Problemas com CLOTH em um personagem!

Por: Jefferson Santana  

Em: 03/10/2007 13:22

Ola, galera! Estou modelando um personagem, modelei a metade e apliquei o "Symmetry" apos isso fiz uma cópia da malha deletei alguns vertices e modelei emcima da malha do personagem sua calça. O problema é quando vou aplicar o modificador "Cloth" na malha da calça da uma mensagem de erro dizendo que tem vertices isolados. Posso usar uma malha com o Symmetry e após usar o Cloth? Gostaria de ajuda para solucionar isso! Valew ae... galera!!! Até... ahhhh também gostaria de saber como fixar alguns pontos da malha com o cloth para segurar no corpo do personagem? valew...
Jefferson Santana
Faaala Jefferson td bem cara? Bom vamos por partes Primeiro, vc pode sim aplicar o symmetry quando quiser na sua malha porém eu recomendo que, ao aplicar o Cloth, sempre dar um collapse all pra que sua malha vire um Editable Poly e ENTAO, sobre o editable poly aplicar o Cloth. Além disso, sempre que estiver modelando personagem é bom aplicar na sua malha final o Reset X-form pra que os atributos de rotacao e escala sejam zerados. Isso certifica que sua malha não vai dar pau na hora de fazer um skin e afins. Com relação ao Cloth, quando este dá a mensagem de isolated vertices, vá ao Editable Poly e clica em "REMOVE ISOLATED VERTICES" e depois aplica o cloth que vai funcionar. é isso ai, agora quero ver esse personagem!! :D Abracao velho!
Marcelo Monteiro dos Santos Chafurdemos =]
Cara além do Cloth lembre-se que existe também o Skin Wrap que funciona apenas pra fazer a malha da sua roupa seguir a malha do seu personagem. Como um Ima sabe? Você provavelmente vai ter q dar uma fuçada mas no final é simples Vc faz o seguinte: Aplica na sua roupa o Skin Wrap e clica em Add e seleciona seu personagem - espera um pouco ele processar e depois vai ter q mexer em 3 parâmetros logo abaixo que se referem à distãncia que a malha do corpo influencia a malha da roupa. Com certeza vc vai precisar fazer uns testes, da uma animada no personagem ve se a roupa se distorce de forma estranha. Se acontecer vc pode acessar também o subobjeto do Skin Wrap (control vertices) pra fazer influencias diferentes do corpo sobre a roupa. Uma vez um cara falou num tuto de SimCloth que vc deve apenas usar simulação de tecido quando for estritamente necessário. Acho que em alguns casos isso se aplica até hoje, porque apesar das muitas facilidades que existem ainda é um processo a mais e, se vc quiser fazer um tecido legal vai ter q dar um trampo bom também. Por hora eh isso cara Abracao
Marcelo Monteiro dos Santos Chafurdemos =]
Pow Marcelo... Valew pelas dicas ae.... valew mesmo! Vou sim fazer o teste com o Skin Wrap.... acho que ele seja mais leve do que o Cloth... vamos ver como funciona daqui em diante! Jóiaaaa djow.
Jefferson Santana
O Skin Wrap é com certeza mais leve, mas ele não vai criar dobras de tecido, movimentos secundários e etc automaticamente. Para uma calça de tecido leve não vai ficar muito legal. Sobre todo o resto, o marcelo disse tudo. Abraço.
Ah... sim! Caio. Agora você me respondeu a minha dúvida. A diferença entre o Skin Wrap e o Cloth... agora vou decidir aqui qual é o melhor beneficio aqui pra mim... Valew... Galera!!! Obrigado pelo apoio!
Jefferson Santana
A diferença é enorme ora, por que o skin wrap só passa as informações de deformação da perna pra calça, ele não simula o tecido... no caso de tecido leve, que movimenta mais, o cloth é mais legal... até daria para simular alguma coisa com flex e morph, não ficaria tão perfeito como uma simulação com o cloth... mas pra que fazer isso se tem o cloth? rs Abraço.
Pow.... acho que no meu caso mesmo vai ser o Cloth é o mais indicado..... só basta acertar ele certinho... e já era! Valew.... ae galera! :-)
Jefferson Santana
Eu fiz um teste com o Skin Wrap porque não estou conseguindo usar o cloth no meu personagem, mas olha o que esta acontecendo com o SkinWrap.
Jefferson Santana
OI Jefferson, tudo bem? Dá uma olhada no seu outro tópico sobre o Cloth deste personagem que eu te postei umas dicas que podem te ajudar. Lembra o que eu expliquei ontem na palestra sobre o Cloth? É muito importante as unidades estarem corretas para ele simular certo. Então, mede a roupa e faz o que der vezes o valor que está no cm/units do Cloth, veja se o resultado é um valor correto para o tamanho da roupa em centímetros. Se não for, ajuste o valor do cm/units do Cloth até ficar num tamanho adequado, ai não vai ter erro. Agora, sobre o Skin Warp, veja a força e o tamanho da influência dos vértices, pode ser que a influência não está grande o suficiente nestes pontos que está dando o defeito, é só aumentar que resolve. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 979

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.