Polígonos invertidos

Por: tetsuya  

Em: 09/12/2007 19:46

Boa noite pessoal, queria tirar mais um dúvida. Eu trabalho muito com importação de arquivos, de diversos programas. Quando importo em OBJ ou 3DS, as normais dos objetos vem invertidas. Isso se torna um problema ainda maior quando vc trabalha com muitos objetos, e na mesma geometria alguns poligonos vem certos, e outros vem invertidos. Eu tô usando o MAX 8 ou o 9, e nos dois ocorrem esse problemas, só que em locais diferentes. O engraçado é que quando importo em outros programas como o Lightwave, por exemplo, os ploígonos estão certos. Sempre falo de problemas, mas quero elogiar o MAX num sentido, ele tem uma manipulação na viewport impressionante, nunca vi, pode ter o peso que for, mais de 4 milhões de polígons... Nesse estado o Lightwave, Rhino, e outros começam a abrir o bico. Queria saber se o Maya ou o XSI tem essas caracteristicas tbm? Muito obrigado Tetsuya
Só pra acrescentar, normalmente passo o objeto por programas que tentam processar os polígonos, acertando as normais.
ai blz? cara.. se for isso que entendi eh so ir em edit poly, celecionar o poligono invertido e clicar em "Flip" abrasso
pode usar o modificador Normal e ligar o Unify Normals, ai fica com todas as faces para o mesmo lado.
Múcio
Oi Mucio, acho que é isso que eu queria, vou testar!!! Obrigado Mucio e Rafael
Oi mucio. CAra este modifer não deu certo para esta problema, ou ele vira as faces viradas ou vira as certas. Teria que "reconhecer" as viradas e vrar só elas. Testei no max 7 e 9, deu a mesma coisa.
Realmente isso é um problema... Agora sobre a manipulação, no XSI eu trabalho com meshsmooth com 4 interations na viewport e num fica nada lento...Ja no maya eu não sei.
No Maya fica. Mas isso vai depender de objeto pra objeto.
O que eu realmente não entendo é esse problema de inverter os polígonos. Em todos os outros softwares que eu abri, ele foi certinho só no MAX é que tem dado esse problema. De vez enqdo penso que o MAX não gosta de outras geometrias que não sejam a dele. De um tempo pra cá venho usando o MAX constantemente, mas ainda vejo muita burocracia. É isso, um abraço
Oi gente, tudo bem? O Max só deixa um lado da face visível por padrão por uma questão de economia dos recursos do sistema. Mas não tem o menor problema se por acaso algum modelo precisa ter as faces vistas dos dois lados, pode simplesmente habilitar o 2-Side na Viewport ou aplicar um material com 2-Side no objeto. Até o Max 8 tem que entrar no Properties e marcar a opção Backface Cull, no Max 9 já vem desmarcado e as faces aparecem dos dois lados na Viewport, então, tanto faz se as faces estão com a Normal invertida ou não, com um material 2-Sided vai ficar certo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 703

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.