Sombra no FumeFX

Por: quist  

Em: 01/03/2008 09:23

Olá pessoal, desculpem o incômodo, mas estou com uma dúvida nos meus estudos sobre o Fume... Faz uns 5 dias que estou mexendo nele, mas ainda não consegui fazer o efeito gerar uma sombra no chão. Já adicionei a luz nas propriedades, configurei conforme um tutorial, tentei Shadow Map e Ray Traced shadow, nenhuma funcionou. Obrigado desde já :D Abraços
Posso tah falando bobagem....mas ateh onde eu sei fogo nao gera sombra! A fumaça sim, mas o fogo nao!!! O Fume nao tem uma sombra propria como o Afterburn nao?
Su-render the world!
Olá Savino, obrigado pela resposta ^^ Bom, posso estar falando besteira tbm, mas como o fogo nao é totalmente transparente, gera sombra sim, já que parte da luz não passa por ele. Mas era justamente da fumaça mesmo que eu estava querendo, acabei não falando desse detalhe, desculpe x] O Fume gera fumaça sim, e das boas, mas não to conseguindo gerar a sombra dela em outros objetos. Ela reconhece a luz e fica mais clara quando recebe iluminação externa, mas nada de sombra até agora. abraços
Ah, descobri meu erro! Ou melhor, meus erros. Primeiramente, esqueci a coisa mais óbvia do mundo: habilitar o Cast Shadows nas configurações da sombra do Fume. Esqueci também de ativar o Atmosphere Shadows nos parâmetros da luz. E você está certo, Savino, o fogo não gera sombra (pelo menos não no Fume), apenas a fumaça. Abraços
Fogo gera sim cara! quem disse que não? Pelo que eu saiba quase tudo emite sombra. Ressaltando. Quase tudo. E o fogo se inclui-se nesse rol de coisas que emitem sombra. Vejam este exemplo que eu fiz de um meteoro. A equipe que desenvolveu o fume não iam dar essa bobeira se o fogo não emitisse sombra não é?
Aceitar críticas constroi!!!
Opa, Olá Evandro... Obrigado pela informação ^^ Vou pesquisar melhor então sobre isso. Se eu descobrir alguma coisa sobre o Fume, posto aqui. :D A propósito, muito bom seu meteoro! Os testes que estou fazendo são justamente com um também x] Abraços
O gente... fogo nao gera sombra pq ele fonte de luz... nao tem como! O exemplo do evandro tem sombra pq eh uma bola de fogo, onde a fumaça em si esta queimando ainda, ou seja, as particulas solidas da fumaça barram a luz, o fogo nao. Fogo, tecnicamente falando, eh ar quente e desde quando ar gera sombra!??!?! Melhor que uma foto do max pra provar isso, eh uma foto real: Como vcs pode notar, ateh o pavio tah com sombra... mas a chama nao, exatamente pelo motivo que expliquei, eh meramente ar quente. Evandro, no caso da sua foto existe uma confusao! Ha uma grande diferença entre fogo e incandescencia... no caso da sua foto a sombra eh gerada por conta das particulas que estao incandescendo e nao por conta do fogo. Tanto que a sombra do seu render tah amarela... e nao existe sombra amarela (pelo menos nao na terra). Mas claro, como eu disse, ateh onde eu sei e eu nao sei tudo!!! Abraços!
Su-render the world!
Também acho que fogo não gera sombra se a luz ambiente for mais ou menos. Só vai gerar sombra se a luz apontada para a chama for muito forte, ai vai projetar uma leve sombra da chama na parede
Rapaz olha que tem. Não é por este simples exemplo da vela que você poderá tirar suas conclusões. Até por que a intensidade da vela é baixíssima. Tire como exemplo uma combustão da queima de petróleo. A intensidade da queima do petróoleo chega a nívei altíssimos de densidade das chamas, bloqueando assim a passagem da luz. O fogo pode ser considerado um gás (supostamente) que ao ser aquecido emite luz! Como qualquer gás(supostamente) dependendo da intensidade vai fazer com que bloquei os raios de luz fazendo com que se gere a sombra, umas mais sutis outras mais densas. Alguns estudiosos dizem que o fogo nada mais é do que uma reação química, produto de uma reação exotérmica, isto é, energia pura na forma de plasma. Ja alguns dizem que é simplismente luz condensada. A sombra é feita pelos resíduos e gases liberados pela queima. E isso depende também do brilho da fonte de luz. E independente de cor, é sombra. É o mesmo que dizer que a luz que passa por um vidro colorido não gera sombra. Isso também é sombra independete da cor. O mesmo acontece com o fogo. Dependendo da densidade vai sim se gerar uma sombra mais clara ou mais escura e as vezes nehuma mesmo. Esta questão de sombra de combustão é um assunto muito complexo, mas com certeza se você fizer algumas pesquisas vai ver que isto é cientificamente comprovado. Não estou dizendo nada EMPÍRICO, só relatando fatos científicos e não um assunto do senso comum (conhecimento vulgar, não no sentido pejorativo), que é o tipo de ciência do dia-adia e de experiências sem fundamentos por falta de provas, generalizações e de uma sistematização mais complexa. Abraço
Aceitar críticas constroi!!!
Fogo gera sombra sim... inclusive se você notar na foto que postou Savino, vai perceber uma sombra bem fraca gerada pelo fogo.. ele é fonte de luz sim, porém é fluido e uma fonte de luz muito mais fraca que o sol, sendo assim ele barra a luz do sol.. mesmo que de maneira bem fraca e difusa. No próprio exemplo q vc mostrou o fogo tem sombra, então nem precisa duvidar mais dissso. :D Mas adicionando outras infos, você ja presenciou uma queimada??? Quando o fogo chega a tomar altura de 10 metros ou mais, ele barra completamente a luz do sol, e num to falando de fumaça não, to falando de fogo mesmo... barra tanto a luz que tudo perto dele só é iluminado por ele mesmo, se não barrasse nem ia dar pra notar, por que a luz do sol é muito mais forte.. rs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 400

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.