Mentalray - Tem proxys?

Por: Alexandre Longo  

Em: 11/12/2007 11:17

Olá Pessoas..... Faz muuuito tempo que nao falo nada por aqui, mas bato cartao todo o dia de manha.. pra ver as novidades do mundo 3D, e dar uma fuçada no trabalho do pessoal, claro, com intuito de aprender algo. Bom, comprei o Curso de Mental aqui da 3D1... e tô fuçando faz um tempinho jah.. rsrs.. Confesso que me apaixonei pelo Mental desde o momento que passei a entendê-lo.. rsrs. Usava o Vray desde 2004, fiz recentemento curso na Melies de Vray.. e posso dizer que o Mental... pelo menos pra Externa.. que é o que mais faço.. é bem mais facil de fazer.. sem comparacao.. Bom.. chega de rasgar ceda e vamos para a pergunta.. rsrs Eu faço muitas maquetes de Parques Fabril, onde quase sempre aparece páteos de estacionamento.. onde tenho que mostrar muuuitos carros.. e eu resolvia facilmente com o VrayProxy... só q agora com o Mental.. o bixo pegou.. rsrs.. Fui fuçando.. e consegui resolver com o XREF OBJECTS.. e posso dizer que c o esquema de Proxy do Mental for assim. é muito mais facil do que fazer um VrayProxy.. Gostaria de saber se é isso mesmo.. ou existe alguma outra "artimanha" q seja mais recomendada.. ou se derepente.. existe proxy pra Mental.. pq nao achei.. :( Bom.. fora isso.. soquei de carros.. tudo via Xref Objects.. e na hora de render.. deu uns paus de memoria.. dizia q nao conseguia renderziar acima de "tantos" megas e etc.. nao salvei a imagem do erro.. mas mostro numa outra oportunidade.. entao apliquei o "Hide".. nos carros que a camera nao pegava.. dai sim.. o render passou.... É isso mesmo?.. ou tem alguma maneira mais simples de resolver?... No aguardo pessoal Desculpem ter digitado tando. mas me empolguei Abraços.. Alexandre Longo - Blumenau - SC
Oi Cadlongo, tudo bem? Esse esquema de xref é uma boa também, mas o mental ray pode transformar qualquer objeto em uma mr geo, pra isso você tem que usar o shader e plugin IS_MI_object... é um shader de terceiros, por que a autodesk cometeu o vacilo de não habilitar os recursos de geometria e primitivas do mental ray no max. Essa "artimanha" seria mais ou menos como um proxy mesmo. Agora, tem a opção de habilitar o "use placeholder objects", que ja vai te ajudar em muito, por que na hora de renderizar só vai carregar os objetos que aparecem no bucket, um por vez. Abraço.
Grande Caio!!!.... Cara.... eu to me sentido como se tivesse começado do zero!.. pow tô a quase 10 anos mo max.. e agora mexendo com o mental.. me sinto um novato... nossa. é outro mundo.. rsrs e melhor.. claro.. Entao o Mental tem esse esquema de Proxy é.. que massa.. só que nao faço ideia de como vc usa um shader e transforma o objeto em proxy.. nao entrou na minha cabeça... Agora sobre esse esquema ai de ... "use placeholder objects".. fucei aqui, depois q vc comentou. e achei o "bixinho".. rsrsrs. vou testar... Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado mesmo! Cordialmente Aelxandre Longo - Blumenau - SC
po ,vo te que compra esse cd do curso de mental do site. to ouvindo so bons comentarios , nao comprei pq na real quando tento usar o mental ja é mais desanimador por ser mais complexo. hehe abraços
http://www.vimeo.com/pedrofernandes
ai Cadlongo, eu também adorei o mental ray depois que comprei o curso aqui da 3D1 e passei a entender como ele funciona, agora estou me aventurando nos Shaders com a ajuda dos amigos aqui do site. Com o Is MI Object também dá para controlar o Antialiasing do objeto individualmente, que é bem útil em cenas grandes, você pode trabalhar com menos AA nos objetos distantes. Tem um shader muito bom aqui na 3D1 que é o Is Mat Irradiance, com ele você pode configurar o GI e o FG individualmente em cada objeto, é o mesmo que configurar o Irradiance e o Light Cache do V-Ray em cada objeto. Ai você deixa com baixos samples de FG nos objetos distantes, ganha um bom tempo de render e economiza memória. Mas o lance do Proxy tipo o V-Ray, já vem embutido no Mental Ray, é o Use Placeholder Objects, ai só vai para a RAM o que aparece no bucket de render, não carrega a cena toda como faz o V-Ray, por isso que não dá pau de RAM. Se for o caso, você diminui o tamanho do bucket de render, ai fica menor e menos coisa vai para a RAM. Tem também o Large BSP na aba renderer, ele é para renderizar cenas grandes. E tem o proxy de texturas do Mental Ray, dá para usar texturas gigantes sem dar pau igual no V-Ray, que não aceita textura com muitos MBs, mas ai tem um esquema para transformar a textura em mapa do Mental Ray que eu não sei fazer. Só que tem o Use Mental Ray Mapmanager junto com o placeholder, ele faz a mesma coisa só que com texturas, é bom ligar se tem texturas grandes na cena. Falou!!!
Muito Obrigado a todos.. as dicas foram muito valiosas!!!... Salve Mental!.. rsrsr
Supermax, Então se fizer uma maquete completa e quiser fazer uma vista interna, posso usar a maquete toda e usar o Placeholder Object e não preciso modelar só para essa interna? Marco.
Marco.
Supermax, obrigado pela complementação, simplesmente perfeita perfeita. Marco, isso mesmo, cerregará somente os objetos que aparecem no bucket, portanto não fará diferença usar uma cena separada ou uma maquete completa. Claro que isso demanda maior tranferência de dados entre memória e processamento, então ficará carregando várias vezes a cena ao invés de apenas uma vez.. mas impede de ocorrer muitos dos erros de memória. Abraço.
Oi Cadlongo, tudo bem? Eu fico muito feliz de saber que você gostou do curso e do Mental Ray, mais ainda por saber que você está participando pouco no fórum mas não deixou de visitar a gente e acompanhar o site. Sobre a sua dúvida, eu acho que o pessoal já explicou super bem. Mas sobre o Proxy de textura que comentaram, precisa de um programinha para converter a textura no formato MAP do Mental Ray. Qualquer textura pode ser convertida para este formato e desta forma ela não será carregada na RAM nem quando precisar da textura no render, ela será lida a partir do HD. Então, você pode usar texturas imensas sem pesar nada no render e sem retirar recursos do sistema. É ótimo para imagens aéreas de loteamento, por exemplo. O problema é que este programinha para converter a textura vem com todos os programas 3D que tem o Mental Ray menos com o Max. Então, tem que pegar de alguém que instalou o Maya ou o XSI, o programa chama IMF_COPY.EXE e fica na pasta BIN destes programas. Abraços
Obrigado Andre..... vou ver como faço isso ai... não vejo a hora de dominar isso pois é o q tah me impedindo de fazer meu serviço de maneira descente.. rsrs Abraço a Todos...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717417.

Total de membros registrados: 143175

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 651

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.