Animação para Boca e Olhos?

Por: internetanicuns  

Em: 11/02/2008 17:43

Olá pessoal.. primeiramente quero agradecer aos criadores e mantedores do site, pois é uma IGREJA para quem busca o novo mundo do 3D. bom.. minha pergunta é o seguinte.. To com a maior dificuldade para fazer animação de personagens de close. na hora da Conversa... abre e fecha a boca.. rss qual é a melhor forma? alguem tem algum tutorial que pode ajudar? desde ja agradeço! abraço galera! :D
Mais poderoso que o Max, só Deus, que fez tudo sem computador!
A melhor forma é com Bones e Rig, mas é dificil, precisa conhecer bastante de Max, eu não sei fazer e já uso o Max a 2 anos. Tem este tut que explica o básico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24072 Mas a forma mais fácil é com o Morpher, ai vc tira cópias da cabeça e faz as expressões, depois você aplica o Morpher para animar a passagem de uma cópia para a outra, criando as expressões. Tem um tut legal sobre o morpher no help do max.
Como o supermax disse acima você tem essas duas opçoes, você tem que usar a que você melhor se identifica, e a que melhor se enquadra na sua nescessidade, se for uma animação simples usa o morpher, até porque da menos erro, se for um pouco mais complexa usa os bones, só que exige um pouco mais de conhecimento em animação. E bem vindo ao forúm cara. abraço
\"Sou o mestre do meu destino, sou o capitão da minha alma\" Nelson Mandela
Valeu galera.. ja uso o max tem mais de dois anos tambem.. mais so agora resolvi entrar no "clube" 3d1. rss E to vendo que so vou ter vitórias, que aqui a galera é amiga! valeu.. e vou tentar aqui por esses metodos!
Mais poderoso que o Max, só Deus, que fez tudo sem computador!
seja bem vindo aqui então internet_informatica. depois posta sua animação para gente ver.
Múcio
Oi Internet_informatica, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, se for fazer com o Morph você não pode modificar a quantidade de vértices nas cópias da cabeça. Você precisa fazer várias cópias da cabeça e modificar a posição dos vértices para fazer as expressões, mas não pode editar a malha criando mais vértices. Porque para o Morph funcionar precisa ter exatamente a mesma quantidade de vértices na malha. No caso de fazer com Bones é mais maleável, você não precisa separar a cabeça e nem fazer várias cópias. Mas para ficar bom depende do Rig ser muito bem feito e o envelopamento também. Se tiver dificuldade nestes pontos, posta aqui que a gente te ajuda. Abraços
para olhos não tem melhor como o lattice
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
entaum amigo ... eu axo ki uma forma de fazer isso eh com bones elasticos ... dah uma procurada aki no forum que tem algo esplicando ... vlw t+
Bom vamos começar pelo simples. Para animar olhos a maneira mais fácil e simples é essa: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24394 Agora para fazer um personagem falar a coisa é mais complicada por que não existe um tutorial para isso. Como os amigos falaram pode ser feito com bones elásticos e pode ser feita com morphs. A técnica de bones elásticos para rig facil foi aprimorada no max pelo Artista e professor Paul Neale, se vc quiser se aprofundar nisso vai ter que comprar o curso dele na cgacademy. E se preparar para estudar muitas outras coisas como maxscript. A técnica não consiste simplesmente e encher o rosto do personagem de bones, vc vai ter que alterar muitos parâmetros que o max por si só não entendera ou não fará corretamente, e isso é feito por meio dos scripts. Portanto se vc não tem um conhecimento avançado de max faz com morph que é bem melhor. E falando sinceramente a maioria dos artistas 3d famosos que eu conheço usa morph por um único motivo, é muito mais rápido do que fazer um rig facil. Rig facial só se torna viável em um projeto longo, animações pequenas como vts publicitários, essa técnica de rig é totalmente inviável, digo por experiência. Quanto a questão do sinc labial ou lipsync, essa é uma questão realmente artística e como falei antes, um tutorial pra isso é bem complicado. As dicas que posso te dar são as seguintes: 1- Relembre as aulas de fonética do ensino médio (nossa eu sou do tempo do 2º grau, :lol: ) Pq fonética? Pq o que vc vai modelar nada mais é do que fonemas. Fonemas: http://www.micropic.com.br/noronha/grama_fon.htm Aqui tem um vídeo de uma aluna pronunciado os fonemas, preste atenção nos movimentos da boca dela: São essas as expressões que vc tem que modelar. Eu vou te dizer como conseguir um ótimo gabarito de expressões faciais> Vai até uma loja de 1,99 compre um espelho pequeno e deixe na mesa em frente ao monitor, assim sempre que vc tiver uma dúvida faça o fonema se olhe e modele. Essa é a melhor maneira ;) Para sincar a fala com o áudio ai vc tem que colocar o áudio na time line do max, para que quando vc correr a time line possa ouvir o som e assim sincar os movimentos. Para inserir áudio no max vc tem que acessar o painel do curver editor:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 735

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.