Não consigo usar os shaders que inseri no Max

Por: Ney FSANTOS  

Em: 19/03/2008 13:55

E ai galera do 3d1, :oops: e uma honra participar desse fórum ser um novo integrante dessa casa, :D espero aprender e compartilhar conhecimento aqui! e sou novato no em 3d. Tenho algumas dúvidas, tentei iserir o shader glare, blin, glass no Max 8 como mostra um dos tutoriais disponiveis aqui no site, e na hora de aplicar o material eles não estavam disponiveis se alguém poder me ajudar serei muito grato! Ney :D
Ai cara, seja bem vindo aqui. Se vc está no começo não é boa idéia ir atrás de shaders, porque é uma parte mais complicada. Dá para fazer tudo no mental ray sem precisar de shaders de terceiros, mas que eles ajudam muito, isso ajudam. Só que precisa saber compor materiais com eles e ai depende de uma boa prática com o material editor e com o mental ray. Se vc colocou os shaders nas pastas certas, o MI na pasta 3dsmax\mentalray\shaders_autoload\include E o DLL na pasta 3dsmax\mentalray\shaders_autoload\shaders Está certo e não deu mensagem de erro quando abriu o Max Então os shaders estão instalados, para poder usar tem que habilitar o mental ray como render, eles não vão aparecer no render padrão, porque são incompatíveis, só podem ser usados no mental ray. Vc habilita ele no menu Rendering>Render Scene>Assign Render>Production. Ai vai aparecer os shaders do mental ray em amarelo no material editor. Mas tem shaders que só aparecem no slot que são aceitos, tipo o glare, ele só aparece se clicar no slot output do grupo camera shaders na janela Render Scene>Renderer. O Blinn não precisa pra nada, vc pode usar o blinn do material standard mesmo.
Valeu! supermax. Vou seguir o seu conselho, 1 coisa de cada vez , valeu pela orientação e vou fazer o que você esta me falando para fazer Obrigado!!
Ola pessoal da 3d1...bom dia a todos!! :D Ney FSANTOS: Ola rapaz!! tudo bem? seja BEM VINDO A FAMILIA 3D1 espero que participe bastante com a gente e que goste muito ok??sobre a sua duvida acredito que o nosso amigo e colaborador "supermax" ja o explicou bem detalhado mesmo; creio que nao ha mais nenhuma duvida sua ne?? sei que a mensagem dele parece ser complicado pra quem esta no inicio ainda mas vc pode pegar por partes a mensagem de ajuda dele; como vc e iniciante ja fazendo um por um o que ele lhe disse que tenho certeza que vai sair tudo certinho ok?? ;) Bem meu amigo...e isso ai!! gostaria de dar-lhe as Boas vindas a família 3d1;espero que participe bastante com a gente e que goste muito ok?? :D qualquer duvida que venha a ter e so escrever pro pessoal daqui que tem muita gente bacana e que sabe muito; conforme vc se familiarizar mais com o site comprovara isso o que lhe falei.Um grande abraco pra vc e FELIZ PASCOA A TODOS!!! xau... ;) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Ai Ney, qual versão do Max vc usa? Se for o Max 9 cara, pega pra estudar o material Arch&Design, ele é ótimo e facilita para criar materiais reais. Tipo assim, se vc diminui o brilho do material, o reflexo borrra automaticamente, porque todo material com reflexo mais fraco faz reflexão borrada. No material standard vc pode colocar bastante brilho ou pouco brilho que não muda nada no reflexo, porque vc controla por um canal separado que não tem link com o brilho, tá ligado? Por isso que é bom usar o Arch&Design, ele é fácil, ajuda a criar materiais realistas e ainda é rápido no render. Mas só vem a partir do max 9. Se quiser o PDF com o manual dele, procura nas notícias da 3D1 que postaram faz pouco tempo na capa do site
Múcio
Tudo jóiaDanilo, muito obrigado pelas boas vindas,participarei bastante pois ahei o forum muito bacana e com pessoas bacanas e acredito em tudo que você esta me falando sobre as pessoas desse forúm, valeu pela atenção! e feliz pascoa
Mucio, Uso a versão 8 do Max, max estou pensando em migrar para a versão 9 você acha que vale a pena?
Valeu! supermax deu certo, consegui habilitar os shaders mas alguns ficaram apagados, isso tem algum problema?
Ai Ney, o Max 8 é muito bom, eu gostava muito dele, mas já está antigo. Tem vezes que não vale a pena mudar, como mudar do max 9 para o max 2008, é a pior viagem, porque não tem nada de especial no Max 2008 que faça valer a pena migrar e ainda tem bugs que não tem no max 9. Mas do Max 8 para o Max 9 vale muito a pena, porque tem várias coisas que fazem valer a pena. No Max 9 tem o material Arch&Design, que vai te ajudar muito na criação de materiais realistas, tem as luzes MR Sun e MR Sky no sistema Daylight que vai facilitar demais a iluminação de cenas externas, com 5 cliques de mouse a iluminação externa está pronta e fica sempre perfeita. E ainda tem um bom ganho no tempo de render, o Max 9 é mais otimizado do que o Max 8. Mas enquanto estiver no Max 8 sem o Arch&Design e precisar de uma força com os Shaders, posta ai que a gente ajuda. Vc disse na última mensagem que conseguiu instalar os Shaders e eles apareceram, mas disse que alguns ficaram apagados, é estranho, posta uma imagem ai pra gente ver
Múcio
Da uma olhada!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 474

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.