Como fazer chuva?

Por: leon Klinke  

Em: 23/01/2008 13:56

claro que linkei pow..... :) na view port ateh da pra ver uns pinguinhos indo pra cima de volta mas na animação acho q se confunde tudo os pingos e não dah pra ver nitidamente quais estão caindo e quais estão pulando..... de qualquer jeito se vc conseguir alguma coisa dah uma luz ai :) abraço
Eu achei esse tutorial aqui na 3D1. Talvez ajude (é que no momento tô meio ocupado pra fazer testes). http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15276 Um abraço,
é cara na verdade eu acho q o maior problema eh q eu estou usando um sistema de particulas muito simples e sem opções extras...vow dar uma estudada sobre o assunto no carnaval e depois crio um novo topico sobre o assunto abraço e valew
Oi gente, tudo bem? Este assunto é muito interessante, porque partículas é uma das coisas mais interessantes de 3D. Na minha opnião é uma das mais divertidas também, tanto que dei uma brincada rápida para mostrar o efeito. Tem muitas formas de fazer o efeito de chuva num vídeo e vale a pena recorrer a efeitos de composição para aumentar a densidade e fazer os pingos mais próximos da câmera, mesmo que seja usando imagem 3D do pingo para animar na composição. Mas na parte onde os pingos colidem com os objetos tem que ser em 3D pra valer se quiser fazer com realismo. Então, também tem diversas técnicas para fazer isso, mas sempre usando o Particle Flow, não dá para fazer com outro sistema porque não tem os recursos necessários, precisa de mais de um evento para fazer isso e o Particle Flow oferece este recurso. E não precisa conhecer muito de Particle Flow para fazer, é bem simples, só precisa emitir as partículas e quebrar elas em mais pedaços quando colidir com algum objeto. Isso é feito com o Operator Collision Spawn. A Shape das partículas que pode variar, você pode preferir emitir faces com mapas de opacidade e uma foto de um pingo, ou pode fazer em 3D de verdade, vai gastar mais, mas em alguns casos é melhor, como em slow motion. Se for 3D de verdade, tem que modelar uma gota e usar o Operator Shape Instance para emitir essa malha. Quando o Operator Collision Spawn envia as partículas para outro evento, você coloca gravidade para as partículas darem pelo menos 1 bounce e neste evento você usa uma gota menor. Poderia até animar essa gota virando uma esfera para ficar realista depois do bounce. No meu teste eu coloquei 2 bounces e no segundo passei as partículas para o último evento com o Delete para sumir com elas. Abraços
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :D André Vieira: e ai mestre??como e que ta?rpz que tutorial bem bacana esse que vc postou pra gente hein??gostei d+ mesmo.O lance do PF no Max realmente e muito bom mas também nao acho muito simples nao; mas tudo se torna mais fácil depois da maravilhosa aula que vc da pra gente ok?? Um abraço mestre André e obrigado por tudo...vlw! ;) 'FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
será que tem como postar este arquivo das partículas de chuva para download? Ai eu podia ver aqui como que faz
Oi gente, tudo bem? Desculpe, eu esqueci de colocar este arquivo para download na semana passada, vou colocar esta semana, assim vocês podem estudar para ver como foi feito. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 637

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.