remover texturas e materiais de uma cena

Por: Marcelo Fonseca  

Em: 01/02/2008 09:49

bom dia pessoal. com faço para limpar vestigios de texturas e materias de uma cena? é que fiz uns testes na cena original, sem fazer backup, e mesmo resetando os slots....elas ficam la. quando vou utilizar os slots resetados...o max pergunta se quero descartar o material anterior. acho que isso ta fazendo dar pau um UVW map e etc...pode ser até impressão minha...mas to tendo problema com UVW. tem compo limpar todos os rastros de materiais de uma cena para depois começar a texturização do zero? agradeço desde ja.
Pega o seu primeiro slot de material e carrega o material Standart padrão, depois seleciona todos os objetos da cena (CTRL+A) e aplica esse material cinza padrão, depois é só setar os materiais de novo! Espero ter ajudado!!! Abraço e bons estudos!!!
Site sendo reformulado!!!
evilwata, muito o brigado pela resposta. então...em conjunto com isso...eu gostaria de remover em definitivo do material editor...entende? é que se eu simplesmente resetar os slots...as referencias parecem que ficam nele...tanto que no mesmo menu tem a opção de restaurar os slots. não sei porque...acho que isso ta me dando problema. eu gostaria de limpa-lo da mesma forma que limpamos os cookies de internet do windows...entende? me desculpe pela comparação. rsrsrs.
Cara, se você pretende apenas limpar os materiais da mesma cena, se você selecionar todos e aplicar um material standart padrão já resolve, depois é só ir criando os outros materiais de novo no material editor (os outros slots) e aplicar novamente. Ou não estou entendendo sua dúvida... hehehe.
Site sendo reformulado!!!
para remover de vez os materiais de um objeto e deixar ele sem material nenhum, tem que entrar no Utilities, clicar no More e pegar o UVW Remove. Ele tem a opção de remover os materiais do objeto e também o mapeamento. Se no material editor tiver materiais nos slots que não estão aplicados em nenhum objeto, é só arrastar um material cinza padrão para cima dele que o material some e não aparece nunca mais. Se você vai aplicar um material e o Max pergunta se quer substituir, é porque o material tem o mesmo nome de outro material aplicado na cena
Múcio
fala galera, muito o brigado pelas dicas. bom, eu fiquei mó tempo pensando que fosse do material editor...mas na verdade acho que tem um conflito entre o vrablendmtl e o multi/subobject. acontece o seguinte: sempre que crio um vrayblend dentro do multi/sub...ele desabilita o go to parent...dai não consigo acessar novamente o multi/sub...entendem? tipo eu queria deixar um modelo que fiz com a foto acima...onde a "cara" do DVD seria ID1 vramtl, a frente da bandeja seria ID2 vrayblendmtl, onde tem os logos com as nomeclaturas seria uma face com ID3 vrayblendmtl, no led seria ID4 vraylightmtl e o restante, parte de tras, seria ID5 vraymtl. o problema é que da pau a criar o vray blend dentro do multi/sub. alguem sabe resolver? to atrasando o trabalho por causa disso. ps.: eu podeira fazer fora do multi/sub...mas o problema é que tem varios perifericos na mesma cena. eu precisaria usar varios multi/sub para organizar o material editor. meu max é o 2008 e o vray é 1.50 RC5 SP1. ADENDO: vi que no 1.50 RC3 tem um fix para isso. sera que o problema voltou no RC5? bom, tenho o rc3 aqui, mas acho que da problema no max 2008 ne? tem como eu abrir a cena do max 2008 no max 9 sem ser exportando em 3ds?
Oi mmartins, tudo bem? É uma pena ter que passar por estes problemas, mas isso acontece com o V-Ray, é normal aparesentar problemas em algum recurso numa versão e não apresentar em outra. O 3ds max 2008 trabalha perfeitamente com Multi/Sub-Object, se está acontecendo algum problema com certeza absoluta é por causa do V-Ray e não por causa do Max 2008. Não é boa idéia usar um Max novo sem ter Service Pack ainda, mas neste caso não é Bug do Max 2008 não. O problema de partir para uma versão tão recente, ainda mais usando um render de terceiros que não é totalmente compatível com os recursos do Max, é que você não poderá voltar atrás. Não tem como abrir o projeto do Max 2008 numa versão anterior, o máximo que pode fazer é exportar a malha, luzes comuns e câmera pelo formato FBX, mas terá que configurar tudo de novo quando importar no Max 9. Pode ser que numa versão mais antiga não tenha o problema com Multi/Sub-Object que você relatou, o problema é que estas versões não são compatíveis com o Max 2008, acho que só a 1.5 que é e ainda depende do Service Pack 1 do V-Ray, porque o 1.5 puro não é totalmente compatível e dá problema com o Scene Explorer do Max. Se as versões antigas fossem compatíveis você poderia tentar instalar uma versão mais antiga no Max 2008 para testar, mas creio que não vai funcionar. Abraços
Galera... to vendo que vcs estão falando de problemas do 3D Max 2008 e tb estou tendo um que não ta me deixando nem dormir de stress!! Os botões principais do max somem quando abro o programa!! Fica tudo cinza os botões e não dá p/ fzr nada!! E o mesmo ocorre com o Rhino 4.0 Alguma idéia p/ resolver isso??? Valeu abraços!
Carrega a interface de novo pelo Customize ou deleta o arquivo 3dsmax.ini e inicia o Max de novo. Um abraço,
Como assim carregar a interface de novo? Tentei no reset do customize user interface e não deu nada... e o arquivo 3dsmax.ini nem existe aqui.... iae??

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 319

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.