Oi Tirmey, tudo bem?
Eu agradeço muito, fico feliz da vida se saber que gostou do curso de Mental Ray e mais ainda por saber que achou fácil de entender, eu tentei fazer da forma mais didática possível e é bom saber que consegui.
Curti que disse sobre o Radius do FG, porque foi uma coisa que eu apanhei para pensar em como mostrar visualmente, você viu que tudo eu tento mostrar o efeito visualmente, esse do FG foi um dos mais difíceis de imaginar.
Como você é um cara que curte 3D e gosta de estudar sobre o assunto, eu acho que você vai adorar a parte de Volume Caustics, porque é um efeito lindo.
Sobre o Mib_Glossy_Reflection, eu concordo com o Caio, é melhor usar o Arch&Design do Max 9, porque escreveram um Shader otimizado para reflexão borrada.
Mas no Max 8 você pode usar Shaders de terceiros, como os que o Caio mencionou, o Reflection Utility é muito bom, ainda mais em conjunto com o Deriver.
Mas o T2S é maravilhoso, é um dos melhores materiais para o Mental Ray, permite fazer coisas incríveis e materiais ultra realistas.
Creio que com o T2S e o Arch&Design a pessoa faz tudo que precisa sem a necessidade de compor materiais complexos com Shaders.
Você faz bem de deixar esta parte de controle de Rays para depois, é mais chato mesmo.
Quando for estudar isso, os Shaders mais usados são o CRTL Rays, o Raytype e o Is MI Object.
Para destravar qualquer Shader no Mental Ray é igual o Glare, é só apagar a TAG Hidden, mas não é todo Shader que tem a TAG Hidden que pode ser habilitado.
Abraços