Alguma boa prática, por favor ?!

Por: afarensis  

Em: 05/11/2007 11:12

Olá a todos, Eu estou começando nos estudos de 3d studio. Estou lendo um documento que achei muito interessante: 3ds Max 9 Essentials (Autodesk Official Training Courseware). Achei bem tranquilo e estou seguindo com ele além de apanhar muito em tutoriais daqui mesmo :-P Eu sou da área de desenvolvimento de software e estou me aventurando pelo mundo 3d e agora estou tomando gosto. Estou aqui pra pedir algumas dicas que não se encontram em livros: Boas práticas. É claro que a boa prática, na maioria das vezes, é bem pessoal e cada um vai moldando a melhor forma de trabalhar com uma ferramenta, daí ganha-se mais produtividade na questão. Mas o 3d studio pra mim é completamente diferente de tudo que já usei como profissional do desenvolvimento de software. Até brinco bem com photoshop, mas modelagem 3d é muito diferente. Eu gostaria de saber se alguém poderia das algumas dicas de boas práticas que usa no dia a dia só pra que eu possa ter parametros. Como por exemplo, depois que aprendí a alterar o layout do Viewport e configurar o background pra uma cor diferente da padrão achei muito melhor. Mas na hora de criar as primitivas padrões ainda tenho alguma dificuldade no manuseio (mover, visualizar, etc.). Eu postei um vídeo onde crio um cone, poderia ter utilizado um cilindro mas ficou um cone mesmo, e faço um clone dele. Pode-se notar a incrível falta de experiência, mas gostaria da opnião de vcs por aqui, que já ví que são ótimos no assunto. http://www.youtube.com/watch?v=2ArPkjeyMIg É claro que não tem problema se for unanime a decisão de que boa prática é pessoal e ninguém pode postar nada a mais que "Um dia vc terá a sua boa prática". Mas é um post tentativa... quem sabe alguém pode dar uma dica bem iniciante pra um iniciante bem perdido ?! Um curso online de 3d studio pra iniciantes não iria nada mal por aqui. Abraços e parabéns pelo alto nível do site.
Afarensis seja bem vindo, aqui mesmo no site vc encontrará muita informação na seção de tutoriais, entenda desde já o caminho é longo e não existe receita de bolo, seja perseverante e estude com vontade, no que for possível estamos aqui para tirar as suas dúvidas.
Olá Afarensis, boa sorte nos seus estudos e trabalhos, estou mexendo com 3D a pouco tempo mas já apanhei o suficiente pra aprender algumas coisas até pra passar algumas dicas. Vc verá que tudo depende do que vc pretende fazer em 3D, uma coisa é projetos de arquitetura, outra é modelagem de personagens, objetos, carros, etc. Pra cada tipo de trabalho vc acabará usando ferramentas específicas do programa e logo com o passar do tempo aprenderá a dominá-las melhor e até mesmo aprenderá mais de uma forma de se fazer a mesma coisa. Outra coisa que aprendi é que nenhum programa resolve tudo sozinho e que aprender a mexer com plugins ou programas que complementam o 3D é essencial. Mas no inicio dá uma ansiedade e mesmo uma confisão com tanta informação junta, então divida seu aprendizado em partes. Aprenda a modelar legal, que já será 50% do trabalho, em seguida aprenda a iluminar, texturizar e renderizar, por fim informe-se sobre os plugins que poderão facilitar algumas destas etapas ou melhorar a qualidade das mesmas. Eu segui mais ou menos estar estapas, na verdade hoje sinto falta de um melhor conhecimento em modelagem, principalmente formas mais organicas pois como atuo na área de arquitetura migrei, ou melhor, complementei meu conhecimento em Auto Cad com o 3D. Uma dica, explore muito esse site, o melhor aprendizado vem com a necessidade, ou seja, vc só grava a informação quando precisa dela, eu sempre que preciso aprender alguma coisa venho aqui fuçar e em 99,9% dos casos achop sempre mais do que procurava inicialmente. Parabéns a todos do site! Abraços
Ficou melhor que na realidade, pode ter certeza que é 3D...
Olá, obrigado pela força. Eu trabalho com desenvolvimento de software e estou entrando nesse mundo 3d pra simplesmente curtir um pouco. Comecei a procurar na verdade pra matar um sonho de criança: desenvolvimento de um jogo. Eu confesso que não gosto muito de jogos, mas um tipo em especial me agrada, golfe. E estou nessa incursão pra usar minha experiência no desenvolvimento pra fazer um jogo do genero sair. Depois de algum estudo na área senti que eu posso fazer tudo sozinho ou me juntar com alguém pra que esse projeto saia do papel. Como não tenho pressa alguma, eu resolví fazer tudo sozinho pra dar mais sentido a realização pessoal. Desde então, uns 3 meses, eu estou em busca de forma de desenvolver os campos do golfe, e logo descrobrí que com 3d studio seria muito bom, pelo fato de poder modelar tudo que é possível, dentro da minha necessidade. Mas como disse, não tenho pressa e está sendo um prazer conhecer essa área, 3d. Por aqui, ufa, encontra-se profissionais da área, ao contrário do mundo da programação onde muitos são apenas crianças (sem exagero) se aventurando, e fica muito difícil trocar idéias com eles. Mas a programação é o mais fácil no desenvolvimento desse projeto, eu já trabalho com isso desde os 16 anos de idade e comecei a brincar num cp-200 quando tinha 9 anos. Hoje, com meus 31, já tenho uma bom conhecimento da área. Estou dividindo os meus estudos 3d na criação de mapas, como dois artigos aqui do site, e o geral da ferramenta, pois pretendo modelar os tacos e personagens também. Conforme for criando os cenários pretendo ir colocando por aqui mesmo pro pessoal ir dando uma criticada e fazer as melhorias necessárias. Abraços a todos e parabéns, novamente, pelo site.
OI afarensis, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Pelo que eu entendi você quer dicas para trabalhar melhor no 3ds max, é isso? Se for isso, leia os 4 tutoriais sobre interface aqui na 3D1, nele eu mostro as principais ferramentas que ajudam no trabalho diário com o programa e dou uma geral sobre quase todas as janelas do Max, assim, você vai ficar mais por dentro dele e vai se sentir mais a vontade com o programa. Os 4 tutoriais de interface estão no início desta página: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 Agora, para modelar o seu campo de golfe, eu acho que uma forma fácil é usando mapa de Displace. Ainda pode desenhar as curvas de nível com Lines e usar o comando Terrain que fica no Creat>Compound Objects. Ele cria a malha do terreno com base nas curvas de nível. E para a parte da programação, o pessoal costuma indicar o 3D Game Studio, porque é simples, tem grande integração com o Max e usuários mais avançados podem criar rotinas em C se for necessário. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 551

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.