Caustics MentalRay Problemas

Por: ISMAR  

Em: 04/10/2007 15:15

Configurei a cena como no tutorial do mesmo da 3d1 estou usando um mr area spoot um omni e material mentaray quando tento renderizar retorna o erros no na janela do mentalray e não renderiza os caustics na cena Alguém pode ajudar?
eai blz? 1.vc habilitou na guia render o Caustics? 2.verefique se todos objetos estão habilitados pra gerar e receber Gi e Caustic ! 3. a cena toda é como?tem box com normal englobando tudo pra vc controlar a emissão de photons? tamus ai abços
www.marcospaulo.com
Isso está acontecendo porque os objetos não estão habilitados para gerar caustics, ou então, as luzes não estão atingindo o objeto. Seleciona os objetos, clica com o botão direito, entra no properties e marca a opção generate caustics na aba mental ray
Múcio
Valeu galera mais tudo isso ai já foi verificado como disse segui o tutorial de Caustics daqui da 3d1 mais continua ocorrendo o mesmo erro já perdi a paciência xD n sei oq ocorre já tentei ate mudar para outra tela nova do max mais deu no msm ¬¬'
bem .....essa dica minha tem haver com cabeça quente......relaxa..... vai ver tv,tomar banho,comer....... e dai vc volta e leia dinovo o q eu e o mucio escrevemos e tenta verificar novamente...... enroscou em alguma parte? se sim diga ai pra nós... caso tenta feito tudo isso e nada ainda....então ta na hora de vc fazer ler sobre caustic http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357 http://www.mariomalagrino.com/causticstutorial.pdf abços
www.marcospaulo.com
Se for novato no programa e no Mental Ray, é a coisa mais normal do mundo, porque não é simples, não dá para aprender de um dia pro outro. Tem alguma coisa de errado na cena, para dar certo precisa estar tudo perfeito, caustics é mais difícil de criar do que GI. Posta um wire da cena ai pra gente ver. Mas uma coisa é muito importante, ter tesão no 3D, se não tiver paciência, não vai conseguir ir muito longe.
Oi gente, tudo bem? Realmente 3D não é simples e depende de uma linha correta de estudo, porque se começar do final, certamente será muito mais difícil. Numa linha correta de aprendizado a pessoa vai estudar modelagem, texturização, mapeamento, criação de materiais, iluminação e só depois vai estudar um render profissional como o Mental Ray. Neste ponto a pessoa vai começar estudando GI, Final Gather, vai aprender a controlar os Photons e configurar o render, só depois que vai estudar Caustics, já que Caustics depende que diversos fatores aconteçam ao mesmo tempo e perfeitamente para o efeito ser gerado. Portanto, se começou pelo efeito de Caustics, não vai dar certo mesmo, pois tem muita coisa que precisa aprender antes, tanto de 3ds max como de Mental Ray. Mas quem gosta de 3D costuma se divertir com os testes e com as descobertas, então, vai curtindo os estudos e nem vê o tempo passar. Se você não está se divertindo com o estudo, precisa ver se realmente gosta dessa área, porque vai ter que estudar para sempre. Abraços
Opa galera desculpa ai gente escrevi que perdi a paciência sem pensar ahuahuhau pq realmente n sei oq ocorreu com essa cena não sei muito ainda sobre render ou mental ray mais já usei Caustics antes, agradecendo as dicas do pessoal ai MARCOS, Andre, supermax e mucio valeu galera vou estudar mais sobre mental ray ate agora o render que mais me identifiquei, se vcs tiverem umas dicas boas ai serão bem vindas, ahhh e o problema já foi resolvido exclui os "mr area spoots" e add um Omni normal para gerar os Caustics e add dois spoots normais pra iluminar e gerar as sombras seguindo a dica do nosso amigo MARCOS valeu marcos problema resolvido vou postar o resultado final na parte de Imagens e Animações obrigado a todos vou ter mais paciência heheh essa é área que realmente gosto
I$M@®...blz ai?..firmeza legal ter te ajudado ai estou aguardando o resultado então abços
www.marcospaulo.com
Oi I$M@®, tudo bem? Se você já usou Caustics e funcionou legal, então, pode ser que a configuração esteja correta e o defeito é por causa do material. É quase certeza que é isso neste caso. Me fala qual material é este e o que tem nele. Testa com outro material, se colocar um material Raytrace do 3ds max com a cor dourada, ficaria igual e não daria o erro, testa e posta aqui que a gente vai te ajudando. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1016

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.