Problemas na animação

Por: Lyu 3D  

Em: 11/01/2008 12:17

Como vai galera!!!blz?? Ja a algum tempo visito o site Tres D1, e achei fabuloso. Estou desenvolvendo um personagem, porem surgiram alguns pepinos durante a animação!!!Provavelmente a maioria de vcs ja manja!!! Perguntas: 1- Quando altero a modelagem do meu personagem no modo "PolY", o skin da minha estrutura perde a referencia com o personagem.Qual seria o probelma? 2- quando escolho alguma animação "Bip" para meu personagem e rodo a animação, os olhos, dentes e boné ficam na mesma posição e não acompanham o meu personagem, eu ja linkei os componetes a cabeça mas ele não acomanham quando eu o animo. 3- Tem algum tutorial para animação de face, para ter os controles sobre as expressões faciais no "Channel List"? 4- Como eu faço para imendar 2 animações diferentes "Bip" no personagem. Desde ja agradeço!!! _________________ ".......Tudo passa......"
".......Tudo passa......"
Blz cara? Seja bem vindo ao forum! Aqui tem um grupo de estudos sobre personagem com muito material de estudo, e pode ir postando e esclarecendo as duvidas ao decorrer do projeto! Da uma olhada la! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20604 Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
ai cara, animação de personagem é complicado heim. 1- não pode modificar a modelagem depois de aplicar o skin, primeiro modela, depois mapeia e depois aplica o Skin. 2- os olhos e dentes devem ser lincados no bone da cabeça do personagem e não no Mesh, ai vão acompanhar 3- tem que usar os layers e o motion mixer para mixar duas animações OBS: Animar com biped é limitado e é mais fácil de ficar com aspecto mecanizado. Para fazer o que quiser sem problema tem que criar a estutura com Bones e fazer o Rig, só que é muito mais difícil e precisa conhecer muito de 3ds max
Múcio
Oi Mucio, Sobre sua observação acima, não me leve a mal, mas eu descordo. Dá pra fazer animações perfeitas com Biped, sim. A limitação dele fica por conta do rig dele ser voltado para criaturas bipedes e quadripedes. Com bones, vc pode riggar qualquer coisa. Beleza? Um abração,
Eu não disse que não dá para fazer animação perfeita com o Biped, eu disse que é limitado e é mais fácil de ficar com movimentos mecanizados, ainda mais se usar os movimentos automáticos dele, que são horríveis. Mas se a pessoa animar com Freeform, manualmente igual faria com Bones, ai depende só da habilidade do animador e qualquer um que souber animar bem vai ficar bom. O problema é que por causa das limitações, que não são apenas da estrutura, são limitações de controladores, porque ele usa controladores próprios e não dá para fazer um rig em cima igual faz com Bones, acaba sendo muito mais difícil animar com Biped do que com Bones. Até porque não é nem um pouco intuitivo, para fazer o que quiser nele precisa usar todos aqueles recursos, não é só clicar e arrastar na viewport como faz com Bones. Então, criar uma estrutura já rigada e pronta para animar, é mais fácil com Biped, mas depois complica muito na animação. Já para criar uma estrutura Bone bem rigada para animação, só quem manja muito de Max, mas depois de pronto, até uma criança anima de tão fácil e intuitivo que fica. Se você reparar, a maioria dos profissionais animam com Bones e a maioria dos iniciantes animam com Biped.
Múcio
Sim, claro. Concordo com vc. Eu tinha entendido que a limitação era na animação. ;o) Um abraço.
Blz, amigos!!! Obrigado pelas dicas, vou usa-las e assim que obter sucesso eu posto o personagem!!!! Valeu!!!!
".......Tudo passa......"
Oi Lyu 3D, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre as suas dúvidas, o pessoal já te ajudou super bem mas não indicaram um tutorial para animação facial. A melhor forma de fazer animação facial é com Rig de Bones, que é mais difícil como o pessoal disse, mas é muito mais maleável. A outra forma é com o Morpher, é mais limitado e deixa o arquivo mais pesado, fica inviável se tem vários personagens na cena, mas é bem mais fácil. Este tutorial do nosso amigo Edson explica como fazer com Bones: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24072 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 731

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.