pq o cloth deixa algumas quinas descobertas?

Por: cesarfg  

Em: 18/10/2007 07:13

bom estava eu realizando testes com o modificador cloth quando reparei q mesmo sendo objetos bem segmentados as vezes em quinas o objeto q estah cubrindo passa direto pelo outro....eh como se a quina de um objeto estivesse furando o tecido q estah cobrindo! como resolver? OBS: o objeto q estah cobrindo (o tecido) estah beeeeeeeeeeeeem segmentado....
Oi cesarfg. Configuração de Cloth é osso mesmo. Tem muitos parametros e só estudando todos vc consegue entender. Nesse caso prode ser problemas com as medidas do max, ou seja o objeto não pode estar muito pequeno, isso certamente vai causar alguns erros. Alguns truques que eu uso e em alguns casos dá certo: Diminua a velociadade da animação, com a animação muito rápida, o tecido fica meio frenético. Mude os parametros deixando o tecido mais duro. "Cole" no personagem algumas partes do tecido que não precisam ser animadas como: gola, punho, cintura(no caso de calça). E, por último, e mais importante. Aplique o midificador Shell pra dar algum volume no Cloth e disfarçar algumas partes defeituosas. É só o que lembro por hora, se me lembarr de algo mais posto aqui.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
ola Cesar...utilizo este modificador para poucas coisas...antigamente utilizava o Reactor Cloth, achei muita enrolaçao e para mim dava uns problemas como esse que vc citou, normalmente faço somente Colchas para as maquetes que eu crio e ainda nao estao saindo como quero, estou tentando estudar mais isso, utilizo agora um Plug-in q talvez vc deva conhecer ou utilizar, q eh o SimCloth3, aqui no site tem para baixar, achei muito mais pratico e nao encontrei nenhum erro nele, as dicas q o Silvarudo deu sao muito boas tambem, vamos ver no q vai dar hehe abraço guri
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Qual cloth vc tá usando? do reactor ou do max mesmo?... se for do max eu sei... é uma opção q não recordo o nome mas vc pode determinar a quantidade de "inteligência" da simulação... é lógico q, consequentemente, ficará mais lento... Aki na 3d1, têm um tuto muito bom falando de cloth... segue o link - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363 Sei q tb tem no cloth do reactor mas não lembro qual é a opção... Valew brother...
bom valew pelas dicas pessoal vou tentar hj....depois posto ai.... se alguem mais souber... abraços
Esse lance da malha de um objeto atravessar a malha do cloth pode ser duas coisas. A malha do cloth está muito simples, precisando de mais detalhes para simular com maior perfeição. As unidades relativas de medida do cloth podem não correponder ao que seria correto . Normalmente é um conjunto dessas duas coisas aí que fazem dar esse problema. Abraço.
cara segmentação naum eh o problema pq fiz uma mantinha cobrindo um cubo e a mantinha era um plane com 100x100 segmentos e o cubo 50x50 segmentos.... agora naum sei quanto a questão do tamanho pq eles eram bem pequenos mas como eu posso arrumar essa parada das medidas?
Opa, e aê cesar, o cubo não precisa ter 50 segmentos, apenas 1 por 1 por um ja daria certo se o problema fosse só esse, por que é no cloth q faz diferença. Acho que o seu problema pode estar na distancia de colisão dos objetos. pega o objeto de colisão e aumente o parametro que regula a distancia em q o cloth chega nele até parar. Eu não me lembro o nome agora, mas é um nome auto-explicativo. Não vai ser dificil achar. Abraço.
opa blz vou fuçar quando chegar do serviço ae depois posto ai pra vcs valew pelo apoio caio
Oi gente, tudo bem? Não precisa de plug-ins de terceiros para criar Cloth com perfeição no Max, é só estudar bem os recursos do Cloth ou do Reactor Cloth, com ambos dá para fazer com perfeição se estudar bem. Porque são ferramentas que oferecem muito mais recursos do que o SimCloth, portanto, são mais difíceis de configurar e apresentam problemas se não forem configurados corretamente. Enquanto que um plug-in simples e sem recursos como o SimCloth, qualquer um consegue usar sem problemas, então, isso não significa que ele é melhor, significa que não precisa estudar muito para usar corretamente, só que também não dá para fazer quase nada do que dá para fazer com o Cloth e o Reactor Cloth. Tanto que é um plug-in gratuito, se fosse bom mesmo seria comercial. Já falei muito isso aqui no fórum, o SimCloth é super amador, aprendam a usar o Cloth que é muito superior. Os principais problemas que acontecem na simulação são porque as pessoas não sabem simular. Usam objetos HighPoly em tudo, não definem corretamente a escala, as distâncias das colisões, as unidades de simulação, entre outros detalhes de configuração. Com o Cloth, o problema mais comum é não adequar as unidades do sistema com as unidades dos objetos, isso é feito no parâmetro cm/units. Se isso não estiver certo, nada vai dar certo. E sobre o tecido desrespeitar as quinas, pode ser a distância das colisões, mas pode ser também a modelagem, se fizer uma quina viva fica ruim para o sistema simular corretamente, chanfre essa quina que evita o problema. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1062

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.