Como criar efeito de turbina a jato e foguete?

Por: Estrazulas  

Em: 27/11/2007 09:00

Oi pessoal... Tenho que criar dois efeitos, um é aquele fogo e vapor na saida de uma turbina a jato. O outro é o efeito do foguete de um missel e o seu rastro de fumaça. Sei que é com particulas, provavelmente o SuprSpray, mas como faser? Tentei fazer como o tuto, sobre fumaça, da 3d1, com faces, mas não ficou legal e fica muito pesado. Lembrando que é para o video Fatman & Robada, então não precisa ser tão realista assim.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Tem um plugin chamado "KY Trail" aqui no site que pode te ajudar, dá uma conferida: http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Cara, efeitos com partículas são super pesados para renderizar mesmo. Tem um arquivo de uma explosão que vem de exemplo no Max, no meu PC antigo nem abria, neste abre mas não renderiza. A fumaça dos mísseis é com partículas mesmo, não tem jeito, mas eu acho melhor usar o Particle Flow do que o PArray, o SuperSpray não dá, porque ele não emite partículas a partir de um objeto, só o PArray que emite. No começo é difícil pegar o jeito das partículas, precisa treinar legal para conseguir controlar bem elas. O material também é muito importante na qualidade deste efeito. Tem outras formas de fazer, colocando esferas e material com volume, só que fica muito mais pesado.
Múcio
Mas não seria o caso de linkar o gizmo do SuperSpray ao objeto?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
então estrazulas, o superspray emite as partículas de um ponto, não de uma área. fica melhor emitir as partículas de um objeto circular do que de um ponto.
Múcio
Valeu as dicas!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Efeitos de partículas com opacidade fica demorado mesmo, porque o render precisa traçar diversas opacidades enfileiradas, mas o efeito fica muito bom quando é bem configurado. O segredo está tanto no material, que precisa ser muito bem configurado, como na emissão das faces, porque o sistema de partículas precisa se comportar como fumaça, caso contrário, não ficará adequado e realista. Na semana passada eu postei uma notícia com um ótimo tutorial explicando como fazer nuvens volumétricas com partículas, o princípio é o mesmo que eu uso no tutorial de fumaça. Isso permite criar fumaça e muitos outros efeitos, é um recurso poderoso, mas é pesado mesmo. O ideal é fazer com o Particle Flow, porque permite muito mais controle sobre tudo, pode fazer muito mais coisas. Explica melhor onde você teve problema que fica mais fácil de ajudar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717414.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1214

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.