportamento das partículas. Qualquer dúvida é só postar.
Sergio Feitosa
Oi Feitosa, ficou 10 seu tuto... Eu adorei... bem preciso da sua ajuda ainda... consegui fazer as partículas formarem a palavra, mas não consegui um bom resultado... eu quero que os cubos fiquem um ao lado do outro... e estão ficando todos amontuados... Como eu posso conseguir um resultado um pouco melhor... Já testei alguns ajustes mas não deu certo... Veja a imagem de como está: De qualquer forma estou muito grato pela ajuda. Ficou ótimo sua ajuda... Obrigado, Jr.
Júnior

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1047

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.