Criando material metálico no Gradient Ramp com Mental Ray?

Por: Eduardo Horvath  

Em: 14/03/2008 16:23

Não tem o que configurar no mapa raytrace, no máximo vai aplicar o HDRI no environment. também tem que usar algum objeto nas partículas para receber material, com ticks e dots eu acho que não pega mesmo. coloca uma esfera para ver. e para aplicar o material tem que colocar o operador material static, ai arrasta o material para o slot que tem no início dele
Aplicar o material Static eu já apliquei, mas como eu faço para inserir um objeto nas partículas? Eu já fucei aqui e não encontrei onde faço isso. Ah sim, desisti do Raytrace no Gradient Ramp, agora estou caçando um bom material cromado de mental ray para aplicar na gambiware que eu fiz... Criei um outro objeto idêntico por cima e fiz a dissolução dele via Boolean, assim eu posso aplicar o material que eu quiser, porém o outro ainda fica por dentro controlando as posições das partículas. Dúvida: Eu peguei alguns materiais daqui http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942&&start=30 Nenhum deles fica como está na foto, é necessário habilitar algo? Se sim, o que é necessário? Afinal, eu testei testei e nada... fica tudo escuro, estranho... bem diferente do que está nos renders do link.
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Eduardo, sobre os materiais ficarem diferentes, isso é perfeitamente normal, pois a iluminação, setagem do render e a escala da cena influem muito no comportamento dos materiais. Dificilmente eu crio um material e o utilizo em mais de uma cena sem alterar parâmetro algum. Você precisa conhecer os parâmetros para editá-los até ficar com a aparência que deseja...
Doe medula óssea! Doe vida!
Simplesmente eu aplico o material na cena do tresd1 e o material fica ótimo. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28399&postdays=0&postorder=asc&start=0 Quando aplico na minha cena, ele não aparece, nem que eu mexa em todas as configs dele, e inclusive, mexer nas config vai alterar e muito o material. Isso que não entendo, eu vou em propriedades do objeto e comparo o da tresd1 e o meu, cheguei a aplicar até hdri no enviroment como está na cena da tresd1, (até porque não curto aplicar hdri no enviroment porque depois fico sem poder colocar algo no fundo, não sei lidar muito bem com isso). De tal forma, quando aplico o mesmo material na minha cena, chega até a sumir o objeto na mesma. Estranho isso, nunca acerto esse lance de material, já estudei pacas isso, fucei vários tutos, mas esse lance de enviroment complica e muito, habilitar várias coisas também complica. Agora não sei onde estou errando mesmo. =P. Se aplico um Chrome normal do MR fica meio tosquinho... não fica aquele cromado bacana, se aplico hdri nele, nem aparece.
Uma esfera qualquer na cena do tresd1... em qualquer proporção, com o material cromado que eu quero. E a cena com as partículas com o material cromado e simplesmente fez sumir meu objeto.. . =P :?
nunca vai dar o mesmo efeito em partículas planas do jeito que dá em superfícies esférias!! Para colocar uma esfera vc tem que colocar o operador shape e escolher esfera na lista. O Dots é apenas para o display na viewport!!!! Para aplicar material tem que ser uma geometria. Se quer usar faces planas como geometria, coloca o operador shape facing no lugar do operador shape OBS: a cena da 3d1 tem glare aplicado, por isso que dá este efeito de brilho no cromado, sem o glare não vai dar o efeito.
Múcio
View port e render. Ambos com o mesmo material, proporções iguais, iluminação igual, a cena é a cena do tresd1, eu importei via merge todo o meu trampo de particle flow... Então a pergunta é, porque o objeto do tresd1 está perfeito com o material aplicado, e meu objeto fica esquisito? Falta segmentos nele? ou o que? Isso tá rachando a minha cabeça, porque não consigo encontrar explicação lógica...
MUCIO, Vou tentar esses lances que vc falou com as partículas. Agora mesmo usando a cena do tresd1 não entendo porque não consigo atingir o grau de realismo do objeto da tresd1, até inseri mais chanfros no meu objeto para ver se ele dá uma realçada, mas mesmo assim ainda ficam muitas áreas negras... o material está com hdri.
Uma vez eu tinha achado onde habilita o glare, mas sinceramente apagou isso da minha mente, poderia fazer a gentileza de dizer onde fica? Todos os tópicos em que escrevo eu guardo como referência, a fim de não fazer a mesma pergunta duas vezes... =P
O objeto da 3d1 é esférico e o seu não, só um objeto esférico vai ficar com aquele aspecto. coloca uma esfera do lado que vc vai ver. com este fundo preto nunca vai ficar bom, precisa de hdri no environment, porque até o objeto da 3d1 está feio, está todo preto. coloca um hdri no environment da cena para vc ver para colocar o glare vc entra no rendering>render scene>renderer>camera shaders>output shaders Ai ele aparece para colocar, tem um tutorial dele aqui na 3d1, é o primeiro no botão artigos ai no menu

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 585

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.