Mover um objeto sem atravessar o chão

Por: Daniel_Vega#2247  

Em: 09/02/2008 21:43

E aew pessoal!!! Sou iniciante no 3ds, faço parte de uma equipe de robótica que participa da FIRST Robotics Competition, e nessa competição existem diversas subcompetições, dentre elas, existe a Autodesk Visualization Award, todo o ano cria-se uma animação com um tema proposto no ano. Preciso de uma mão, para sanar algumas duvidas. Eu crio um boneco, qria saber como posso fazer para que ele naum atravesse um plane, no caso o chão, quando movimenta-se ele. Eh algum modificador que se utiliza, tem como fazer?? Vlw, aew, muito tri o site, aprendi muito pelos tutoriais, se quiserem saber mais sobre a competição www.usfirst.org, e tem a pagina da Autodesk First www.autodesk.com/firstbase. Flw.
No caso de uma animação normal, onde um animador edita os keyframes não há nececidade nenhuma de modificadores, o animador apenas tem que ter o cuidado de não fazer o objeto atravessar o chão. Uma animação assim tradicional é feita manualmente e exige uma boa experiência do indivíduo. É como animar bonecos de massinha, só que muito mais confortávelmente é claro. Ja em uma simulação fisica, usando o reactor por exemplo, você teria que aplicar o objeto do chão em um Rigid Body collection do reactor a ser criado na cena, e obviamente os objetos que vão interagir devem estar em coleções que o reactor vá reconhecer em suas simulações, como cloth, rope, softbody e etc... Mas aí é papo pra um livro inteiro. Tem um bom tutorial sobre isso aqui no site. Abração.
Oi Daniel_Vega#2247, Isso normalmente é feito manualmente. O que vc deseja fazer? Um abraço,
Eu e meu amigo q está trabalhando no 3ds comigo, estamos fazendo a animação sobre uma das dificuldades de deficientes visuais, o tema desse ano da competição eh sobre alguma invenção q ajude a comunidade em que se vive, nós estamos usando a ideia da bengala contra choques aereos que na animação evita q o personagem se colida contra um orelhão. Basicamente é isso. Vlw. pela ajuda de vcs, muito obrigado!! Abraçaum!!
Oi Daniel, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, ela é bem comum em quem está começando com animação. Em 3D os objetos não tem este controle de colisão, é diferente de um jogo onde os programadores criam este efeito para não atravessar as coisas. Mas no programa 3D que cria os objetos, isso não acontece, os objetos se atravessam e é até útil, porque complicaria muito se tivesse colisão. Na animação depende do animador controlar a posição dos objetos para dar a impressão que estão próximos, encostados, mas não atravessar, o programa não calcula isso. Agora, tem certas animações que não dá para fazer normalmente, como por exemplo jogar a bengala contra o orelhão, ninguém consegue animar isso com realismo calculando a movimentação correta da colisão. Nestes casos existe um recurso que calcula a colisão e faz a animação automaticamente dos objetos colidindo, este recurso se chama Reactor. Então, depende de cada situação na animação, enquanto o personagem move a bengala e encosta no piso, nos obstáculos e tudo mais, você vai animar manualmente criando Key Frames, em casos de colisões complexas você vai usar o Reactor. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 677

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.