ai Cadlongo, eu também adorei o mental ray depois que comprei o curso aqui da 3D1 e passei a entender como ele funciona, agora estou me aventurando nos Shaders com a ajuda dos amigos aqui do site.
Com o Is MI Object também dá para controlar o Antialiasing do objeto individualmente, que é bem útil em cenas grandes, você pode trabalhar com menos AA nos objetos distantes.
Tem um shader muito bom aqui na 3D1 que é o Is Mat Irradiance, com ele você pode configurar o GI e o FG individualmente em cada objeto, é o mesmo que configurar o Irradiance e o Light Cache do V-Ray em cada objeto.
Ai você deixa com baixos samples de FG nos objetos distantes, ganha um bom tempo de render e economiza memória.
Mas o lance do Proxy tipo o V-Ray, já vem embutido no Mental Ray, é o Use Placeholder Objects, ai só vai para a RAM o que aparece no bucket de render, não carrega a cena toda como faz o V-Ray, por isso que não dá pau de RAM.
Se for o caso, você diminui o tamanho do bucket de render, ai fica menor e menos coisa vai para a RAM.
Tem também o Large BSP na aba renderer, ele é para renderizar cenas grandes.
E tem o proxy de texturas do Mental Ray, dá para usar texturas gigantes sem dar pau igual no V-Ray, que não aceita textura com muitos MBs, mas ai tem um esquema para transformar a textura em mapa do Mental Ray que eu não sei fazer.
Só que tem o Use Mental Ray Mapmanager junto com o placeholder, ele faz a mesma coisa só que com texturas, é bom ligar se tem texturas grandes na cena.
Falou!!!