Ajuda p/ modelar broca modelo: DIN 338

Por: Fabián  

Em: 24/01/2008 03:17

Olá Necessito modelar uma broca modelo DIN 338 ( colocando no google aparece algo ) são aquelas brocas simples que usamos na furadeira para aço. Aqui neste link tem o estilo: http://www.mecanicworker.com/upload/120707_114941_AZSTUDIO_a4G7pC.jpg Tentei varias vezes modelar, fiz experiemntos mas nada ficou realista.. Bem, se alguém tiver uma ideia de como poderia ser iniciada esta modelagem, ficarei grato :)
eu começaria a modelar um cilindro e e editava para ter uma ponta como mostra na imagem que vc postou depois criava um Spring e posicionava certinho e tals, e dpois eu usaba o Boolean no cilindro... é um jeito de fase :\ o Boolean do max e meio ruim, era bom o plugin PowerBoolean
Rapaz, eu consegui um caminho aqui, só não desenvolvi mto bem. Primeiro, vc vai começar com um cilindro de altura 20, 3 segmentos na altura, e 25 de raio. Vai selecionar as faces da altura alternadamente, em listras verticais, uma sim uma não, entendeu? Vai extrudir com um valor de 5 a 10. O cap redondo, o de cima, vc extruda tb, que será a parte sem rotação da broca. seleciona as faces de baixo e deixa selecionadas. Faça uma linha perpendicular à essas faces e manda extrudir seguindo-a, usando o Extrude Along Spline, que fica em Edit polygons, no sub-oject Polygon. Nos parâmetros dessa ferramenta, escolha Twist e modifique o valor da forma que achar melhor. Use apenas esse parâmetro e o Pick Spline, para poder selecionar a linha que vc fez. Depois, vc ainda com as faces de baixo selecionadas, vai dar um extrude mais uma vez, e então um coalpse. Coloca TSmoth ou MSmooth com Iterations 2 e Voilá. Não vai ficar pefeito pq n explorei mais do que isso, mas creo que seja um caminho bom a se experimentar Se não entendeu tdo, me adiciona no MSN: [email protected] Abraços
crie um cilindro bem segmentado, aplique o twist (com as configs melhores para seu gosto) e depois mude o centro do gismo da twist ou limite o efeito... abraço
fiz um do meu geito olha a imagem.. fico legal ate
Falai brother. Tem um geito mais fácil. Cria um cilindro da altura da broca. Vai nas splines e com a helix cria as "curvas" da forma que fique adequado (rotação, altura,.... Centraliza a helix com o cilindro. conforma a profundidade. converte a helix em splines. Puxa o ultimo vertex de cima e d baixa para fazer o final. Converte em poly. seleciona o cilindro e com boolean você apara o cilindro apartir da helix.
pessoal, foram varias respostas..hehe, logo depois que postei a pergunta tentei de novo e cheguei num resultado interessante, usando twist tbm, mas modelei um pouco depois e no final com turbosmoth consegui algo interessante, mas fico grato a todos!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 741

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.