Como fazer animação de efeitos de Fumaça?

Por: jp videos  

Em: 26/11/2007 22:40

Olá pessoal, eu fiz uma cena com raios solares adentrando através de um buraco na parede; enfim, esta imagem fica estática, eu gostaria de animar os raios solares como se fossem gases...na verdade eu fiz os raios no volume Light, só que estes raios do sol ficam estáticos! existe uma forma de animá-los?
Jp videos
Blz jp? Voce esta querendo que fique passando tipo uma nevoa de poeira nessa luz? Se for isso, tem que criar com particulas! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi jp videos, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, veja só, o Volume Light apenas cria volume onde está a luz, igual acontece na realidade. Quando tem partículas em suspensão no ambiente, a luz reflete nelas e a gente tem a impressão que está vendo o facho de luz. Para os raios se moverem, tem que ter um objeto que gere sombras animadas nele, como acontece quando tem uma árvore balançando na frente da janela, ela vai criar sombras no volume fazendo os raios se moverem. Agora, dentro do Volume Light tem o recurso de Noise, se ligar ele vai criar flocos neste volume e poderá animar estes flocos se movendo pelo volume. Veja no final da janela do Volume Light, é só ligar o Noise que já aparece fagulhado. Em 3D as coisas não são iguais na vida real, na realidade uma fumaça qualquer cria volume se tiver luz incidindo sobre ela. Em 3D não é assim, casa caso é um caso e efeitos parecidos na vida real podem ser feitos de forma completamente diferente em 3D. Com o Volume Light as partículas em suspensão não se movem, no máximo tem o recurso do Noise que eu disse para simular isso. Se fosse uma fumaça que estivesse gerando este efeito, em 3D seria feito de outra forma e é muito mais complicado. Teria que criar a fumaça com partículas como o Cursi disse e estas partículas de fumaça que iriam criar o efeito de volume. Neste tutorial eu explico como criar fumaça com partículas: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244 Abraços
Olá André e Cursi Design, muito prazer e obigado pela força, sim é o que eu preciso, na verdade, eu gostaria de fazer com que esses raios solares adentrassem neste buraco de forma animada como se desse pra visualizar a ponta do raio solar destacando a minha logomarca entendeu? dando a impressão de que este facho de luz(Volume Light) iluminasse a logo até com que ela se destacasse por inteiro! eu ainda pretendo colocar uma logo estática onde será focado esta luz para dar este efeito citado a cima, e gradativamente teria esta incidência de poeira tipo uma nevoa bem fraquinha neste facho de luz passando pelo ambiente. Seria possivel?
Jp videos
Blz cara? Se voce quer animar o volume preenchendo o vao da parede, basta aminar a luz que esta emitindo o volume, tipo de baixo para cima ou o inverso! Assim da pra fazer! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ai JP, se for para fazer estes raios entrando aos poucos pelo buraco é fácil. É só animar o Far Attenuation da luz, ele indica onde a luz termina e o Volume só vai aparecer onde a luz estiver. Liga o Attenuation da luz e diminui o valor do Far, depois tecla N para ligar a animação e aumenta o valor do Far até o desenho dele ficar na posição que você quer que a luz vá. Pronto, os raios vão entrar de pouquinho.
Múcio
"mucio" disse: Ai JP, se for para fazer estes raios entrando aos poucos pelo buraco é fácil. É só animar o Far Attenuation da luz, ele indica onde a luz termina e o Volume só vai aparecer onde a luz estiver. Liga o Attenuation da luz e diminui o valor do Far, depois tecla N para ligar a animação e aumenta o valor do Far até o desenho dele ficar na posição que você quer que a luz vá. Pronto, os raios vão entrar de pouquinho.
Obrigado Mucio pela força, só que eu tentei e infelizmente não deu certo! Acabou que eu animei o multipler e o Far Atenuation não deu eu selecionava ''Use'' ficava tudo escuro, só que no ultimo frame continuava do mesmo jeito, eu mexia nos parametros e percebia que na view port não modificava nada, será que fiz algo errado? O que eu entendi que voce me disse foi que animando o Far atenuation ele definiria a questão da intensidade de luz que estaria no chão certo? só que, gradativamente este facho de luz ''entraria'' através do buraco correto de forma suavisada ou não?
Jp videos
Oi Jpvideos, tudo bem? O Attenuation mostra um Gizmo (aramção de arame) na Viewport que indica até onde a luz vai, isso facilita muito a configuração. Você deve habilitar a opção Use no grupo do Far Attenuation e ajustar o valor do Start e do End. O Start indica o ponto que a luz começa a acabar e o End indica o ponto onde a luz acabou completamente. Por exemplo, se deixar o Start e o End muito próximos, o Volume acaba bruscamente, se deixar uma certa distância entre o Start e o End, o Volume vai acabando aos poucos. Neste tutorial eu mostro todos os recursos das luzes, inclusive o Attenuation: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 Abraços
"Andre Vieira" disse: Oi jp videos, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, veja só, o Volume Light apenas cria volume onde está a luz, igual acontece na realidade. Quando tem partículas em suspensão no ambiente, a luz reflete nelas e a gente tem a impressão que está vendo o facho de luz. Para os raios se moverem, tem que ter um objeto que gere sombras animadas nele, como acontece quando tem uma árvore balançando na frente da janela, ela vai criar sombras no volume fazendo os raios se moverem. Agora, dentro do Volume Light tem o recurso de Noise, se ligar ele vai criar flocos neste volume e poderá animar estes flocos se movendo pelo volume. Veja no final da janela do Volume Light, é só ligar o Noise que já aparece fagulhado. Em 3D as coisas não são iguais na vida real, na realidade uma fumaça qualquer cria volume se tiver luz incidindo sobre ela. Em 3D não é assim, casa caso é um caso e efeitos parecidos na vida real podem ser feitos de forma completamente diferente em 3D. Com o Volume Light as partículas em suspensão não se movem, no máximo tem o recurso do Noise que eu disse para simular isso. Se fosse uma fumaça que estivesse gerando este efeito, em 3D seria feito de outra forma e é muito mais complicado. Teria que criar a fumaça com partículas como o Cursi disse e estas partículas de fumaça que iriam criar o efeito de volume. Neste tutorial eu explico como criar fumaça com partículas: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244 Olá André tudo bem com voce?? André sobre a questão do volume Light eu gostaria de saber o seguinte; neste buraco da parede onde está tendo a incidência de fachos de luz(Volume Light) eu teria que colocar um objeto no buraco e animá-lo se distanciando de sua origem até chegar ao seu destino? Neste caso para dar o efeito deste facho de luz adentrando neste buraco de forma mais suavizada eu poderia animar a opacidade do objeto para gerar a impressão de que a luz estaria entrando? André o meu objetivo não seria nem criar particulas misturado ao facho de luz(Volume Light) para dar a impressão de um cômodo empoeirado, e sim, fazer com que a incidência de luz iluminasse a minha logomarca onde está a demarcação de luz no chão, neste caso alique se localizaria a minha logo, na verdade seria um raciocinio baseado no After Efects, gerar uma animação de um determinado ponto até o seu destino entendeu? no 3D eu sinto esta dificuldade, voce teria como me ajudar? Muito obrigado André e fique com Deus!! Jp Videos Abraços
Jp videos
Ai JP, faz um teste ai que é facinho. Anima o valor do Start e do End Attenuation da luz, aplica o Volume Light e renderiza para você ver. O Volume Light só vai até onde o valor do End Attenuation deixar. Se manter uma boa distância entre o Start e o End do Attenuation, o Volume Light vai diminuindo devagar. Não precisa colocar objetos não, se colocar objetos aumenta o tempo de render

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717417.

Total de membros registrados: 143175

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 757

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.