Matte Shadow

Por: Juliano Lisboa  

Em: 26/09/2007 16:38

Olá amigos, estou com o seguinte problema. Comprei o curso do André e ele me ajudou bastante. Tenho melhorado muito depois dele. Ai surgiu meu problema. Faço modelagens de embalagens de medicamentos para catálogos, preciso sempre das caixas com canal alfa. Pois bem quando aplico o material matte/shadow no piso, para ter alfa e sombras transparentes as caixas escurecem muito. Preciso delas com a mesma iluminação e com o fundo transparente. Estou usando o Final Gather. Espero ansiosamente uma ajuda. Juliano Lisboa
Oi Juliano, tudo bem? Fico feliz que gostou do curso e que está melhorando suas imagens depois dele. O material Matte/Shadow não produz GI e não guarda o GI também, só as sombras e sem a atenuação criada pelo GI, ele não trabalha com os recursos modernos de iluminação, só com sombras como o nome indica. Mas existem muitas outras possibilidades para fazer isso. O melhor é renderizar por elementos e compor depois, assim, você tem controle sobre tudo, não apenas sobre o fundo, pois teria tudo separado, inclusive o GI. Este recurso é padrão do 3ds max e o Mental Ray aceita perfeitamente, ele fica na ficha Render Elements dentro da janela Render Scene. Depois que tiver a imagem de cada canal, você compõe a imagem completa no PhotoShop mesclando os Layers. Mas uma forma bem fácil de fazer isso sem ter que recorrer ao Render Elements, é você criar o canal Alpha para recortar como quiser no PhotoShop, assim, poderá renderizar a imagem normal com todos os efeitos e recortar para fazer a composição que você precisa. No caso das caixas que você mencionou, poderia fazer assim: Depois de renderizar a imagem normal com piso normal, você aplica um material preto fosco em todos os objetos e aplica um material branco com Self-Illumination = 100 nas caixas, renderiza sem Final Gather e sem GI, para ter uma imagem preto e branco. Depois, no PhotoShop, você cria um novo canal na imagem original, que será o Alpha, e cola essa imagem preto e branco que criou, assim, o recorte será feito. Ainda tem outra opção, selecionar o piso com o botão direito do mouse, escolher Properties e desabilitar a opção Visible to Camera. Assim, o piso vai ser calculado na cena e seus efeitos também, mas não aparecerá na imagem renderizada, então, aparecerá o fundo Alpha como você deseja. E ainda tem outra opção, usar o Shader Irradiance Matte, que é igual ao Matte Shadow, mas guarda apenas o GI, tem para download aqui na seção Texturas da 3D1. Abraços
Olá André, obrigado pela ajuda. Vou testar qual a forma que mais se aplica ao meu caso. Mas tentei achar o shader Irradiance Matte aqui no forum e não encontrei, devo estar cego. Ah estou usando o Max 9 64. Sem querer abusar, qual o melhor método para ter Alfa, GI, FG e sombras? No V-ray era muito fácil só usar o Vray Material Wrapper. Bom é isso. Abraços.
Oi Juliano, tudo bem? Que isso cara, não está abusando em nada. É normal as coisas no Mental Ray serem um pouco mais difíceis do que no V-Ray, o Mental Ray é um render mais profissional que oferece muito mais recursos e as coisas não vêm mastigadas nele como vêm no V-Ray. Justamente por ser mais profissional e mais usado fazer a composição com os elementos separados, que os recursos dele facilitam neste sentido. Se a pessoa vai compor a imagem depois, em vez de tirar o render completo no Max, o normal é que tenha um mapa só da sombra e um só do GI, ter os dois juntos não adianta nada, daria na mesma renderizar a imagem completa no Max então, porque se não tem como separar o GI da sombra, não tem controle sobre eles, se mudar um deles, o outro mudará também. Em todos estes métodos que mencionei você terá GI, Alpha e sombras, mas não tudo numa imagem só, porque assim não serve para composição, vai ter cada parte dessa num mapa separado e pode montar a imagem completa rapidamente em qualquer programa de edição, como o PhotoShop, por exemplo, depois disso, poderá tratar a sombra e o GI de forma independente, como é comum e requisitado na composição. Eu acho que para o que você precisa, você pode fazer um render com o piso normal abaixo da caixa, mas desabilitando a opção "Visible to Camera", assim, terá o mesmo GI da cena com fundo alpha. Ai falta a sombra, então, basta habilitar o elemento Shadow na ficha Render Elements, assim, logo que terminar o render, será exibido a imagem só com a sombra, então, com um único render você terá todos os elementos que precisa. No PhotoShop, é só colocar a imagem da sombra sobre a imagem normal e passar para o modo de Layer Multiply, pronto, a sombra aparecerá na imagem perfeitamente. Sobre o Shader Irradiance Matte, putz cara, desculpe te fazer perder tempo procurando, depois que vi sua mensagem, fui lá procurar também e não tem, eu esqueci de colocar este Shader para download, vou colocar essa semana mesmo, mas hoje mesmo vou enviar o Shader no seu email, desculpe novamente. Este shader vai deixar você guardar o GI separado numa imagem com Alpha como o Matte/Shadow, mas como disse, não há necessidade, porque com o Render Elements faria quase a mesma coisa e na composição daria na mesma. Abraços
Olá André, obrigado mesmo pelas dicas. Realmente me acostumei mal com o v-ray, mas devagar estou colhendo os frutos do profissionalismo do mental ray. Estou no aguardo do e-mail. Ahhhh estou na espera do segundo curso do mental ray, vc começou com isso agora aguenta heheheh. Abraços.
Oi Juliano, tudo bem? Você recebeu minha mensagem privada e o meu email enviado aqui pelo fórum? Eu procurei o seu nome aqui nos pedidos de CDs para pegar seu email, mas não encontrei, então, não sei seu email para enviar o Shader. O email enviado aqui pelo fórum não permite anexos, então, não deu para anexar o Shader. Eu enviei o meu endereço pessoal para você me mandar um email e eu te responder com o Shader em anexo. Manda um email para mim, pode ser aqui pelo site mesmo, me passa seu endereço que eu envio o Shader imediatamente. Desculpe pela demora e pela confusão. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 998

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.