Oi wladmirmiller,
Dá uma olhada nesse tópico que o Leandrus enviou. Acho que vai te ajudar. Vc precisa entender a lógica do processo pra pegar legal a ferramenta.
Dependendo da complexidade do seu modelo, é bom dividir algumas áreas em IDs diferentes, porque lá na edição do Unwrap, vc consegue visualizar essas áreas separadamente e pode querer aplicar diferentes coordenada para cada ID. Basicamente, após vc aplicar o Unwarp, vc vai determinar na tela de edição pra ele mostrar só as faces com ID = 1, por exemplo. Aí vc escolhe o modo Faces, seleciona tudo (nesse momento ele seleciona as faces do modelo também). Depois vc aplica uma coordenada (dentro do próprio Unwrap tem as mesmas coordenadas de mapeamento Cilindrica, planar, box, etc..). Porém, antes de aplicar o Unwrap, é necessário que vc aplique um mapa Checker no seu modelo. Por quê? porque durante o processo de planificação da malha, vc vai ajustando a mesma, tendando mantes os quadrados do Checker uniformes (quadradinhos e do mesmo tamanho) pra evitar deformação na textura.
Bom, eu sei que é muita informação. Mas dá uma olhada no tópico do Leandrus e aí a gente vai tirando suas dúvidas.
Um abração