Zbrush 3 para o maya ?

Por: Abilio  

Em: 01/11/2007 12:35

Em renders, principalmente de personagens, é melhor usar normal map do que displacement. Principalmente se forem detalhes menores, como os poros da pele, rugas de expressão... São detalhes que vão exigir muito do displacement para ficar bom. Então nesses casos é sempre melhor usar normal map e deixar o displacement para detalhes maiores, por ex se vc vai fazer um personagem com as veias do pescoço completamente saltadas... isso seria legal usar o displacement, até pq vc pode animar o mapa, e isso é muito mais fácil do que querer fazer um morph para esse tipo de coisa. Portanto tem que ter muito cuidado na hora de ver o que vai ser feito com displacement e o que vai ser feito com normal map. Principalmente quando se trabalha com animação, onde o tempo de render por quadro conta muito e displacemente é infinitamente mais demorado do que normal map.
Tiago, muito obrigado pela dica, eu não sabia desse detalhe, sempre vi displacement 32 bits como solução pra quase tudo, mas como vc conhece Normal Map a fundo, com certeza tem toda razão. De qualquer maneira, vou estudar normal map. Sei nada disso ainda. Um grande abraço e ótimo feriadão, velhinho! Abílio, um grande abraço e ótimo feriadão pra vc também!
Alma, força, paixão e trabalho.
Tiago Medeiros, estudando novamente pra me certificar do que disse, volto a reforçar minha opinião: Para modelagem precisa, com altíssimo nível de detalhamento (ver galeria da Pixologic - fórum do Zbrush) não estou me refirindo a tempo de render, o uso de displacement 32 bits GARANTE um detalhamento muito maior ao modelo do que qualquer outro método. O uso de Normal Map é mais indicado para macrodeformações (musculatura, protuberâncias de roupas, detalhes de geometria de objetos, ou melhor, deformações visíveis a uma certa distância da câmera). Para microdeformações (pele, rugas, reentrâncias quase imperceptíveis), ainda DISPLACEMENT 32 BITS é o melhor, não estamos falando de tempo de render. Veja galeria e tutoriais da Pixologic que vc vai entender o que estou dizendo. Um abraço!
Alma, força, paixão e trabalho.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 561

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.