Áreas não calculadas pelo MR

Por: tetsuya  

Em: 03/12/2007 17:55

Oi pessoal, tô aki por mais um problema. Estou renderizando uma cena com mais de 4 milhões de polígonos. Já setei o render do MR com: o Bucket Widht: 12; Large BSP; MAX Depth: 3; habilitei as opções do memory options; e ainda não estou conseguindo renderizar a cena. Usei tbm o render region, render passes,... Não sei mais o q fazer!!! Estou conseguindo renderizar no Scanline, mas aí vc não consegue os efeitos das luzes avançadas. Fiz um último teste, sem FG ligado, só que desta vez, o MR não calculou certas áreas, aparecendo pixel em preto, não calculado... Será que estou errando em alguma setagem, o cpu que uso é um quad core, 4Gb, com 512 Mb de vídeo. Agradeço desde já Anexei uma imagem para mostrar o defeito
Oi Tetsuya, tudo bem? Mesmo usando um bom computador com 4 GB de RAM, pode não ser suficiente para renderizar se a pessoa não tiver tomado cuidado na criação de tudo na cena, porque até uma esfera pode travar um bom PC no render se aplicar muita subdivisão e displacement detalhado num material reflexivo ou refratário, porque os PCs são muito fracos ainda para 3D, tanto que o normal é usar vários para render em ambiente profissional. Agora, supondo-se que tudo foi feito corretamente, sem modelos super exagerados como os da Evermotion, sem materiais com configurações absurdas ou luzes samples exagerados nas sombras e supondo-se que a configuração do render foi mais ou menos, com o Render Passes tem que renderizar até num 386, porque ele vai separar a imagem em partes, se não der separando em duas partes, então, separa em 3 ou 4, se não der, separa em 20 partes porque ai tem que aceitar. Mas estes quadrados pretos na imagem não costuma ser por problema de RAM ou de render, costuma ser problema de materiais, alguma composição de material pode não estar correta. Por acaso você usou materiais da livraria Archtectural do 3ds max, se usou, pode ser isso, estes materiais são mais adequados para o Radiosity. Abraços
Oi Andre, resolvi o problema, ou eu acho que resolvi. Ainda não tenho muito controle dos materiais por isso pode ser que seja esse um dos problemas. Tô trabalhando muito com importação de geometrias, do ZBrush, Body Paint, Lightwave, e etc... Daí o arquivo fica bem pesado. Reduzi o número de polígonos para mais ou menos 2 milhões, funcionou muito bem desde então. Sobre o que vc citou na msg acima, vi mesmo o que acontece, realmente uma esfera pode travar o PC. Meu parceiro de trabalho, diz que reduzir polígonos é uma arte, tem que ter muito cuidado. O que tem me deixa de cabelo em pé é a quantidade de coisas que podem dar errado em uma cena. Tem que ter muito cuidado em tudo, mas com esses erros é que eu vou aprendendo. O resultado que o MR tem me dado é muito melhor do que imaginava. É mais complicado, mas vale mais a pena. Obrigado André, mais uma vez Um abraço
Ai Tetsuya, se você quiser mesmo trabalhar com muita geometria, pense em mudar para um sistema de 64 bits, ai pode usar mais de 4GB de RAM, pode usar quanto quiser. Mas é bem isso ai que você falou mesmo, na teoria é tudo muito bonito e as coisas separadas sempre dão certo, quando junta tudo pra fazer pra valer, ai que aparecem os problemas. Se tudo não for pensado com cuidado e feito da forma certa, vai dar todo tipo de problema. Falou!!!
Múcio
Oi Mucio, tava pensando em migrar para um sistema de 64 mesmo. O XP não consegue trabalhar com mais de 2Gb, até aumentei o valor da memória RAM pra 3Gb pelo boot.ini, mas o sistema todo ficou instável, o computador reiniciava toda hora. Enlouquecedor. Mas a pergunta é, será que tá valendo a pena, não vou encontrar mais problemas do que eu já to tendo. Muitas coisas ainda não estão adaptadas para o 64, daí fico pensando... Obrigadão Múcio
E ae amigo Tetsuya tranquilo? Olha eu não sei com que você trabalha, mas essa questão de sistema de 64 bits acho que ainda não esta sendo uma boa, ouvi dizer que o unico filme que precisou ser feito em 64 bits total foi o Transfomer , acho que o lance mesmo é acertar em quantidades de poligonos, setagem de render e materia corretos e mais PCs em rede para trabalhar legal... e outra muitos software, periféricos e os drive naum tem suporte para o sistema 64 bits... você vai ficar meio perdido! :-) Abraços amigo!
Jefferson Santana
Opa!!! Fala Jefferson, tudo tranquilo... Obrigado pelas informações, acho que vou me virar no 32 por enquanto, é mais garantido. Um abraço
Oi Tetsuya, Cara, se vc estiver trabalhando no ZBrush, por exemplo, após voce detalhar seu modelo (e ele estará com muitos, muitos polígonos), não importe esse modelo subdividido para software nenhum. São muitos polígonos. O normal é vc gerar um mapa de displacement e Bump ou, melhor ainda, de Normal Map e Bump para, no renderizar, no Max. Seu modelo vai ficar com a aparência detalhada que vc deu no ZBrush. Assim, vc terá um modelo com bem menos polígonos no Max. Existem vários tutoriais sobre esse procedimento na Internet e, acredito, que aqui também. Um abração,
Fala Leandro, pois é, eu uso este recurso, é genial, mas o meu problema não está só no ZBrush, trago muita coisa do Rhino, e fica bem pesado por isso e outras coisas. Por enqto estou me virando bem reduzindo os polígonos. Outra coisa que ainda não testei, é transformar a geometria em primitivas. Acho que isso vai dar um ganho. Com os testes que eu fiz, o MR vai que vai, com mais ou menos 2.700.000 polígonos. É claro que eu não tenho conhecimento pra afirmar uma coisa dessa, nem tenho essa pretensão, mas é o que está acontecendo comigo. Trabalho sempre com essa margem. Tô até com medo de falar uma coisa dessas. rsrsrsrsrsrsrsr... Outro problema que tá acontecendo direto, e realmente não sei explicar o pq disso, é que o MR faz um render normal em 800x600. Quando peço um de 2480x1753, ele não vai. Eu realmente não sei o que ocorre. O pior é que os materiais que uso são bem simples, até uso os próprios materiais disponíveis no site. Bom é isso, Um abraço a todos Tetsuya
Oi Tetsuya, Para renderizar imagens grandes com o MR, usa o Render Passes dele. Aredito que vai te ajudar. Uma dica que o Andre deu a respeito de imagens grandes e que eu não sabia, é que é sempre bom deixar a imagem pra salvar automaticamente assim que o render acabar, em vez de salvar somente após o render. Um abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 681

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.