Mentalray

Por: erculesc  

Em: 05/03/2008 21:26

Ola, gostaria de saber as vantagens e desvantagens deste render (mentalray), vcs podem me ajudar?
Olá erculesc.... antes de mais nada, gostaria que ninguém citasse outro renderizador neste tópico, porque estamos cansados de saber onde isso vai parar, não é? Não é nada bom para a 3d1 ou para os usuários que tópicos sejam apagados. Portanto as MENSAGENS que fizerem alusão a outros renderizadores DIRETA ou INDIRETAMENTE serão apagadas pela moderação!! Amigo ercules, seria mais fácil pedir que apontassem uma desvantagem do Mental Ray :) É um render muito robusto e flexível, Pois além de possuir seus recursos-padrões, ainda é compatível com diversos shaders escritos especialmente para ele por terceiros. Possui o material arch&design, muito flexível e extremamente fácil de configurar. Já vem com o max, ou seja, comprando a licensa do Max pode-se usar o MR. Utiliza um sólido, leve e fisicamente correto sistema de iluminação global (o famoso GI). Possui controle de exposição fotográfica, o que nos dá um maior domíunio sobre a iluminação, ajustando-a em tempo real...(versão 3.6) Ah, é muita coisa... Pra saber o que o render tem de bão, só utilizando-o mesmo! Se quiser compará-lo a outro renderizador, estude o segundo também e tire suas conclusões. Imagens estáticas boas você consegue com qualquer renderizador conhecido no mercado. Seja cartoon, fotorealista... o que for!! tenha sempre isso em mente! O artista é que sempre vai fazer a diferença!! abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
vo da uma opiniao tb na parada... eu uso mental ray...sempre usei ele...mas ja testei outros... mental ray é assim....se vc num conhece ele...vc tem chance de ter um render pior q o scanline default...hehhe...é verdade... pois até o scanline,se conhecendo se faz coisas muito boas...mas com um p..uuuta trampo em compensação... agora...depois q vc pega um pouquinho de manha....ele é bom pra tudo q é coisa...fica rapido...sabendo setar certinho pro q vc precisa... muitos renders sao ótimos....ja testei acho q todos possiveis... mas um é pesado...um num sei oq ...um num sei q la...e dai vejo q pelo menos pra mim...o mental ray quebra todos galhos possiveis por enquanto,,, mas volta a fala....pra alguns outros renders caem melhor... é questao de ver oq vc se adapta....é simples...é questao de gosto...levando em conta...q vc sabe q um ou outro sao bons... nao escolha um ruim...só pq parece legal e vc gostou de cara... o lance é saber os bons....os q sempre evoluem...e testar.... e sei q mesmo quando eu manjar muuuito dele...ainda vou estar usando pouco dele... e isso q me anima continuar estudando ele....pq sei do poder...e da ilimitação do mr.... mas é render pra se estudar bastante...isso pode ter certeza... se vc quer resultado rapido...sem se matar de estudar...pode procurar por outros...pq eu comecei a ver resultados legais do mr...depois de um bom tempo... maaas hoje existe o tutorial do andre aqui no site....e me abriu a cabeça com muita coisa q eu num sabia,atualmente...ou até sabia na pratica...mas nao entendia o motivo "daquilo" ser daquele jeito hehehe...e isso é muito bom pra pegar umas lógicas do render....e etc... pensando no futuro...e principamente se for pra video.... saiba q estudando bastante vc vai colhe bastante coisa boa com ele...sem precisar derepente mudar pra outro...isso pode ficar tranquilo ta meio confuso o post....mas simplificando....pra mim o mr é o render perfeito... prepara pra estudar...mas se estudar..prepara pra fazer uns renders bons... num vou citar nome pra nao criar polemica...mas procure evitar renders magicos...q demoram uma vida pra renderizar....pesadosss demais... mas saiba q testando eles...vc pode descobrir coisa boas...pra usar no mr... acho q o lance é esse.... e até mesmo...saber um pouquinho de outros renders....nunca faz mal tb sei la... abraço
Costumo dizer assim, Mental ray é foda... rsrs Não, falando sério agora. Eu passei os ultimos meses do ano passado estudando os outros renderizadores, peguei um de cada vez e destrinchei eles, confesso que só na parte mais técnica da coisa. E te digo, o mental faz tudo que os outros fazem juntos, sem plugin, sem add-on... só com o que tem por padrão, e de forma bastante inteligente, porém não muito intuitiva, mas isso não é regra, ele em geral é bem intuitivo também. Mas geralmente tudo é mais do que as vezes um profissional especializado em uma area precisa, lembre-se disso. Eu aconselho a você, se possível, pelomenos ler as especificações dos outros renders, eu uso o mental ray profissionalmente e nos meus projetos pessoais, só que adimito, sou apaixonado pelos outros renders também, e não vejo por que não citar nomes, Vray, Brazil e Final render são excelêntes renders, agora tem esses unbiased, que eu acho um barato também, acho demais, pena que demoram pacas.... cada um com um raciocínio diferente, e todos muito interessantes. Mas voltando a falar de mental ray, é verdade que ele é mais técnico do que os outros renders, no max ele ainda tem um workflow bastante intuitivo, é o mais intuitivo de todos os softs que usam ele, só que no max ele é o mais limitado também, pois a autodesk viaja muito na maionese. Mas mesmo assim é ilimitado em termos criativos, mas isso eu posso dizer até do MS paint meu amigo. :D ( E olha que sou um fanático por MR ) Abração!
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=32490 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=32502 Precisa mesmo de 3 topicos pra falar do mesmo assunto, que por sinal nao eh permitido dentro do forum??
Su-render the world!
Ola Savino, estou seguindo instruções para mudar a maneira da pergunta, assim não crio conflitos. Além do mais perguntas tecnicas não comparativas são permitidos aqui na 3d1, espero que vc contribua com seus conhecimentos para eu encontrar a resposta e também espero que ninguem leve para outro lado, aqui estou perguntando do MR e agradeço a colaboração dos camaradas q me deram as respostas que queria saber, sem que para isso cria-se problemas. Esta comunidade é respeitosa, opiniões divergentes são inatas do ser humano e o respeito a elas é um valor humano, então acredito q vc também não vai querer gerar polemica. Espero sua contribuição e agradeço a tirmey, Marco e Caio por sassiar minha cede de conhecimento.
"tirmey" disse: Olá erculesc.... antes de mais nada, gostaria que ninguém citasse outro renderizador neste tópico, porque estamos cansados de saber onde isso vai parar, não é? Não é nada bom para a 3d1 ou para os usuários que tópicos sejam apagados. Portanto as MENSAGENS que fizerem alusão a outros renderizadores DIRETA ou INDIRETAMENTE serão apagadas pela moderação!!
E por isso apagou o meu post?... eu não estava me referindo se outros renders são melhores ou piores q outros... nem cheguei a fazer comparações... Eu não falei nada q causasse polêmica no tópico... Podia ter me avisado antes de "decaptar" meu post... eu entenderia se vc enviasse a mim uma MP avisando q iria tirar meu post pelo motivo tal... e coisa assim... Fico triste em saber q tenho q "medir minuciosamente" o q vou escrever para não causar um "rebuliço" no fórum... Isso é liberdade de expressão meu brother... vc não pode censurar tal coisa por esses motivos aos quais mencionou acima... só pq é moderador do fórum, não ker dizer q vc tenha esse direito... ou tem?... pq se for assim, aposto q muitos leitores assim como eu ficarão com receio em escrever aki para não sofrererm algum tipo de restrição sem sentido... Não disse asneiras, nem palavrões ou mesmo nem ofendi ninguém... Agora, faça a sua parte e apague esse post tb... mas sinceramente, eu esperava mais do moderador desse fórum...
Estou completamente de acordo com vc Fly666, estou ficando com receio de perguntar e responder nestes foruns.
Então, viram só como indiretamente ja começou a confusão??? Os tópicos nem sempre são apagados pelo que o autor diz, e sim pelas brigas geradas por outros leitores, não é nada pessoal com você FLY666, e eu nem sei de qual tópico se trata. Mas não se engane cara, não é nada disso que você disse aí, não é assim que funciona. Bom, ja que a confusão ja começou, espero que não continue, pois seria mais um tópico trancado ou excluido... =/ A função do moderador não é fazer julgamentos sobre isso ou aquilo, é apagar todas as brigas e exigir que os leitores as resolvam por MP. Então qualquer duvida podem me mandar MP ou e-mail... mas aqui não, aqui não é permitido. Agradeço a compreensão, abraço.
então sem mais comparações, é só perguntar o mental ray faz isso? e não o mental ray é melhor do q "tal" pra fazer isto? blz se ficar fazendo comparações pode comfundir muito leitores!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 587

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.