Oi Deivid, tudo bem?
O Mental Ray não precisa do DreamScape se a pessoa manjar muito bem dele, porque todos os efeitos que o DreamScape faz, você pode fazer com os recursos normais do Max e do Mental Ray.
É como o After Burn, por exemplo, para criar fumaça com partículas, o Mental Ray não precisa dele, porque tem Shaders como o Ray Marcher que é justamente para fazer isso.
O Mental Ray não vai aceitar nenhum plug-in que interfira no render, porque para interferir no render precisa ter um Shader que fale como o Mental Ray deve renderizar aquele efeito.
Nenhum plug-in de materiais e de render são aceitos pelo Mental Ray, mas qualquer plug-in pode ser aceito por ele, mesmo estes de render e materiais, basta que o desenvolvedor do plug-in queira isso, porque é só escrever um Shader que o Mental Ray passará a aceitar.
Qualquer usuário avançado de Mental Ray sabe escrever Shaders, os desenvolvedores certamente sabem escrever os Shaders para ele entender o plug-in, se não fizeram isso é porque não querem.
Estes plug-ins são feitos justamente para pessoas que não dominam renderizadores robustos como o Mental Ray e precisam de recursos de terceiros, creio que seja este o motivo de não escreverem os Shaders para ele.
Abraços