Bom vamos começar pelo simples. Para animar olhos a maneira mais fácil e simples é essa: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24394
Agora para fazer um personagem falar a coisa é mais complicada por que não existe um tutorial para isso. Como os amigos falaram pode ser feito com bones elásticos e pode ser feita com morphs.
A técnica de bones elásticos para rig facil foi aprimorada no max pelo Artista e professor Paul Neale, se vc quiser se aprofundar nisso vai ter que comprar o curso dele na cgacademy. E se preparar para estudar muitas outras coisas como maxscript. A técnica não consiste simplesmente e encher o rosto do personagem de bones, vc vai ter que alterar muitos parâmetros que o max por si só não entendera ou não fará corretamente, e isso é feito por meio dos scripts. Portanto se vc não tem um conhecimento avançado de max faz com morph que é bem melhor.
E falando sinceramente a maioria dos artistas 3d famosos que eu conheço usa morph por um único motivo, é muito mais rápido do que fazer um rig facil. Rig facial só se torna viável em um projeto longo, animações pequenas como vts publicitários, essa técnica de rig é totalmente inviável, digo por experiência.
Quanto a questão do sinc labial ou lipsync, essa é uma questão realmente artística e como falei antes, um tutorial pra isso é bem complicado.
As dicas que posso te dar são as seguintes:
1- Relembre as aulas de fonética do ensino médio (nossa eu sou do tempo do 2º grau, :lol: )
Pq fonética? Pq o que vc vai modelar nada mais é do que fonemas.
Fonemas:
http://www.micropic.com.br/noronha/grama_fon.htm
Aqui tem um vídeo de uma aluna pronunciado os fonemas, preste atenção nos movimentos da boca dela:
São essas as expressões que vc tem que modelar. Eu vou te dizer como conseguir um ótimo gabarito de expressões faciais> Vai até uma loja de 1,99 compre um espelho pequeno e deixe na mesa em frente ao monitor, assim sempre que vc tiver uma dúvida faça o fonema se olhe e modele. Essa é a melhor maneira ;)
Para sincar a fala com o áudio ai vc tem que colocar o áudio na time line do max, para que quando vc correr a time line possa ouvir o som e assim sincar os movimentos.
Para inserir áudio no max vc tem que acessar o painel do curver editor: