Grânulos no reflexo do material DSG. Como retirá-los???

Por: Danilo Carlos  

Em: 04/03/2008 10:49

Olá a todos!!!! Estava fazendo alguns testes com o Mental Ray e acabei esbarrando em uma coisa que eu não gostei dele. No caso foi o reflexo no material DSG. Mexendo no "Shiny" do material, ele muda o reflexo. Valores altos dão uma boa definição no reflexo. Valores baixo desfocam o reflexo. No caso, qndo ele desfoca o reflexo, começa-se a perceber uns grânulos no reflexo., que eu gostaria de retirar. Sei que isso pode siginificar um tempo de render maior, mas tenho um processador que dá conta do recado, fora que estou procurando mais qualidade nas minhas cenas, ao invés do desempenho de render. Essa seria minha necessidade atual. O Jitter está desligado. E eu tbm tentei mexer nos filtros do renderizador, mas não vi eles mudarem em nada os grânulos. Mando um "screen" de meu render. Valew!!! Aguardo respostas dos feras que vão saber responder!!!!
Cara, estou correndo, com pressa, então não posso ler tudo que você escreveu, mas só pra dar uma resposta rápida: Procure pelas samples do reflexo no teu material... Espero que seja isso que você estava procurando abraço!
Uau!!! Resposta qse em tempo real! Demorou mais para escrever a mensagem do que esperar a resposta!!!! Vou procurar aki essa opção!!!! Vlw!!!!! Logo tô escrevendo dnovo para avisar se resolveu!!!! Brigado! t+
hehhe adoro quando isso acontece nos meus tópicos também! Na verdade, eu estou sem o max aqui, fica difícil ajudar, mas dá uma olhada aí e diga se resolveu :)
Opaaaa!!!! Consegui resolver meu problema. No caso, foi aumentar o Samples per Pixel. A imagem acima teve min de 1/4 e max de 4. Na configuração nova, usei min de 4 e max de 64 e ficou mto bom. Mas no caso, ñ encontrei nada que fosse específico para samples do reflexo do material. O DSG é mto simples, dá poucoas opção, e pelo menos "dentro" do DSG não encontrei nenhuma opção do tipo. Mas se houver uma opção dessa, gostaria de saber qual é. Para otimizar o tempo de render. Na configuração antiga de samples, o render demorou 19 segundos, na nova configuração, demorou 51 segundos. Se houver uma opção específica para isso meu pc vai calcular os samples apenas para aquele reflexo, e não para toda a cena, certo? Para cenas mais robustas o tempo de render irá importar! Meu maior problema já está resolvido. Mas eu gostaria de aprender mais sobre o mental ray. Se houver essa opção, dêem um toque, tá? Mto obrigado!!! Aguardo respostas!
Ai Danilo, tudo bem? É por isso que vale mais a pena você compor o material com shaders como o Metal (lume) para fazer reflexo borrado ou então usar o Arch&Design, que além de fácil é super rápido. O DGS é muito bom, é fisicamente correto, mas é muito pesado, é um dos materiais mais pesados do Mental Ray. Sem reflexo borrado ele vai bem, mas com reflexo borrado ou refração borrada o tempo de render sobe muito, porque precisa aumentar os samples de AA como vc fez. Se usar o shader Metal, ele tem os samples individual, ai só neste objeto que aumenta o AA e não na cena toda. Igual o André mostra no curso de mental ray aqui do site, vc tem ele, se não tem eu recomendo. O Arch&Design também tem os samples individual para reflexo e refração borrada. Faz um teste ai, coloca um flatmirror no plane e renderiza pra vc ver, fica granulado também, porque o flatmirror é convertido no shader Mib-Glossy Reflection na hora do render e funciona igual o DGS, precisa de bastante samples de AA.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 579

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.