O Sactter trabalha com primitivas agrupadas?

Por: Rony Magno  

Em: 20/02/2008 02:02

Salve, galera TrêsD1. Meu problema é o seguinte: Com base no excelente tutorial daqui, eu tenho feito bons trabalhos de distribuição de objetos sobre superfície com o compound obeject Scatter. Todavia, me surgiu um empecilho. Até então, eu vinha só trabalhando com uma primitiva para superfície e uma para ser distribuída (ex: plane de superfície e cone para ser distribuído sobre o plane). Porém, todos sabemos que quase todos os objetos em modelagem 3D são feitos com a junção de várias primitivas. E é aí que o meu menu de compound objects começa a falhar. Eu pretendia distribuir várias cruzes com pontas em forma de setas sobre um chão reto. Coloquei um plane como chão, até aí tudo bem. Daí, montei uma cruz com dois planos cruzados e um cone achatado em cada ponta. Passei a cruz num Group pra virar um único objeto e fui pro menu compund. Só que, todos os botões estavanm desativados. Após vários testes, constatei isso: meu 3D Studio max 9 só habilita o compund objects quando tenho uma única primitiva selecionada. Se eu junto várias num grupo, ou linko várias, o menu fica desabilitado, tornando impossível o uso do scatter. Agora, no próprio tutorial, nosso amigo André fala que distribuiu flores sobre uma superfície e flores são feitas com mais de uma primitiva. Assim, o problema não é do 3DS e sim meu, que faltei em alguma aula importante. Alguma alma caridosa poderia me ajudar, dizendo como eu habilito o Compound Object para distribuir objetos feitos de várias primitivas?
Em tempo: Não sei se já há algo falando sobre isso aqui no site, pois há mais de 6 horas que o sistema de busca está fora do ar. Qualquer palavra que se procure, até as mais óbvias, como "mesh", "poly", ou "animação", retornam zero resultados.
Oi Rony, tudo bem? Posso estar enganado sobre isso, mas acho que objetos agrupados não funcionam com o scatter, não do jeito q vc quer. No caso específico da rosa elas são como uma única malha editados no mesmo objeto com Editable Poly, ou seja são um objeto só e não agrupados. Vc terá que atachar os objetos com o Poly e depois utilizar o Scatter.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Ai cara, o pessoal está fazendo a manutenção do sistema do site, por isso que o busca está fora do ar, acho que vai voltar logo. mas respondendo a sua pergunta, não dá para usar grupos no Scatter, tem que distribuir um objeto de cada vez e corre o risco de um ficar dentro do outro que já tinha distribuido. Se quiser ter trabalho, pode separar as faces do objeto em duas partes e ai usa cada parte para distribuir cada objeto. para distribuir com grupos de vários objetos aleatóriamente tem que usar o particle flow e tratar os objetos como partículas
Supermax, valeu pela ótima dica, mas eu fico devendo a alma é pro Silvarudo. A dica dele é extremamente simples e resolveu tudo. Obrigado mesmo pela força.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 590

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.