Não consigo usar os shaders que inseri no Max

Por: Ney FSANTOS  

Em: 19/03/2008 13:55

E ai galera do 3d1, :oops: e uma honra participar desse fórum ser um novo integrante dessa casa, :D espero aprender e compartilhar conhecimento aqui! e sou novato no em 3d. Tenho algumas dúvidas, tentei iserir o shader glare, blin, glass no Max 8 como mostra um dos tutoriais disponiveis aqui no site, e na hora de aplicar o material eles não estavam disponiveis se alguém poder me ajudar serei muito grato! Ney :D
Ai cara, seja bem vindo aqui. Se vc está no começo não é boa idéia ir atrás de shaders, porque é uma parte mais complicada. Dá para fazer tudo no mental ray sem precisar de shaders de terceiros, mas que eles ajudam muito, isso ajudam. Só que precisa saber compor materiais com eles e ai depende de uma boa prática com o material editor e com o mental ray. Se vc colocou os shaders nas pastas certas, o MI na pasta 3dsmax\mentalray\shaders_autoload\include E o DLL na pasta 3dsmax\mentalray\shaders_autoload\shaders Está certo e não deu mensagem de erro quando abriu o Max Então os shaders estão instalados, para poder usar tem que habilitar o mental ray como render, eles não vão aparecer no render padrão, porque são incompatíveis, só podem ser usados no mental ray. Vc habilita ele no menu Rendering>Render Scene>Assign Render>Production. Ai vai aparecer os shaders do mental ray em amarelo no material editor. Mas tem shaders que só aparecem no slot que são aceitos, tipo o glare, ele só aparece se clicar no slot output do grupo camera shaders na janela Render Scene>Renderer. O Blinn não precisa pra nada, vc pode usar o blinn do material standard mesmo.
Valeu! supermax. Vou seguir o seu conselho, 1 coisa de cada vez , valeu pela orientação e vou fazer o que você esta me falando para fazer Obrigado!!