Pausar o Spring Controller

Por: Bisewski  

Em: 24/10/2007 17:41

Boa tarde... Eu criei uma pequena animação onde usei o Spring Controller para simular aquele efeito de peso, como em um rado de um animal por exemplo. Mas cheguei em um ponto da animação que não quero que esse efeito seja usado. Fica fácil entender. Imagina que estou usando esse controlador em um rabo de um animal. Então ele balança sozinho grudado ao cavalo. Mas se esse rabo cai,´ao enconstar no chão ou no frame ele ainda simula o efeito de balanço. Não o mesmo que ele fazia antes, mas como ele cai, então ele fica sobindo e descendo até parar. Na minha animação fiz um braço mecânico que tem esse efeito de peso nele. Só que em um determinado momento eu vou encostar o braço na parede. Mas é engraçado que ele fica vindo e indo ainda. O problema é que logo em seguida preciso desse efeito novamente. Há alguma forma de pausar esse efeito quando desejado?
Olá Bisewski, tudo bem? Nos parâmetros do Spring, você pode animar os parâmetros XEffect, YEffect e ZEffect de forma que eles sejam 0 quando você não quiser o efeito do Spring.
Sergio Feitosa
Opa, obrigado Feitosa. Eu realmente não entendo algumas coisas que acontecem. Em testes leves, pequenos, tudo funciona bem, quando usamos em uma cena pesada, surge uma série de problemas. Eu tentei animar esses valores que você citou, XYZ, mas na minha cena não consegui animar esses valores, e o engraçado é que quanto mais eu me aproximava do valor zero, mais o objeto com o controlador se aproximava do primeiro frame, ou seja, da sua posição inicial. Na verdade enquanto eu ia descendo o valor de 100 para zero, ia apenas se mexendo o objeto, quanto eu chegava ao valor de 1,6, ele ia se aproximando da primeira posição, lá mesmo na posição onde ele estava, destorcendo todo o personagem. Agora fiz um teste com modelos simples e aparentemente funcionou perfeitamente. Também tive problemas em desligar o specular de uma photometric light em um objeto reflexivo com um material Arch e Design. Em pequenos testes não tenho problema, agora na minha cena completa tive... A solução foi mover a luz para não refletir no objeto.
Eu nunca passei por algum problema assim. Então não tenho como te responder. Já usei o Spring em 20 lugares para animar barbatanas de um personagem, ficou extremamente lento na viewport, enquanto o Spring estava ativo, mas nada que travasse o que desse algo louco como no seu caso. Talvez algum leitor já tenha passado por isso e possa te ajudar.
Sergio Feitosa
é lógico q cada caso é um caso, mas será q o seu não é um lag por causa do peso da sua cena??? pode ser q vc altere os valores como o feitosa comentou, mas demore para o max atualizar os valores na viewport.....isso ja me aconteceu com o flex por exemplo q usa uma lógica parecida com o spring..... outra coisa....se sua cena é mto pesada o q pode fazer é quebrar ela em algumas partes....não compensa deixar uma cena mto pesada carregada no max pq vc leva mais tempo para animar entre outras coisas.....em alguns casos as vezes temos q quebrar a cena de 10 em 10 segundos para não deixá-la mto pesada.....tente otimizar ao máximo de acordo com a cena e seu hardware....
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1089

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.