problema com o environment e effects ... por favor ajuda !!!

Por: hallowenharvey  

Em: 22/10/2007 19:19

galera eu to com um probleminha ... eu to usando o effect para aplicar numa luz mais eu to aplicando o effect no material ... ateh ai tudo bem ... dah tudo certo ... mais dai quando eu mudo para renderizar com o mr e dah pau no effeito ... dah esses 2 erros : MSG 0.0 error: bitmap expected unsupported GBuffer channel "transparency" MSG 0.0 error: "Lens Effects" effect expected unsupported GBuffer channel "transparency" dai eu passo para o scanline e dah tudo certo ... alguem saberia me dizer se o mr naum eh compativel com esses efeitos ... ou se eu tenho de fazer algo paara ele renderizar ... vlw abs
Oi hallowenharvey, tudo bem? O Lens Effect não é para aplicar em materiais e objetos, é para aplicar em luzes apenas. Se for para aplicar em materiais e objetos, é melhor usar o Glow do Vídeo Post. Com luzes você pode usar o Lens Effects numa boa com o Mental Ray, apesar da mensagem de erro do G-Buffer. Isso significa que não dá para você salvar com Alpha para ter fundo transparente e montar em composição, porque o Mental Ray não reconhece o G-Buffer deste efeito, mas se for para renderizar direto na cena sem gravar com fundo transparente, não tem problema de usar. Só que no Mental Ray não precisa destes efetios simulados, que não são fisicamente correto, porque no Mental Ray você cria estes efeitos com Shaders e fica muito mais real. O Mental Ray tem diversos Shaders de volume, que é o que cria este efeito nas luzes, e também tem shaders para criar o halo luminoso, o correto é usar estes Shaders em vez destes efeitos que são gambiarras para o render padrão poder "ver" os pontos de iluminação. Os principais Shaders para isso no Mental Ray são o Beam e o Glare, eles criam estes flares de iluminação. Abraços
ehehehehehe era o q eu suspeitava entaum ... naum funciona com mr direito ... po vlw mesmo andre ... kra tu manja mesmo ehhehehehe ... t+ abs
Funciona direito sim, só não dá para salvar com fundo alpha como o André disse, mas renderiza normalmente sem nenhum defeito. Só que o certo no mental ray é fazer com os shaders dele, porque fica muito melhor e não é gambiarra como no effects
Múcio
naum funfa direito naum ... os reflexos naum renderisa com o efeito tipo ele renderiza e ateh aparece o efeito mais se tiver algo que vai refletir o efeito ele naum reflete ... ehehheheheheeh ... vlw t+
ta mas.... (ainda nao cheguei a trabalhar com o mr, me desculpa se a pergunta for idiota) tem como fazer blur no mr sem usar o specialFX?
Oi gente, tudo bem? Vocês não estão parando para pensar como as coisas são na realidade, o Mental Ray tenta simular a realidade. hallowenharvey, Os efeitos do Rendering Effects não refletem nem no Scanline, portanto, não tem porque no Mental Ray ser diferente. Os efeitos deste recuso são aplicados na imagem após o render, não identificam reflexos e nem refrações, sempre foi assim até no render padrão do programa, que é o render para o qual estes efeitos foram criados. Se usar Shaders do Mental Ray como deve ser feito num render profissional como ele, os efeitos volumétricos passam a ser reais na cena 3D, são renderizados com a imagem, não são aplicados depois e podem interagir com todos os efeitos de iluminação e materiais da cena, inclusive gerando Volume Caustics como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. genus2200, O que é blur? Blur é apenas borrado, então, depende do borrado que está falando. Pense como as coisas acontecem na realidade, o borrado acontece quando algo se move rapidamente, isso se chama Motion Blur e o Mental Ray tem um recurso maravilhoso para este fim, antes era bem pesado, mas atualmente ficou muito mais leve. Outro borrado que acontece é pelo desfoque da câmera, em 3D a câmera não desfoca os objetos com a distância como acontece na realidade e até no olho humano. Em 3D chamamos este efeito de Depth of Field, e o Mental Ray também tem um recurso muito bom para isso e diversos Shaders que permitem fazer este efeito mais rapidamente. Abraços
e ai andre blz ? entaum eu entendi sim veio ... mais o que eu to querendo sizer eh q tipo eu apliquei o glow num objeto na frente de um espelho ... dai quando eu renderiso com o scanline ele meio que simula o efeito glow no reflexo no final do render normal ... mais quando eu uso o mr ele soh aplica o glow no objeto e naum aplica no reflexo dele ... entende ... tipo eu pensei que tivesse algo q fisesse ele usar o efeito nos reflexos mais como vc explicou o mr naum eh compativel com os efeitos ... mais trankilo eu dei uma olhada no glare e no beam como vc disse e fika muito irado e ele reflere sem prob ... mais vlw mesmo pela dica andre ... heheheheheheheh ... kra tu manja em ? a quanto tempo tu mexe com 3ds max ? ... vlw t+
Oi hallowenharvey, tudo bem? Como eu disse, o efeito é compatível sim, ele só não aceita as gambiarras de composição que são feitas para essa simulação no Scanline, porque não é fisicamente correto e não faz parte do render 3D, é um efeito de pós produção que nem deveria ser criado em 3D, deveria ser criado num soft de composição ou num programa de edição de imagens, como é feito profissionalmente. Apesar do Max oferecer diversos recursos de pós produção, como o Rendering Effects e o Video Post, profissionalmente estes efeitos são criados em composição, que é justamente a pós produção, pois fica muito melhor e evita muitos problemas que terá renderizando junto com a cena 3D. Sobre o meu tempo de 3D, faz 12 anos, uso o Max desde a versão 1 e antes eu usava o 3D Studio para o sistema operacional DOS. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 465

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.