Dentre todos os citados o XSI sem duvidas eh o mais complicado, principalmente por possuir poucas referencia em português, mas tb na minha humilde opinião eh o software 3D mais poderoso que existe! O Max é, como posso dizer, "pau-pra toda obra" se queres mexer com arquitetura, voiala, o MAX te da essa possibilidade, se queres modelar um personagem, o MAX tb te ofere as ferramentas, quer uma animação? O MAX te da esse recurso! Isso pode por um lado pode ser bom, mas por outro existe uma certa limitação em tudo... enquanto o Maya já é mais voltado para animaçãoes, modelagem organica etc... nisso ele oferece uma boa vantagem sobre o MAX, mas eu acho ele um pouco mais complicado!
Por outro lado o MAX é o Software mais famoso e independente onde vc for, principalmente aki no Brasil se for trabalhar na área, advinha quem vai tar lá te esperando???
Mas é lógico se quiser se aprofundar mesmo em CG, trabalhar com efeitos especiais, games, longa etc... ai vc ja tem q sair do Brasil pq aki não tem mercado pra isso... ae com certeza o XSI/Maya/MAX e mais o carvalho a quatro com certeza estarão fazendo parte do seu dia-a-dia...
Isso eh o principal motivo q mais me desanima a entrar de cabeça no mundo da CG, principalmente na area que eu sonho em atuar q é no desenvolvimento de games... o mercado de jogos aki no Brasil fede! Seja pela pirataria ou por falta de suporte/interesse ou sei lah mais o que... e francamente ficar a vida inteira desenvolvendo joguinhos em flash pra Websites com certeza não é o meu alvo!