Como separar a cabeça do pescoço?

Por: goldc0der  

Em: 27/02/2008 13:22

Olá amigos: A minhe 1ª experiência correu logo mal. Fiz uma cabeça (esfera) e puxei os poligonos com extrude para fazer o pescoço. O problema é: Como faço para ter a cabeça como um objecto e o pescoço como outro objecto mas que estejam os 2 "agarrados"? Comecei assim (e se calhar logo mal): O problema é que, se quiser rodar o pescoço a malha fica toda torcida :( Um abraço
Então cara, é difícil explicar isso, porque não é assim. Vc não vai girar o pescoço na modelagem, se quer animar não é assim. Tem que modelar o copo todo com os braços e as pernas bem abertas. Depois disso tem que criar um esqueleto com Bones ou com Biped e fazer o envelopamento da malha nos Bones para poder movimentar. Ai quando movimentar um Bone, a parte da malha correspondente a este bone vai acompanhar. Tudo depende de um bom envelopamento e de ter modelado certo para deixar vértices onde precisa de deformações. Se vc for muito iniciante, é melhor estudar o básico do max primeiro, porque personagem é a parte mais difícil de todas.
Múcio
Obrigado pelo apoio mucio! Já agora, a modelagem do boneco é como estou a fazer certo? Ou seja, fica tudo num unico objecto é isso? Também, para criar 2 braços, ou 2 pernas, tenho de fazer uma a uma? Ou posso fazer 1 braço e copiar/colar e fazer um mirror? Um abraço e obrigado
e ai goldc0der blz, cara como o mucio disse, é melhor começar do básico, mas se quiser tentar modelar um corpo da uma olhada nos tutoriais aki do site ok? e pra fazer os braços como você pergunto tem uma ferramenta "simetria" que você faz um lado do objeto e ela faz o resto pra voce, tipo um mirror mas pra modelagem mesmo. espero ter ajudado, mas da um olhada nos tutoriais ae blz... Abraços.
wallygr: Muito obrigado pelo apoio. Apenas uma dúvida, o boneco modelado fica num único objecto certo? Abraço
Sim, se o boneco tem pele, é uma coisa só como na realidade. Se é um robô, ai é feito em partes, porque cada parte é independente. O modificador que faz a cópia espelhada da metade do modelo é o Symmetry
Múcio
Olá mucio e obrigado: A minha questão é, quando crio a personagem, ele fica como um unico objecto. Mas depois não tenho de o dividir "em partes" para poder mexer os braços com bones, assim como as pernas, o pescoço etc?
Não é assim que funciona cara, se não for um robô, então não pode separar as partes, porque vai ficar feio. a malha tem que ser uma só e para animar tem que envelopar com o skin, que é super trabalhoso e precisa de muito treino para ficar bom. Dá uma lida neste tut que explica o básico do skin: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14576
A pouco e pouco chego lá! ... e claro, graças a vocês :) Um abraço e obrigado!
Desculpe me meter mas eu aconselharia a não pular etapas no aprendisado... estude os tutos desse site, são muito bons, procure estudar nessa ordem: Modelagem (basica e depois ir modelando objetos mais complexos até chegar em personagens) Texturisação (Criar texturas, mapear objetos e aplicar as texturas) Iluminação e cameras (Ajustar a iluminção e posicionamento de cameras) Skin e rig (preparação dos personagens para facilitar a animação) Animação (de esferas e objetos simples e ir evoluindo até personagens, que são os mais dificeis) É so um conselho de quem já sofreu muito tentando começar pelo final. Vai fundo e estuda muito... Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 256

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.