Animação de personagem

Por: Daniel_Vega#2247  

Em: 10/02/2008 17:07

Olá pessoal!! To aqui novamente tirando minhas duvidas Queria saber como posso fazer a movimentação de um personagem usando os bones, jah li um tutorial q explicava fazendo um boneco e movimentando ele. Mas na animação q to fazendo tem uns problemas do tipo: Coloquei uma camera, ela começa a captura cena a partir do final do cenario, dai aproximo ela do personagem e começo a tentar animar os bones, só que dai quando mecho o bone da perna, eu inicio a animação para ver como ficou, só que percebo q em vez de a perna ter se movimentado somente a partir do frame que movimentei a perna, ela se movimenta desde primeiro frame. Como faço para fazer o bone se movimenta a partir do frame q marquei, como posso fazer a movimentação do boneco por uma rua, só andando, to tentando fazer isso movimentando os bones da perna, mas fica muito "tosco", parece que simplesmente to arrastando o boneco, qria saber se tem como fazer isso sem ter que fazer script, pois num tutorial q achei explicava criando scripts, o problema eh q tenhu muito poko tempo p entrega a animação, sexta feira, entaum naum posso me aprofundar tanto em poko tempo. qria saber tbm como posso salvar a animação em forma de uma cena, para poder junta com outra cena, no 3ds mesmo, eu tenhu q salvar em *.mov, q eh necessario ser salvo dentro do 3ds, entaum naum posso, salvar varias animações e depois juntar td no movie maker, por exemplo, e naum sei fazer isso no 3ds. Eu sei renderizar e salvar em formato de video, naum sei junta 2 ou mais cenas. Outra duvida: Se possivel, como faço para criar uma introdução no 3ds tipo como se faz no movie maker, para fazer os creditos de animação, introdução, sem ter q usar outro software. Se puderem dar essa mão vou ficar muito grato, to precisando muito disso, principalmente a movimentação do personagem em linha reta com os bones e uma forma q naum pareça q estou somente arrastando o boneco. Muito obrigado pela atenção. Desculpem por umas perguntas tão grandes, mas to precisando muito mesmo. Abraçaum!! Mostro tbm a imagem de como tah ficando minha animação. ele eh um personagem cego, q caminha em direção reta, e bate no orelhão no caminho, assim demonstrando uma das dificuldades deles, a outra cena q tem q aparecer depois eh ele andando no mesmo cenario, só q com uma bengala diferente criada por uma colega minha q vai participar da Intel ISEF pelo invento, uma bengala contra choques aéreos, quando o personagem estiver chegando no orelhão, a antena que fica acima da bengala vai vibra com o contato, assim o individuo percebe q existe um obstaculo em seu caminho, entaum ele desvia e continua caminhando, tah meio tosqqueria a animação, mas eh minha primeira. Vlw.
rapaz, c ta precisando do tutorial do escultopintura www.escultopintura.com.br la ele te ensina a colocar alguns shapes pra mehorar o controle do personagemPelo q eu entendi vc n ta usando o Auto Key do max. Vc clica no auto Key depois coloca no frame q deseja q termine certo movimento daí faz o movimento, q o max gera automaticamente a Key. Qnto ao cenário, falta um pouco de detalhes, q n sei se vc ainda vai acrescentar, e a iluminação tb não está boa, ta faltando sombras. Abs
Daew colega Amigo tambem levo minha opinião a crer que o site escultopintura vai fazer com que você consiga um bom resultado... t+ abraço
Léo Umbelina Goulart
Não pare, Cresça, Viva e apareça!!
Oi Daniel, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, veja só, animação de personagens é o mais difícil de tudo em 3D, normalmente é a última coisa que se aprende, porque envolve tudo. Esta questão da criação dos Keys é a primeira que precisa estudar e animação de personagens é a última, então, complica muito se começar pelo fim. O ideal é você estudar os controladores de animação, a edição de Keys no Curve Editor, depois precisa animar coisas simples, em seguida passa para animação com estruturas hierárquicas simples e só depois vai para um personagem. Não adianta acompanhar tutoriais de animação de personagens sem estudar antes o Curve Editor e o sistema de animação do Max, porque vai ter muitos problemas. Neste tutorial eu explico o básico sobre o Curve Editor, dá uma lida que vai te ajudar muito com certeza: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15174 Abraços
Bah, tah certo, muito obrigado pelas criticas q saum bem vindas, pois são bem construtivas, estou aprendendo a utilizar a ferramenta, eu quero começar desde o básico, o problema eh q a competição que estou participando da FIRST ( www.usfirst.org ) tem uma sub- competição de animação, q eh a autodesk Visualization Award ( http://firstbasefrc.autodesk.com/?nd=home ) foi poko tempo de estudo e jah eh para entrega a animação essa semana, mas podem ter certeza que vou estudar bastante todos os tutoriais desde o basico, jah alguns, mas prefiro aprender lendo todos na ordem correta, muito obrigado pessoal. Ah um amigo meu de outra equipe de robótica, Provincia Team, me disse para dar uma estudada no Curve Editor, hehe, vlw. Vo ver como se põe sombra tbm, vlw. Ah, do site escultopintura peguei varios tutoriais tbm, q pena q naum estudei ainda todos na ordem correta, faz soh um mês que to mechendo no software, a autodesk doa 5 licenças dos softwares 3ds max 2008, e 5 do Inventor, qm trabalha neles são alunos de ensino medio. Se quiserem saber mais da competição acessem os links q coloquei na mensagem, eh uma competição muito legal. Muito obrigado pela atenção de vcs!!! Abraçaum a todos
Oi Daniel, tudo bem? Se você precisa animar um personagem sem ter muito tempo para estudar o programa e não precisa de um ótimo realismo nos movimentos, então, use o sistema Biped que fica no painel Utilities. Ele é um sistema automático que vai criar os passos facilmente, você só precisa definir onde o personagem deve pisar, colocando "passos" que o recurso oferece. Depois só será necessário animar melhor os braços. O movimendo do Biped é meio mecanizado, mas creio que vai suprir suas necessidades neste momento sem muita dificuldade. Abraços

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 690

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.