Criando material metálico no Gradient Ramp com Mental Ray?

Por: Eduardo Horvath  

Em: 14/03/2008 16:23

Galera, Queria saber como criar um material metálico utilizando o shader Gradient Ramp, estou renderizando no MR. O meu objeto está em branco puro. Queria saber onde aplicar os materiais para chegar a um material metálico, algo cromado etc, e como fazer isso. O objeto está se dissolvendo como no tuto de particle flow, por isso não tenho como usar outro shader do mr e sim o gradient ramp. Alguém tem idéia? Não manjo de raytrace e esses lances, quando apliquei algo nesses canais eu perdi a opacidade de dissolução do gradient ramp. :00:
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Ah sim, é possível aplicar HDRI no gradient ramp? Se sim, em qual canal?
Ai eduardo, vc tem que trabalhar com máscaras no reflexo para dar certo, porque se colocar reflexo num objeto transparente ele vira vidro!!! No canal reflection vc tem que colocar o mapa mask, ai vc coloca no primeiro slot o raytrace para fazer o metal e no segundo slot vc coloca o gradient ramp para fazer a máscara. Onde for preto no gradient ramp vai ficar transparente, onde for cinza vai ter um pouco de reflexo e onde for branco vai ter bastante reflexo. Para este material ficar bom vai ter que fazer uma composição grande, vai ter que trabalhar com máscaras no glossiness e no specular também, porque o brilho vai mostrar as partes transparentes conforme o ângulo de visão.
Múcio
Falai brother!! Tem mais uma coisa pra aplicar essa textura tem que colocar no particle view no inicio do evento o material static e dai aplicar o material nele.
Galera, Valew pelas dicas. Mas acho que não peguei muito bem. Segue print das minhas setagens para ver o que deu errado. Eu apliquei como falou a mask antes de aplicar o raytrace e o gradient ramp, no canal reflection.. mas nada mudou... cheguei a baixar um material http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942&&start=45&sid=b17e8090911b4b5bc45f65d013397b29 Raytrace simulando material cromado, mas apliquei e nada, inclusive testei esse material sozinho em uma esfera e nada também. =P Não entendi também a parte do particle view, aplicar o material static, fiz isso, e ele pede uvw, não consegui aplicar o uvw no particle flow... não saquei bem essa parte. Quanto ao canal Glossines, o que devo aplicar nele? E quanto ao canal Specular, existem dois, Color e Level, qual deles e o que aplicar neles? Desculpe a ignorância mas composição de material eu sou fraquíssimo. Se puder me ajudarem a continuar seria muito grato. Valew mesmo.
Então cara, aplicar materiais em partículas não é tão simples como em objetos comuns. Eu não testei fazer isso, mas com metal é mais difícil, tenta primeiro colocar duas cores diferentes. Se der certo, tenta colocar duas texturas diferentes, ai se der certo vai dar para colocar o metal. no material vc vai ter que marcar a opção face map, para ele mapear pela face, ai o gradient vai ficar em cada face e não vai mais fazer esse efeito ai. Mas será que não apareceu direito porque não tem nada para refletir, vc disse que nem numa esfera o material ficou bom, então o problema é na cena e não no material. Mas tenta dar uma lida neste tut que mostra como fazer material para partículas: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244
Na verdade supermax, não estou muito preocupado com o material na partícula, pode até ser um cinzinha que tá valendo, como será animado, então dá para dar uma enganada, agora, não consegui foi aplicar o raytrace no gradient ramp e ter algum resultado. Apliquei como os amigos falaram acima e nada aconteceu, não sei configurar o raytrace, nem faço idéia, porque como uso mr, sempre pego material arch+design para fazer metal, agora me ferrei por ter fugido dessa aula de raytrace rsss... Apliquei o material Raytrace, aí eu digo, e agora??? Aplico o que aonde? Configuro o Raytrace como? A última imagem mostra o Raytracer parameters, dali para frente não sei o que fazer. Valew
Apliquei o material Chrome nas partículas, utilizando o Arch+Design. Achei que as partículas estão meio pixeladas, estou usando DOTS. Ficou meio estranho não acham? De resto ainda estou com dúvidas de como configurar o material RayTrace, procurei até dicas aqui no fórum, e tem mas não consegui aplicá-las no meu raytrace do gradient ramp, parece que ficou diferente algo, não sei dizer o que, mas quando citam alguma propriedade eu não acho no meu raytrace.. =P Vai entender....
Dots com Chrome
Olha, mais uma tentativa. Agora o Raytrace está no mask, no canal MAP e o Gradiente Ramp está no canal MASK. Bom, a config do Raytrace é a seguinte, como vê na imagem, apliquei hdr no enviroment dele, apliquei fallof no canal reflectivity/opacity dei um cinza claro na cor preta.. Enfim... nada. continua um material branco puro, até troquei a iluminação para ver se não era isso. Alguém sabe dizer? rsss Tá embaçado... :?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 551

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.