verficar nome nas parte do carro

Por: rogeriodilima  

Em: 26/02/2008 13:24

é o seguinte ..eu baxei um exemplo de como colocar transparencia e reflexo em objetos no delphi..para criação de apicações 3d ou jogos...dai o exemplo é com um carrinho...só que no codigo fonte do exemplo não tem nenhum tipo de mapeamento para definir em que lugar vai ficar transparente..e em que lugar vai ficar com reflexo. só tem isso..vou tentar explicar....ta tipo assim... aonde o material for 'GLASS' vai ficar transparente e aonde for 'CORP' vai ficar com reflexo...essa propriedade material é um componente..mas isso é parte de programação e não de 3d o carro é um modelo com extensão .3ds então gostaria que alguem baixase esse carro...e ve se tem alguma coisa no carro tipo se o vidro ta com o nome de 'GLASS'.. ou a lataria com o nome de 'CORP'....pe eu olhei mas não consegui axar..pq o carro ta agrupado... o link pra baixar o carro é esse aki http://www.zshare.net/download/81309365bb2925/
e ai rogeriodilima blz, eu dei uma olhada me parece que o carro todo esta com o nome "tire03" por estar agrupado e ser um modelo .3ds, mas da pra separar as partes que você quiser usando a ferramenta "elements" do Editable Mesh, eu fiz um teste e separei os vidros por exemplo, seleciona todos os vidros e aplica um "detach" e nomeia como você pretende, acho que no final ficará melhor se agrupar tudo novamente pois se nao der certo tem a opção de desagrupar.... Espero ter colaborado com algo pois também não sou profissional no 3D. Abraços.
ah valew ai por ter dado uma olhada....eu estava fazendo ums teste aqui e acho que tem alguma coisa haver mesmo com o nome das faces...tipo pra quando eu importar o modelo em um outro software,,,,o modelo vir com uma especie de mapeamento,,,cada parte com um 'nome'. Sera que tem como fazer isso...?
ah...da uma olhada ai no programa link http://www.zshare.net/download/8137208efc4431/ é só extrai no disco C, dai roda o programa que ta dentro da pasta 'exe' a abre o 'car.3ds' que ai dentro da pasta visualizador3d......vc vai ver que o vidro ta transparente e ai lataria com reflexo....mas como falei no codigo fonte do programa só esta dizendo pra deixar transparente aonde estiver como 'GLASS' reflexo aonde estiver como 'CORP' e esses nome 'glass e corp' ta no carro, de alguma forma mais está. ah vc pode girar,..rotaciona e dar zoom no carro tudo atraves do mouse...e se vc for por acaso abrir outro modelo eum formato 3ds....vai dar uma mensagem de erro...pq provalmente o objeto não vai esta nomeado como citado acima....mas mesmo assim vai abrir o modelo....só não vai ter os efeitos de transparencia e reflexo..
ah...ja descobri...é só colocar nome nos materiais....porem só funcionou como o reflexo...na transparencia num deu certo
bem bacana esse programa eim!!! vo faze uns testes nela amanha e te falo tambem. valew.
aeww...agora testei ele com um carro melhor....da uma olhada no resultado esses reflexo na pintura e em tempo real...vc pode rotacionar o carro pra qualquer lado que o reflexo não some...depois eu vou fazer um video e postar aqui lógico que ainda tem um bugs no programa
bem loco esse programa mesmo. como foi q vc conseguiu colocar a cor? tem como escolher qualquer cor? agora fiquei curioso. ahahahahahaha
é assim....bom pra começar...qualquer modelo que criar...vc vai ter que exportar em 3ds.....e como o formato 3ds é um formato antigo..vc só pode usar materiais simples....e texturas apenas no canal difuse...e as texturas que vc por a caso vier a usar tem que ficar na mesma pasta que o modelo.3ds senão na hora de vc abrir o modelo no programa ou vai dar erro por ele não encontrar as texturas,..ou vai ficar esquisito o modelo se vc colocar materiais complexos.. bom agora a parte de vc definir oque vai ficar transparente e oque vai ficar com reflexo não tem segredo é simples.....por exemplo se vc cria um cubo e quer que um lado dele fique transparente....é só vc criar um material qualquer por exemplo na cor azul...e colocar o nome dele de "Glass" dai vc exporta em 3ds e quando abrir no programa essa parte vai ficar na cor azul transparente...a mesma coisa com o reflexo....só que dai vc nomeia o material com o nome de ''Corp''... mas esses nomes e nessa versão ai...mais eu ja atualizei o programa....agora é assim os nomes dos materiais devem ser ''transparente" para transparencia e ''refletivel'' para material refletivel.. só que ainda tem bugs....quando vc vai abrir um modelo que não tem esses efeitos...ele da uma mensagem de erro..mas mostra o modelo mesmo assim, e tem outros bugsinhos ainda...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 486

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.