problema de memória no mentalray

Por: eduardoqf  

Em: 27/09/2007 18:17

Olá pessoal! Tô tendo muita dificuladade pra renderizar uma cena com muitos objetos. A viewport tá leve, tá aparentemente tudo certo, mas só consigo renderizar pequeno (menor que 640 x 480). Quando configuro um pouco maior, aparece a mensagem de erro. obrigado!
voce ligou o use placeholder objects? Ele ajuda nisso, tem também o conserve memory.
cara, uma vez eu precisei renderizar uma cena super pesada em 300DPI (!!!!!!!!) sendo que até em 800x600 ja era dificil...ai eu utilizei um plugin ja anunciado aqui na 3d1 q faz a divisão da cena em varios pedaços na hora da renderização...e pra minha surpresa consegui renderizar algo entre 3000x5000 de boa.....alias pareceu ateh q foi mais rapido hehe.... pesquisa na seção de noticias q vc concerteza vai encontrar esse plugin abraço e boa sorte
Normalmente esses problemas de locação de memória, quando são muito repetitivos, estão no pente de memória. Baixe alguns programas para tste de memória para verificar se tem reamente algo de errado nela. você pode encontrar em: www.superdownloads.com.br www.baixaki.com.br flw
Dai-me um ponto de apoio e moverei o mundo
então gente, supermax, o placeholder tá habilitado. Vou tentar com o conserve memory tbm. Cezarfg, Esse plugin seria o Bigrender. Só que não gosto muito de plugins. O max já é um programa completíssimo. Exceto por alguns shaders e talz. Queria resolver isso pelo max mesmo, pois sei que tem jeito, só não sei como. Depois, quem sabe eu não uso esse plugin´pra testar... mas vlw a dica! Firedog, Vou ver isso cara. depois posto aqui, vlw!
Baixei um programa gratúito para diagnóstico e monitoramento do micro e renderizando com o placehold habilitado e na resolução de 320 x 240, a cena consumiu 80% da memória ram durante o cálculo de photon. No final ele trava e aparece essa mensagem. O mesmo acontece com a opção conserve memory habilitada. Não acho que seja o micro. Ele é novinho e tá rodando tranquilo outras cenas mais leves.
então cara mas a questão não eh o tanto de ram q ele jah usou e sim oq ele calculou q vai usar....repare q ele pretendia usar mais ram e cache do q o total disponivel..... criar cenas legais leves realmente eh um problema no max.... boa sorte
Olá pessoal! Tô resolvendo! Peguei umas dicas com o André que foram tudo! hehehe Eu tenho 2gb de ram. Na ficha processing, estava configurado para 1gb. Mudei para 3000, que é o máximo que um sistema 32 bits aceita (2gb) e além disso, fiz diagnósticos da imagem com o BSP e final gather. Tava uma desgraça! hahaha! O mentalray tava trabalhando mais do que no limite. Cometi erros básicos de iluminação... Tipo, habilitei a regulagem de photons individuais , mas não mudei o valor de 10000 que vem por padrão. Dai deu no que deu... O FG trabalhou forçado, o AA mais ainda.. Refiz a iluminação, refiz o mapa de photons e consegui mais qualidade com menos photons e á mesma imagem que tava demorando horas demorou 20 minutos. É aquele coisa.. o mentalray não erra! Sempre o problema vai estar entre o monitor e a cadeira... hehehe! Galera, é isso! Assim que eu terminar o render eu posto o link aqui! Muito obrigado mesmo pela força! abrs!
Olá eduardoqf. Tem como voce disponibilizar para nós as dicas do André, porque comigo está acontecendo direto este problema, numa ceninha simples ele simplesmente abriu o bico! Obs.: Se o link que voce vai postar é as dicas do André, por favor, desconsidere este pedido. Abraços
Oi Eduardo, tudo bem? Eu iria postar uma cópia da mensagem que te mandei no email para não deixar o tópico sem resposta aqui no fórum, mas fico feliz que já resolveu com as dicas que passei e voltou aqui para avisar o que aconteceu. Foi bom ter acontecido isso, porque agora você pegou as manhas e nunca mais vai ter pau de memória usando o Mental Ray. No começo eu tinha também, mas depois que pega o jeito, nunca mais acontece. Isso que você falou sobre o Mental Ray não errar e o problema estar entre a cadeira e o monitor, parece brincadeira, mas é a mais pura verdade. Eu já falei em alguns tópicos aqui sobre isso, sempre que as coisas não estão dando certo comigo, eu paro para pensar um pouco e logo vejo o tamanho da minha ignorância perante ao Mental Ray, porque ele realmente não era e quando as coisas estão saindo errado, é a gente que não percebeu a realidade com a perfeição que ele percebe. Não falo exatamente sobre o problema de memória, mas sobre problemas com efeitos em geral, quando o efeito não está saindo certo, ou eu errei no material, ou errei nas preparação da cena, ou errei em algum outro lugar, por não ter feito como as coisas são realmente na realidade. Quando paro para pensar em como seria na realidade, vejo na hora o meu erro e fico impressionado de não ter percebido que na realidade acontece assim. Eu sou suspeito para falar, porque na minha opnião não tem nada que se compare ao Mental Ray. Quanto mais aprendo sobre ele, e já são 6 anos, mais eu fico impressionado com o poder, robustez e profissionalismo deste render. Usando o Mental Ray, o único bug que encontra está na nossa própria cabeça. :) Abraços OBS: Como o Osire pediu, vou postar a cópia das dicas que passei para o Eduardo, mas foram dicas apenas para relembrar o que eu já explico no vídeo curso de Mental Ray, pois todas estas coisas eu mostro no vídeo curso. Além do Conserve Memory, do Use Placeholder Objects, também precisa habilitar o Use Mental Ray Map Manager, tem que colocar o valor correto no Memory Limit, no seu caso que tem mais de 2 GB de RAM, coloca 3000 lá que é o máximo. Agora, ainda tem muitos outros detalhes que pode ajustar antes de partir para Shaders de controle individual. Por exemplo, tem o lance do Raytrace Acceleration lá na ficha Renderer, eu explico isso no curso, você pode ajustrar melhor os valores de Size e Depth para a sua cena, usando o Diagnostic você consegue chegar no melhor valor para estes recursos. E se realmente for uma cena grande, você pode mudar para Large BSP na lista Method. Se tiver muitas luzes na cena, então, é melhor configurar os Photons em cada uma idividualmente, para não gastar muito com luzes que não precisam. Mas uma coisa muito importante é diminuir o tamanho do Bucket de render, ele vem com 48, em cenas grandes é melhor diminuir, assim, só o que está dentro do Bucket será calculado e vai enviar mais pedaços menores para renderizar do que menos pedaços maiores, entende? Teste com 24 e depois com 12. Dependendo da cena, se diminuir muito fica lento, tem que encontrar o valor ideal.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 909

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.