Diferença entre IK e FK

Por: Ricardoproj  

Em: 14/12/2007 00:53

Ola Pessoal... Gostaria de saber qual a diferença entre IK e FK e se tem algum material em português falando sobre os mesmos, já procurei e não achei, mesmo em inglês achei pouquíssimos materiais falando sobre o assunto. Gostaria de entender tecnicamente a diferença entre eles. Conto com a ajuda de vocês :) Obrigado ;)
Oi Ricardo, Bom, vou tentar resumir pra vc: FK (Foward Kinematics - Cinemática Direta) é forma padrão de se animar qualquer coisa. Numa hierarquia de objetos, vc move o objeto Pai e, por consequencia, os objetos filhos são movidos, também. Mas ao mover um objeto filho, o seu objeto pai, não se move. IK (Inverse Kinematics - Cinemática Inversa): como o nome já diz, é o oposto do FK. O objeto filho move o pai, mas o pai não move o filho. É muito usado para animar Braços e Pernas de personagens. Vc move a mão e todo o braço se move também. Vc move o pé, e toda perna se move. No tutorial do Max tem algo a respeito de IK e FK. Pra ilustrar melhor, posso tentar fazer uns videos, mas acredito que aqui no forum deva ter algum material didático pronto. Um abraço,
Opa... ja comecei a entender... eu cheguei a ver no manual do MAX, mais nao entendia muito bem, mais agora ja comecei a entender melhor com essa explicação :ideia: ... vou dar uma outra olhadinha la novamente. Mesmo assim obrigado pela ajuda... Valeu mesmo ;)
Oi Ricardo, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, o nosso amigo Leandro já te explicou perfeitamente. Mas eu gostaria de completar explicando que hoje em dia não vai precisar mais dessa separação, devido aos novos Solvers e ao Rig que fizer no personagem. Você pode trabalhar sempre em FK e os Solvers e o Rig vão fazer o cálculo do que deve se mover e como deve se mover. Leia este tutorial que você vai entender melhor como funciona: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15049 Abraços
Opa Andre... obrigado... Com certeza vou participar muito deste forum... tanto pra perturbar qnt para ajudar tmb, mais ainda estou egatinhando, espero um dia poder ajudar assim como vcs estao me ajudando... o tutorial é muito bom, ja aprendi bastante coisa... Obrigado e parabens pelo forum.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713030.

Total de membros registrados: 140248

Últimos membros registrados: nixolbuy, Duchezs, nella, Thomascamore, jessicap, studioalma, natansg, Unity Pool Tables.

Usuário(s) on-line na última hora: 1025

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.