Probleminha com AO

Por: Caio Santana  

Em: 09/03/2008 14:56

Gente, gostaria de saber como fazer AO + Opacidade... Pelo que eu entendo, o AO calcula de acordo com as faces do objeto... aí que tá a meleca... se eu quiser tirar a opacidade de uma parte do objeto? Tem algum método? Vejam a imagem no anexo, é um Plane com uma textura com opacity pra cortar as bordas, mas o AO faz a "sombra" das bordas invisíveis dele... eu não tinha encontrado nenhuma forma de deixá-lo com superficie transparente pelo material Mental Ray do plane, então fiz um Blend com, no primeiro slot, o AO, e, no segundo slot, um material Mental Ray com Transmat (physics), e deu certo... mas ainda fica a "sombra" da borda invisível... alguém teria a solução pra fechar o quebra cabeça? Agradeço desde já! Abraço!
Então, o AO é calculado de acordo com as distâncias das faces.. mesmo uma face transparente é uma face assim mesmo e o AO a considera geometria infelizmente... mas isso é regra até o max 9 com apenas o shader de Ao para ser aplicado a um mental ray material. Ja a partir do max 2008 o material arch&design tem um AO diferente que considera as características do material e dois materiais à volta, eu nunca testei, mas se considerar tudo mesmo provavelmente considera a opacidade também... basta habilitar o arch&design para fazer isso e ver pra crer. Sinceramente eu espero que faça sim, por que se não fizer então é um vacilo mesmo. Abraço.
Então Caio, eu já tinha visto o AO do Arch & Design... mas aí tem mais um problema... ele nunca funcionou :00: já fiz inúmeras comparações, vários testes em várias cenas, e o resultado dos renders é 100% igual ao render com o AO do material desativado... acho muito estranho, porque até mesmo as templates que vêm com AO ativado por padrão não fazem diferença... será que tem algum parâmetro que eu tenha que ativar? Ai mas que sacanagem... vou ter que tirar os panos da cena pelo jeito =\ pense a quantidade de polys sem noção pra fazer aquela bordinha em 3D? Abraço
Não precisa tirar não cara... tem várias maneiras de simular esse AO e juntar depois e mcomposição.. com duas arealights você pode simular esse AO só nessa parte e juntar depois com o AO geral da cena e compor de boa.. facin facin meu caro. Abraço.
É , mas o AO funciona sim. Se não está funcionando contigo então tem algo estranho mesmo. Vê se não está habilitada a opção de funcionar com o FG apenas... por que se sim funcionará apenas com FG ligado.
esse problema de nao funcionar o AO do archdesign pode estar relacionado a escala.............eu sempre uso e vou aumentando a distancia até aparecer...........depois é so ajuste fino mesmo....... abraço
Jean Ribas
Oi gente, como vão? O AO do Arch&Design (tá enchendo o saco digitar isso o tempo todo, será que apelidar de AeD ficaria bom?) funciona sim... fiz um teste e consegui hoje de manhã... acontece que antes ou eu colocava valor muito baixo (3cm por exemplo) ou um valor absurdamente alto (no impulso, cheguei a colocar mais de 5000cm)... mas colocando 400cm, consegui finalmente notá-lo! Mas eu ainda acho o AO tradicional mais flexível e melhor de se editar... é uma pena que seja tão limitado Vlw! ;)
Haha... falei rapaz. p/ tudo tem uma solução. Abraço.
Nossa... nada feito... vejam a foto no anexo... é a mesma cena, agora sem nenhuma pos no photoshop, ativei o AO do AeD em quase todos os materiais da cena, adivinha como que ficou o pano... isso sim é uma mancada, heim! Mas olhando pelo lado bom, pelo menos agora a gente sabe que não adianta usar o AO do arch & design e usar do método tradicional que é mais confortável :P abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 500

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.