Porque não consigo fazer um morph correto?

Por: Estrazulas  

Em: 26/10/2007 02:03

Oi pessoal, tudo bem? Estou com um probleminha para usar o morph. Quando eu seleciono o target e seto o percentual em 100, por exemplo, a expreção facial fica certa, mas a cabeça muda de posição. porque será que isso acontece? O personagem foi previamente animado com bones e skin, e depois aplicado o morph. A roupa no pescoço tambem foi animada com bones e skin. Rosto na posição inicial e sem morph: Rosto olhando para o lado (animado com bones) e ainda sem o morph: Rosto olhando para o lado (animado com bones) com o morph: O que será que eu fiz de errado? Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, beleza? Um tempo atrás coloquei em "colaborações e Grupos de estudos" alguns vídeos, e dois deles falam detalhadamente sobre isso. Dá uma olhada lá: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=25861
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Não dá para baixar esses videos... tenho banda lenta (conecção discada)... mas pelo que vi um dos tutos fala de morph de cabeça que é colada no corpo, esse meu personagem a cabeça fica separada, e as roupas escondem isso. Estou achando que tenho que, em primeiro lugar aplicar os morphs e só depois aplicar bones e skin na cabeça. Valeu
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
oi estrazulas O teu problema pode ser resolvido se vc colocar o morph antes do skin , ou pode ser que vc tenha feito alguma alteração na malha depois de ter feito o morph, ai todas as expressões que vc gravou antes (quando vc usar) mudarão no formato anterior, pode ser espero ter ajudado .
Valeu Sergio... Fiz um teste aplicando o Morph antes do skin e funciona. Mas a roupa, no pescoço, e uma mascara que o personagem usa, não acompanham o morph. Como resolver isso? Tenho que adequar a roupa e a mascara frame por frame? ou tem alguma forma de faser isso mais rápido? Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Quanto a minha ultima duvida: Não seria o Skin Wrap ?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Dá pra fazer com o Skin Wrap mas não se se ele vai funcionar com as deformações do Morph. Com certeza vai funcionar com os movimentos dos bones do pescoço e da mandíbula. O problema é que o Skin Wrap é um pouco pesado, mas quando vc achar que a deformação está funcionando bem pode converter o Skin Wrap pra Skin, o próprio modificador tem essa função.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Oi Estrazulas, tudo bem? Se tem outros elementos, então, você deve anexar todos eles na mesma malha para acompanhar o Morph, porque se for para fazer melhor, tem que desistir do Morph e fazer tudo com Rig, fazer o Rig facial do personagem para você animar com controladores normalmente, assim, o envelope do Skin atuaria sobre os elementos, mesmo que fosse com Skin Warp. Falando nisso, o SkinWarp é a única opção para resolver o seu problema se os objetos forem separados, só o SkinWarp vai fazer o elemento acompanhar outra malha e funciona em qualquer deformação. E sobre o Terragen? Conseguiu fazer a interação? No Max 10 fica bem mais fácil com os Shaders de composição do Mental Ray, mas dá para fazer em qualquer versão com o material Matte/Shadow mesmo. Abraços
Valeu andre. Consegui sim.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1035

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.