Dúvida --> Animação de mão segurando uma espada...

Por: magal  

Em: 22/01/2008 22:25

Boas! Alguém me pode explicar como funciona isto de aplicar uma espada à mão de um biped? E já agora, outra dúvida, porque é que quando mudo o meu biped para o modo Figure Mode ele vai para umas coordenadas estranhas completamente descontroladas...Preciso de o mover em xyz no modo figure modo...mas nao tou a conseguir mover o personagem em z. nao entendo nad disto...alguem me pode ajudar? obrigado
Ai Magal, você tem que lincar a espada no Bone da mão do personagem, ai quando o Bone se mover, a espada acompanha. O Figure Mode é para ajustar os Bones do Biped na malha do personagem, por isso que ele volta para a posição inicial quando aciona. Vc deve usar este modo para escalar os bones e deixar justo na malha, colocar os braços e pernas na posição da malha e deixar tudo alinhado. Depois você aplica o Skin para juntar a malha nos Bones e só depois sai do Figure Mode para animar. Se você está começando não é bom iniciar por animação de personagens, porque todo mundo fala que é o mais difícil, é a última coisa que o pessoal estuda.
Tem um tutorial muito bacana aqui na 3d1 sobre fazer um personagem agarrar e soltar um objeto. Simplesmente linkar ele vai dificultar se vc precisar animar ele soltando ou pegando essa espada.
Ok! Vou ver isso. Eu já consegui linkar a espada bem como uma espingarda à mão do soldado...Por enquanto está a trabalhar bem mas...ainda não finalizei o meu trabalho, ainda posso vir a ter problemas. Qq coisa vou comunicando. Obrigado pessoal! Vocês são uns mestres :)
Oi Magal, tudo bem? Você pode usar o sistema de link sem problema, só dá um pouco mais de trabalho na animação, você terá que parar para desfazer o link e salvar em outro arquivo a continuação, ou então, terá que animar a visibilidade do objeto na mão e de uma cópia idêntica onde o objeto for ser deixado, dando a impressão que saiu da mão e ficou no lugar. Mas a forma mais adequada de fazer é usando o Link Constraint que fica no menu Animation>Constraints. Com este Constraint você pode animar o link do objeto, então, pode animar a hora que faz o link com o Bone da mão e quando faz o link com outro objeto para deixar a espada em algum lugar. Abraços
Link Constraint, poxa esse é o problema de querer responder sem o max por perto, hahahaha, o cara dificilmente lembra o nome dos comandos, hahahahaha, ou então isso é ceva demais, rsrsrsrsrsrs.
Oi Tiago, tudo bem? Sem querer me gabar, mas eu respondo de cabeça sem o max aberto. :) Depois de tantos anos respondendo, eu tenho as telas e os nomes dos parâmetros de cabeça. :) :) Eu acho que é cerva demais, porque você também sabe. :) :) :) :) Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 680

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.